Aconteceu no passado dia 7 e 8 de novembro na Culturgest em Lisboa, o 13º Congresso Nacional da Administração Pública organizado pelo Instituto Nacional de Administração, I. P. Teve como tema Democracia, Serviço Público e Conhecimento, assinalando conjugadamente duas celebrações, os 45 anos do INA e os 50 anos do 25 de abril de 1974, integrando o Programa das respetivas comemorações.
O Congresso contou também com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que proferiu a conferência inaugural.
Como moderador do Painel "Mobilizar o Conhecimento para a Administração Pública" e membro do Conselho Estratégico do INA, esteve o Senhor Diretor-Geral do Ensino Superior Professor Doutor Joaquim Mourato. Esta sessão em particular, teve como oradores a Professora Doutora Delfina Soares, Diretora da UNU-EGOV, United Nations University – Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, a Professora Doutora Maria do Carmo Gomes, ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e, Professor Doutor Tiago Santos Pereira, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra os quais, abordaram temas atuais e que incidiram em questões como:
- as competências digitais e como as desenvolver para dotar as instituições públicas de capacidade para progredir no processo de transformação digital em curso;
- a necessidade de compatibilizar os interesses individuais de formação por parte dos trabalhadores face aos interesses estratégicos organizacionais das Instituições Públicas e exemplos de modelos utilizados, ao nível internacional, para a profundar a ligação entre a ciência e a política.
Durante os dois dias, o congresso visou fomentar a reflexão e o debate sobre os desafios globais que se impõem ao quotidiano da Administração Pública.
Houve ainda espaço para o reconhecimento a ex dirigentes máximos do INA, assim como para a entrega do Prémio INA 2024 para a Melhor Investigação sobre Administração Pública.