A task force de ciências comportamentais aplicada ao contexto da pandemia de COVID-19 realizou um inquérito às instituições de ensino superior, públicas e privadas, no sentido de recolher informação sobre as medidas de apoio e acompanhamento aos estudantes promovidas pelas universidades e institutos politécnicos no contexto da atual crise sanitária.
O relatório, que segue em anexo, resulta da aplicação desse inquérito, e além de demonstrar o esforço e a dedicação levados a cabo pelas instituições de ensino superior no apoio à comunidade estudantil, em estreita articulação com as associações e federações de estudantes, conclui que:
1. a maioria das IES acionaram e reforçaram os seus gabinetes e/ou serviços de apoio psicológico, várias criaram um serviço de apoio psicológico e outras encaminharam casos para serviços externos de apoio psicológico de entidades ou instituições parceiras;
2. muitas IES desenvolveram estratégias de apoio e tutoria e serviços de apoio psicológico e/ou social, alargaram as épocas e prazos de exames e entregas de teses e relatórios e flexibilizaram as regras de pagamento de propinas e emolumentos;
3. grande parte das IES criou um programa de acompanhamento e integração e de mentoria dos estudantes do 1º ano, os quais envolveram o provedor do estudante, a direção pedagógica as associações de estudantes de cada instituição;
4. foram disponibilizados equipamentos informáticos e melhorados os serviços de suporte e rede, dando prioridade aos estudantes carenciados ou em situações de vulnerabilidade económica;
5. várias IES criaram iniciativas de promoção de comportamentos saudáveis e programas de sensibilização dos estudantes e de promoção do voluntariado.
Estas e outras ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior, são a resposta à solicitação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no âmbito dos “programas de mitigação e compensação dos efeitos da COVID- 19”, para que implementassem um conjunto de medidas de acompanhamento e apoio aos estudantes no sentido de prevenir situações com impacto psicológico, económico e social, que derivem em casos de insucesso ou abandono escolar.
A pandemia de COVID-19 criou a necessidade de reforçar a atenção dedicada à comunidade académica no sentido de mitigar e compensar eventuais efeitos da crise nos estudantes de ensino superior, especialmente nas situações em que existem dificuldades de ordem social, pedagógica e de saúde pré-existentes.
A task force foi constituída pelo Despacho n.º 3027/2021, publicado em Diário da República, 2.ª série, de 19 de março, com o objetivo de recolher informação para apoiar a formulação de políticas públicas e de estratégias que visem uma mudança de comportamentos individuais e coletivos para fazer face à atual e a futuras pandemias.
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