Conhecimentos |
Conhecimentos especializados de gestão da segurança no trabalho, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 45001 e ferramentas de apoio à gestão da segurança no trabalho |
Conhecimentos especializados da organização dos serviços de segurança e saúde do trabalho nas organizações |
Conhecimentos especializados de legislação, normas e regulamentos de segurança e saúde no trabalho |
Conhecimentos especializados de metodologias de avaliação, prevenção e controlo dos riscos laborais |
Conhecimentos especializados de métodos de avaliação dos fatores psicossociais no trabalho |
Conhecimentos especializados de agentes químicos, biológicos e físicos |
Conhecimentos especializados de técnicas de informação, comunicação e formação |
Conhecimentos especializados de avaliação e controlo de riscos profissionais |
Conhecimentos fundamentais de ergonomia e de organização do trabalho |
Conhecimentos fundamentais de organização e gestão da emergência |
Conhecimentos especializados em segurança no trabalho |
Conhecimentos fundamentais de probabilidades e estatística |
Conhecimentos fundamentais de organização de empresas e técnicas de análise de projetos de investimento |
Conhecimentos básicos de socorrismo |
Conhecimentos especializados de procedimentos e técnicas de auditoria, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 19011 |
Conhecimentos especializados de gestão da qualidade, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 9001 |
Conhecimentos fundamentais sobre calibração, monitorização e medição |
Conhecimentos especializados de informática aplicada |
Conhecimentos especializados do sistema português da qualidade |
Conhecimentos abrangentes de ferramentas da qualidade |
Conhecimentos especializados de métodos estatísticos aplicados à qualidade |
Conhecimentos abrangentes de gestão de processo |
Conhecimentos especializados de integração de sistemas de gestão |
Conhecimentos abrangentes de técnicas de melhoria da qualidade |
Aptidões |
Aplicar técnicas de identificação de perigos e avaliação de riscos profissionais |
Aplicar técnicas de informação e comunicação adequadas ao contexto de intervenção |
Conceber documentação técnica relacionada com as áreas de intervenção |
Conceber e avaliar a eficácia das ações de formação e sensibilização em segurança no trabalho |
Conceber e executar a organização da emergência |
Conceber e executar a organização dos serviços de segurança e saúde do trabalho nas organizações |
Conceber e executar planos de prevenção e controlo de riscos profissionais |
Controlar a atuação de forma adequada incidentes ao nível da segurança no trabalho |
Controlar a documentação e registos do sistema de gestão da segurança no trabalho |
Controlar o cumprimento das normas de segurança no trabalho e de gestão da qualidade |
Elaborar e aplicar listas de verificação de cumprimento de requisitos legais e normativos |
Identificar causas de não conformidades da segurança no trabalho e definir as medidas corretivas adequadas |
Pesquisar e aplicar legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes setores de intervenção |
Planear e controlar as etapas de implementação e acompanhamento de sistemas de gestão de qualidade e segurança |
Planear e utilizar técnicas de auditoria a sistemas de qualidade e segurança |
Utilizar técnicas de determinação de agentes físicos, químicos e biológicos em meio laboral e avaliar a sua conformidade legal |
Aplicar técnicas de avaliação e controlo de riscos ergonómicos |
Aplicar técnicas de identificação de riscos psicossociais |
Aplicar técnicas de primeiros socorros |
Elaborar planos de contingência |
Elaborar plano de calibração de instrumentos de medição |
Gestão dos dispositivos de monitorização e medição |
Identificar as melhores opções estratégicas aplicadas a diversos contextos e situações, na perspetiva da gestão da qualidade e segurança |
Elaborar documentação técnica relacionada com as áreas específicas de intervenção |
Conceber suportes documentais diversificados para disseminar informação, a todos os níveis da organização, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade e segurança |
Definir e implementar indicadores de medição e monitorização |
Planear e coordenar a implementação de sistemas integrados de gestão |
Utilizar técnicas de controlo estatístico de processos |
Controlar e manusear equipamentos de medição, de monitorização e de controlo |
Definir parâmetros estatísticos e de fiabilidade aplicáveis aos contextos de intervenção da gestão da qualidade e segurança |
Utilizar técnicas de desenvolvimento e de implementação de programas de melhoria associados à qualidade e à segurança |
Atitudes |
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos de nível superior, quando inserido em equipa |
Demonstrar capacidade de agir com espírito de equipa e cooperação para responder às solicitações do serviço |
Demonstrar capacidade de comunicação com diferentes interlocutores |
Demonstrar capacidade de trabalho, orientação para objetivos e rigor, cumprimento de prazos, horários e procedimentos definidos |
Demonstrar capacidade para se adaptar às evoluções técnicas e metodológicas e a diferentes contextos organizacionais |
Demonstrar capacidade para solucionar situações ou problemas que são da sua responsabilidade e determinar quando são da responsabilidade de um nível hierárquico superior |
Demonstrar disponibilidade para adotar as soluções adequadas para a resolução de conflitos |
Demonstrar iniciativa, proatividade, assertividade e espírito crítico |
Demonstrar responsabilidade no cumprimento da legislação, normas, regulamentos e procedimentos de boas práticas |
Demonstrar responsabilidade no desempenho e capacidade de supervisão de terceiros e gestão de equipas, demonstrando capacidade de liderança e motivação |