Encontrará de seguida, respostas rápidas a algumas perguntas frequentes sobre a Informação NARIC.
Antes de nos contactar, verifique, por favor, se a sua questão já se encontra aqui esclarecida.
Encontrará de seguida, respostas rápidas a algumas perguntas frequentes sobre a Informação NARIC.
Antes de nos contactar, verifique, por favor, se a sua questão já se encontra aqui esclarecida.
A Informação NARIC atesta o nível de graus/diplomas de ensino superior estrangeiros no país de origem e, quando aplicável, as Instituições de Ensino Superior estrangeiras que os ministram/conferem enquanto Instituições reconhecidas.
Não. A Informação NARIC é meramente informativa e apenas atesta a formação que frequentou/concluiu, bem como a Instituição, enquanto oficialmente reconhecidas como sendo de “Ensino Superior” no país em causa.
A forma de prestação da Informação por parte do Centro ENIC/NARIC Portugal, mudou.
Esse procedimento anterior foi substituído por um repositório digital que gera, de forma automática, a Informação NARIC solicitada através de um novo formulário online, sempre disponível.
Obtém a confirmação que a Instituição que frequentou é acreditada como Instituição de Ensino Superior registada no país de origem e que o grau/diploma que obteve (ou que iria obter, no caso de não ter concluído) é um grau/diploma oficial de Ensino Superior nesse país.
A atual Informação NARIC é obtida automaticamente através do repositório digital, não tendo qualquer custo.
Primeiro, deverá preencher o “país onde estudou”. De seguida, escolhe a Instituição estrangeira que frequentou. Por fim, escolhe, se assim pretender, o grau/Diploma estrangeiro que obteve ou que iria obter, no caso de não ter concluído o curso.
Posteriormente, deverá carregar no botão "avançar” e, seguidamente, “obter pdf”, para fazer o download do ficheiro.
Não. O atual modelo e forma de disponibilização da informação confirma apenas o grau/diploma bem como a Instituição frequentada como sendo de ensino superior. Toda a restante informação pessoal é a que consta dos seus documentos originais.
A informação é confirmada em conjunto com os seus documentos originais. A Informação NARIC deverá ser sempre apresentada em conjunto com a sua documentação de origem.
Envie-nos uma mensagem através do Balcão Eletrónico a informar disso mesmo, anexando um documento (preferencialmente o Diploma) da Instituição para que possamos verificar.
Antes de nos contactar, solicitamos que tente preencher novamente o formulário, fechando a página e voltando a preencher todos os campos. Se o erro persistir, por favor envie-nos um print screen da mensagem de erro através do Balcão Eletrónico.
Não. Com o atual modelo de disponibilização da Informação NARIC, basta colocar os dados da Instituição que frequentou e do grau/diploma que obteve ou iria obter e a informação é gerada automaticamente no repositório.
Sempre que lhe for solicitado, deve apresentar a Informação NARIC em conjunto com os seus documentos originais.
Sim, pode gerar outra Informação NARIC.
Não. A Informação NARIC é meramente informativa e apenas atesta a formação que frequentou/concluiu bem como a Instituição, enquanto oficialmente reconhecidas como sendo de “Ensino Superior” no país em causa.
Se é detentor de um Grau/Diploma estrangeiro e pretende que este tenha validade legal em Portugal, deve passar por um processo de Reconhecimento. Mais informações aqui.
O acesso e ingresso nos ciclos de estudos de mestrado é efetuado através de concursos organizados por cada Instituição de Ensino Superior, pelo que deverá ser junto da instituição em causa que poderá ser obtida informação específica sobre o acesso e ingresso nestes ciclos de estudos, nomeadamente a exigência da formação anterior ser reconhecida ou se a Informação NARIC é suficiente.