Plataforma Online CTeSP

Plataforma CTeSP
Desde 16 de janeiro de 2017, a apresentação dos pedidos de registo de criação de cursos TeSP é feita através da Plataforma online dos cursos TESP.
 
Os pedidos de registo de criação de cursos TeSP para entrada em funcionamento em 2018-2019, deverão ser efetuados, através da plataforma, até dia 31 de janeiro de 2018.
 
Na plataforma estão previstos 3 tipos de perfil de utilizador: 
 
Órgão Máximo
  • Responsável pela submissão dos cursos para a Direção-Geral.
    • Nas instituições de ensino superior públicas corresponde ao Reitor ou Presidente, ou Vice-Reitor ou Vice-Presidente com competências delegadas.
    • Nos estabelecimentos de ensino superior privado corresponde ao responsável máximo da entidade instituidora ou alguém da direção ou administração com competências delegadas.
Gestor
  • Responsável intermédio que valida os processos criados pelo Editor na plataforma e garante que estão em condições de ser submetidos pelo órgão máximo. Também pode ver os processos e respetivos estados de todos os Editores da instituição.
  • Os gestores podem consultar todos os processos criados, e validar os que são submetidos pelos editores.
Editor
  • Reponsável pela introdução da informação relativa aos processsos de CTeSP na plataforma.
  • Os editores podem consultar e editar os processos criados por si na plataforma.

NOTA: A cada e-mail só pode corresponder a um utilizador com um único perfil.

Para informação mais detalhada, consultar o Manual da Plataforma disponível aqui.

 

Solicitação de criação de novos utilizadores

Para submeter um pedido de criação de utilizadores na Plataforma, deve adotar-se o seguinte procedimento:
 
1) Ser enviado pelo órgão máximo da instituição, para o e-mail ctesp@dges.gov.pt o formulário em excel disponível em baixo, preenchido com a seguinte informação:
  • Tipo de perfil;

  • Nome completo;

  • Instituição/unidade orgânica;

  • E-mail institucional;

  • Função;

  • Telefone.

2) Aguardar pela receção de dois mails nos endereços indicados (um mail com a informação do login/nome de utilizador e password de acesso à Plataforma, e outro mail com a indicação de que o utilizador foi criado na Plataforma);

Depois destes passos, os novos utilizadores já podem aceder à Plataforma.

 

Solicitação de alteração de utilizadores já existentes

Na eventualidade de alteração de utilizadores já existentes, deve adotar-se o seguinte procedimento:
 
    1. Na eventualidade de ambos os utilizadores terem o mesmo endereço eletrónico:

1.1.      Solicitar à DGES a criação de um novo utilizador, indicando expressamente que aquele novo utilizador irá substituir um determinado utilizador já existente que tenha o mesmo endereço de mail (tal causa a inativação do anterior utilizador);

1.2.      Aguardar pela receção de dois mails nos endereços indicados (um mail com a informação do login/nome de utilizador e password de acesso à Plataforma, e outro mail com a indicação de que o utilizador foi criado na Plataforma);

1.3.      Após a receção desses mails, o novo utilizador já poderá aceder à Plataforma usando as novas credenciais remetidas no mail.

 

    2. Na eventualidade de substituição de utilizador, mas que não têm o mesmo endereço eletrónico:

2.1.      Solicitar à DGES a criação de um novo utilizador, indicando expressamente que aquele novo utilizador irá substituir um determinado utilizador já existente, solicitando expressamente a inativação do anterior utilizador;

2.2.      Aguardar pela receção de dois mails nos endereços indicados (um mail com a informação do login/nome de utilizador e password de acesso à Plataforma, e outro mail com a indicação de que o utilizador foi criado na Plataforma);

2.3.      Após a receção desses mails, o novo utilizador já poderá aceder à Plataforma usando as novas credenciais remetidas no mail.

Depois destes passos, os novos utilizadores já podem aceder à Plataforma.

 

Subtituição de Editor num processo já existente

Na eventualidade de ser necessário substituir um Editor num processo já existente, deve adotar-se o seguinte procedimento:

1)      Solicitar à DGES a criação de um novo utilizador, indicando expressamente que aquele novo utilizador irá substituir o antigo Editor num determinado processo;

2)      Aguardar pela atribuição de login/nome de utilizador, gerado pelos serviços de informática da DGES, e posteriormente enviado por mail para o endereço indicado no pedido de criação de utilizador;

3)      Após a receção do mail, o Gestor ou o Órgão máximo deve editar os dados do utilizador Editor a substituir, em , colocando os dados do novo utilizador, incluindo o login/nome de utilizador indicado no mail recebido.

Depois destes passos, o novo utilizador Editor já pode visualizar e editar o processo que foi previamente criado pelo Editor substituído.

 

Inativação de utilizador já existente

Na eventualidade de ser necessário inativar um utilizador já existente na plataforma, deve adotar-se o seguinte procedimento:

1)      Solicitar à DGES a inativação de um determinado utilizador já existente, solicitando expressamente a inativação do anterior utilizador;

2)      Aguardar confirmação de inativação desse utilizador.

 

NotaTodos os pedidos de criação, alteração, substituição ou inativação de utilizadores devem ser remetidos pelo órgão máximo da instituição, ou qualquer outra pessoa que por delegação de competências do mesmo.

 

Documentos

Pedido de Utilizadores para a Plataforma CTeSP

Manual da Plataforma dos CTeSP

Manual explicativo dos conteúdos e procedimentos disponíveis na Plataforma dos CTeSP.