O MECI pretende incentivar as universidades e politécnicos a explorarem a ligação entre três grandes programas em curso e que envolvem a quase totalidade das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas: o da Modernização e Inovação Pedagógica no Ensino Superior (Criação de centros de excelência de inovação pedagógica e Programa de promoção de sucesso e redução de abandono escolar no Ensino Superior) e o Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior. A coordenação destes três programas, que envolvem um investimento PPR (Impulso Mais Digital) e do Orçamento do Estado de 52 milhões de euros, visa assegurar que estes programas têm um impacto significativo no bem-estar dos estudantes, incentivando sinergias entre os vários projetos.
No âmbito do programa de criação de centros de excelência de inovação pedagógica, foi apresentado o Conselho Nacional de Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), que terá por missão promover a inovação e a formação pedagógicas como dimensões essenciais do espaço de educação superior, para melhorar a qualidade do ensino e de contribuir para o sucesso e o bem-estar das comunidades académicas em Portugal.
Este novo órgão poderá ainda pronunciar-se sobre a articulação entre os Centros de Excelência de Inovação Pedagógica nacionais, participar no diálogo entre os agentes e os atores da educação superior para uma reflexão e atuação estratégicas no âmbito da inovação pedagógica e elaborar propostas, estudos, pareceres, recomendações e orientações para o desenvolvimento da inovação pedagógica, entre outras competências.
Pretendeu-se também com este encontro, estimular uma mudança de paradigma no Ensino Superior, em que o bem-estar e sucesso dos estudantes está no centro da experiência académica.
A conferência teve como oradores vários especialistas nacionais e internacionais nas áreas em questão, bem como estudantes do ensino superior. Contou ainda com a participação dos vários consórcios e das instituições de ensino superior que estão a desenvolver projetos no âmbito destes programas, com vários momentos de networking – uma espécie de speed dating académico.
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