Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Beja R. Afonso III, 1 20 50
Descrição geral Planear e coordenar a implementação e promover a melhoria contínua dos sistemas de gestão da qualidade e segurança, em conformidade com os referenciais normativos e a legislação aplicável, contribuindo para a eficiência e competitividade das organizações.
Atividades principais
Apoiar a gestão de topo no controlo dos aspetos que respeitam à qualidade e à segurança na organização
Participar, em conjunto com a gestão de topo, na definição da política e dos objetivos da qualidade e segurança e na identificação dos processos e dos recursos necessários à implementação do sistema de gestão tendo em conta a política e os objetivos definidos
Articular, com a gestão de topo e com as restantes áreas funcionais, a estratégia de gestão da qualidade e segurança para que os objetivos possam convergir no desenvolvimento da estratégia global da organização
Controlar a documentação, os registos e a análise dos dados do sistema de gestão da qualidade e segurança
Controlar os dispositivos de monitorização e de medição
Dinamizar a comunicação interna e externa nos aspetos relevantes do sistema de gestão da qualidade e segurança
Participar no tratamento de não conformidades e desenvolver programas de ações corretivas e preventivas
Desenvolver e implementar programas de melhoria contínua
Identificar as competências necessárias para o recrutamento e seleção de colaboradores para o desempenho de funções que afetem a qualidade do produto e ou do serviço
Elaborar e coordenar o programa de auditorias duma organização, contribuindo para a determinação da eficácia do seu sistema de gestão
Realizar as auditorias ao sistema de gestão da qualidade e da segurança, de acordo com os referenciais NP EN ISO 9001, NP EN ISO 45001 e a legislação aplicável
Acompanhar as entidades certificadoras e ou as auditorias externas no processo de certificação
Colaborar na análise e na avaliação da satisfação do cliente através das técnicas de gestão da qualidade, de acordo com os referenciais normativos aplicáveis
Colaborar na revisão dos sistemas de gestão da qualidade e segurança
Conhecimentos
Conhecimentos especializados de gestão da segurança no trabalho, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 45001 e ferramentas de apoio à gestão da segurança no trabalho
Conhecimentos especializados da organização dos serviços de segurança e saúde do trabalho nas organizações
Conhecimentos especializados de legislação, normas e regulamentos de segurança e saúde no trabalho
Conhecimentos especializados de metodologias de avaliação, prevenção e controlo dos riscos laborais
Conhecimentos especializados de métodos de avaliação dos fatores psicossociais no trabalho
Conhecimentos especializados de agentes químicos, biológicos e físicos
Conhecimentos especializados de técnicas de informação, comunicação e formação
Conhecimentos especializados de avaliação e controlo de riscos profissionais
Conhecimentos fundamentais de ergonomia e de organização do trabalho
Conhecimentos fundamentais de organização e gestão da emergência
Conhecimentos especializados em segurança no trabalho
Conhecimentos fundamentais de probabilidades e estatística
Conhecimentos fundamentais de organização de empresas e técnicas de análise de projetos de investimento
Conhecimentos básicos de socorrismo
Conhecimentos especializados de procedimentos e técnicas de auditoria, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 19011
Conhecimentos especializados de gestão da qualidade, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 9001
Conhecimentos fundamentais sobre calibração, monitorização e medição
Conhecimentos especializados de informática aplicada
Conhecimentos especializados do sistema português da qualidade
Conhecimentos abrangentes de ferramentas da qualidade
Conhecimentos especializados de métodos estatísticos aplicados à qualidade
Conhecimentos abrangentes de gestão de processo
Conhecimentos especializados de integração de sistemas de gestão
Conhecimentos abrangentes de técnicas de melhoria da qualidade
Aptidões
Aplicar técnicas de identificação de perigos e avaliação de riscos profissionais
Aplicar técnicas de informação e comunicação adequadas ao contexto de intervenção
Conceber documentação técnica relacionada com as áreas de intervenção
Conceber e avaliar a eficácia das ações de formação e sensibilização em segurança no trabalho
Conceber e executar a organização da emergência
Conceber e executar a organização dos serviços de segurança e saúde do trabalho nas organizações
Conceber e executar planos de prevenção e controlo de riscos profissionais
Controlar a atuação de forma adequada incidentes ao nível da segurança no trabalho
Controlar a documentação e registos do sistema de gestão da segurança no trabalho
Controlar o cumprimento das normas de segurança no trabalho e de gestão da qualidade
Elaborar e aplicar listas de verificação de cumprimento de requisitos legais e normativos
Identificar causas de não conformidades da segurança no trabalho e definir as medidas corretivas adequadas
Pesquisar e aplicar legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes setores de intervenção
Planear e controlar as etapas de implementação e acompanhamento de sistemas de gestão de qualidade e segurança
Planear e utilizar técnicas de auditoria a sistemas de qualidade e segurança
Utilizar técnicas de determinação de agentes físicos, químicos e biológicos em meio laboral e avaliar a sua conformidade legal
Aplicar técnicas de avaliação e controlo de riscos ergonómicos
Aplicar técnicas de identificação de riscos psicossociais
Aplicar técnicas de primeiros socorros
Elaborar planos de contingência
Elaborar plano de calibração de instrumentos de medição
Gestão dos dispositivos de monitorização e medição
Identificar as melhores opções estratégicas aplicadas a diversos contextos e situações, na perspetiva da gestão da qualidade e segurança
Elaborar documentação técnica relacionada com as áreas específicas de intervenção
Conceber suportes documentais diversificados para disseminar informação, a todos os níveis da organização, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade e segurança
Definir e implementar indicadores de medição e monitorização
Planear e coordenar a implementação de sistemas integrados de gestão
Utilizar técnicas de controlo estatístico de processos
Controlar e manusear equipamentos de medição, de monitorização e de controlo
Definir parâmetros estatísticos e de fiabilidade aplicáveis aos contextos de intervenção da gestão da qualidade e segurança
Utilizar técnicas de desenvolvimento e de implementação de programas de melhoria associados à qualidade e à segurança
Atitudes
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos de nível superior, quando inserido em equipa
Demonstrar capacidade de agir com espírito de equipa e cooperação para responder às solicitações do serviço
Demonstrar capacidade de comunicação com diferentes interlocutores
Demonstrar capacidade de trabalho, orientação para objetivos e rigor, cumprimento de prazos, horários e procedimentos definidos
Demonstrar capacidade para se adaptar às evoluções técnicas e metodológicas e a diferentes contextos organizacionais
Demonstrar capacidade para solucionar situações ou problemas que são da sua responsabilidade e determinar quando são da responsabilidade de um nível hierárquico superior
Demonstrar disponibilidade para adotar as soluções adequadas para a resolução de conflitos
Demonstrar iniciativa, proatividade, assertividade e espírito crítico
Demonstrar responsabilidade no cumprimento da legislação, normas, regulamentos e procedimentos de boas práticas
Demonstrar responsabilidade no desempenho e capacidade de supervisão de terceiros e gestão de equipas, demonstrando capacidade de liderança e motivação

--
Tecnologias para a Gestão da Qualidade e Segurança (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)