Cerca de 6000 novos estudantes já sabem que vão receber bolsa de estudo
Pela primeira vez, atribuição de bolsa é feita no momento de colocação dos estudantes
5862 estudantes colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior já têm bolsa de estudo atribuída e foram já informados que vão receber este apoio durante o ano letivo de 2023/2024.
Este ano, pela primeira vez, foram antecipadas as decisões dos requerimentos de bolsas de estudo para a fase de colocação dos candidatos ao ensino superior. Esta medida antecipa, de forma muito relevante, a atribuição e o pagamento de bolsas de estudo.
A atribuição de bolsa de estudo requerida por estudantes beneficiários de abono de família até ao 3.º escalão foi já decidida e notificada a 5862 estudantes e será paga no mês de setembro.
Seguem-se nos próximos dias as decisões relativamente aos candidatos à atribuição de bolsas + Superior, que visam apoiar a fixação de estudantes em instituições localizadas no Interior.
A agilização na atribuição de apoios acompanha o reforço, para este ano letivo, dos apoios sociais atribuídos aos estudantes do ensino superior. As medidas recentemente aprovadas pelo MCTES visam alargar o universo de beneficiários e o apoio ao alojamento, destacando-se o alargamento do limiar de elegibilidade, a majoração do limiar para trabalhadores-estudantes, o aumento do valor máximo da bolsa de estudo e o aumento dos complementos de alojamento face ao ano letivo anterior.
No que diz respeito ao complemento de alojamento, pago aos estudantes bolseiros que não consigam lugar nas residências , o aumento face ao valor de há um ano é de, pelo menos, 17%, sendo superior ao aumento do preço médio de alojamento privado para estudantes observado no mesmo período.
O Governo continuará a acompanhar a evolução da situação de alojamento para estudantes do ensino superior, estando disponível para reforçar os apoios, por forma a mitigar as dificuldades dos estudantes e das famílias no acesso a alojamento acessível.