SIMGES - Sistema Integrado e Modular de Gestão do Ensino Superior

O SIMGES – Sistema Integrado e Modular de Gestão do Ensino Superior é um sistema de informação modelar para as áreas de negócio DGES, que interopera com a A3ES, a DGEEC e as Instituições de Ensino Superior.

 

Os módulos atualmente em produção referem-se à gestão da rede de ensino superior (informação sobre as instituições de ensino superior e cursos registados) e aos processos de registo de cursos, que estão a ser disponibilizados faseadamente.

 

Estão disponíveis:

  • Pedidos de registo de criação de CTeSP
  • Pedidos de registo de alteração de CTeSP
  • Registo de NCE (processo iniciado mediante comunicação automatica da acreditação pela A3ES)
  • Registo de alterações (ainda numa base voluntária, dado que foi prorrogado até 1 de novembro o prazo previsto na Portaria n.º 105/2024/1, de 14 de março). Nota: o processo de registo das alterações que decorram dos ACEF 22, e subsequentes, submetidos no novo SI A3ES, já será automaticamente iniciado no SIMGES mediante comunicação automática da acreditação da A3ES.
  • Cessar ciclo de estudos.

 

Será disponibilizado o módulo de registo de diplomas quando for obrigatório todos os registos serem feitos através do SIMGES.

 

 

Apoio técnico

  • Endereço de mail: apoio.simges@dges.gov.pt 
     
  • Sessão online de apoio técnico: Terça-Feira e Sexta-Feira das 14:30 às 16:00. Sala Zoom, devendo ser solicitado o link de acesso através de email para: apoio.simges@dges.gov.pt.