O SIMGES – Sistema Integrado e Modular de Gestão do Ensino Superior é um sistema de informação modelar para as áreas de negócio DGES, que interopera com a A3ES, a DGEEC e as Instituições de Ensino Superior.
Os módulos atualmente em produção referem-se à gestão da rede de ensino superior (informação sobre as instituições de ensino superior e cursos registados) e aos processos de registo de cursos, que estão a ser disponibilizados faseadamente.
Estão disponíveis:
- Pedidos de registo de criação de CTeSP
- Pedidos de registo de alteração de CTeSP
- Registo de NCE (processo iniciado mediante comunicação automatica da acreditação pela A3ES)
- Registo de alterações (ainda numa base voluntária, dado que foi prorrogado até 1 de novembro o prazo previsto na Portaria n.º 105/2024/1, de 14 de março). Nota: o processo de registo das alterações que decorram dos ACEF 22, e subsequentes, submetidos no novo SI A3ES, já será automaticamente iniciado no SIMGES mediante comunicação automática da acreditação da A3ES.
- Cessar ciclo de estudos.
Será disponibilizado o módulo de registo de diplomas quando for obrigatório todos os registos serem feitos através do SIMGES.