15 maio 2025

CNIPES promoveu Bootcamp estratégico no Convento da Arrábida

CNIPES promoveu Bootcamp estratégico no Convento da Arrábida
De 11 a 13 de maio de 2025, o Convento da Arrábida acolheu o Bootcamp do CNIPES – Conselho Nacional para a Inovação na Pedagógica no Ensino no Superior, um encontro de trabalho imersivo que reuniu os membros do Conselho.
 
A equipa, liderada pela Presidente do CNIPES, Patrícia Rosado‑Pinto, e pelo Vice‑Presidente, Manuel João Costa, contou com o apoio e a dinamização dos formadores Roberto Henriques e Elsa Caetano, da Escola Doutoral da Universidade NOVA de Lisboa. A sessão foi ainda enriquecida pela presença do Diretor‑Geral do Ensino Superior, Professor Joaquim Mourato, que se juntou aos trabalhos como convidado especial.
 
 
O foco do encontro assentou no alinhamento das metas futuras e na consolidação de uma visão partilhada entre todos os membros do Conselho. Para tal, a tarde foi dedicada à discussão de prioridades e metodologias, durante a qual participaram também observadores externos – dois representantes do CNAPPES, os Professores José Fernando Oliveira (Universidade do Porto) e Rita Cadima (Politécnico de Leiria) – e dois estudantes indicados pelos elementos estudantis do CNIPES. Este diálogo plural assegurou perspetivas diversas e críticas construtivas que enriqueceram o debate.
Foi ainda elaborado um plano de ação, que incluiu a calendarização das iniciativas até junho de 2026, a definição de orçamentos e a formulação de estratégias de comunicação e divulgação, tanto internas como externas. Paralelamente, foram exploradas formas de articulação com entidades nacionais e internacionais, garantindo que o CNIPES se posicione de forma coesa e estratégica no ecossistema do ensino superior.
 
Este Bootcamp marca mais uma etapa na consolidação do CNIPES como espaço de reflexão colaborativa e de ação estratégica no reforço da qualidade pedagógica no ensino superior em Portugal.