Os jovens têm sonhos e aspirações, mas a corrupção corrói o tecido social, asfixia o progresso e priva-os de oportunidades de educação, perspectivas de emprego, participação na vida pública, sucesso no desporto e acesso a cuidados de saúde e outros serviços essenciais. Além disso, contribui para a degradação ambiental e a destruição do clima.
O nosso mundo confronta-se com inúmeros desafios, tragédias, desigualdades e injustiças, muitas das quais estão ligadas à corrupção.
Com 1,9 mil milhões de jovens no mundo, o combate à corrupção é vital para o futuro de quase um quarto da população mundial.
Embora os jovens sejam significativamente afectados pela corrupção, têm também o potencial de se tornarem poderosos agentes de mudança na luta por um futuro assente na integridade.
Os jovens devem exigir responsabilidade e participar ativamente nos esforços anti-corrupção. Para promover eficazmente uma cultura de integridade nos sectores público e privado e construir uma geração que enfrente a corrupção, a educação é fundamental. A educação ensina valores de transparência, responsabilidade e integridade desde tenra idade.
Ao promoverem a integridade e o comportamento ético nos seus círculos sociais e ao desafiarem a corrupção em pequena escala a nível da comunidade, os jovens podem promover mudanças significativas.
Além disso, podem desenvolver soluções inovadoras para combater a corrupção à escala mundial. Os jovens com conhecimentos técnicos podem tirar partido de tecnologias como a cadeia de blocos, a IA, as plataformas em linha, as redes sociais e as aplicações inovadoras para reforçar a transparência, aumentar o acesso à informação e criar ferramentas que facilitem a denúncia anónima de práticas corruptas.
Devemos ouvir ativamente os jovens, pois as suas ideias de hoje podem ser a chave para as melhores soluções para combater a corrupção e reforçar a integridade no futuro.
Os jovens líderes em matéria de integridade desempenham um papel vital na defesa do desmantelamento das estruturas institucionais que permitem a corrupção, promovendo uma maior transparência e responsabilização. Através de uma participação ativa e de reformas, ajudam a criar instituições resistentes à corrupção que rejeitam comportamentos pouco éticos.
A luta contra a corrupção conduz a uma sociedade mais justa e transparente, onde os jovens têm oportunidades iguais de realizar os seus sonhos. Este esforço reforça a confiança nas instituições e inspira a próxima geração a contribuir ativamente para a criação de um futuro melhor.
Os jovens têm uma visão clara e ideias inovadoras para um futuro livre de corrupção. Temos de lhes dar um lugar à mesa, ouvir as suas vozes e envolvê-los no processo. Ao capacitar os jovens para se envolverem ativamente e ajudarem a liderar os futuros esforços anti-corrupção, podemos criar uma mudança duradoura.
A construção de um mundo justo e de um planeta sustentável só é possível se a corrupção não for um obstáculo. Unidos, podemos combater a corrupção.
Neste âmbito, a entrega do Prémio CONFIA | TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE, lançado pelo Instituto Politécnico do Porto e pelo Tribunal de Contas, com a colaboração do jornal Público, dirige-se a estudantes do Ensino Superior e a trabalhadores da Administração Pública, que distingue trabalhos realizados no âmbito da prevenção da corrupção. Para saber mais sobre esta iniciativa veja aqui o Videocast.
Ainda e também, a entrega do Prémio Tágides 2024, no próximo dia 16 de dezembro, no Auditório da Fundação de Serralves, no Porto. Evento organizado pela All4Integrity, com o apoio do MENAC, pretende identificar, reconhecer e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e na prevenção e luta contra a corrupção em Portugal.
Também o programa de literacia anticorrupção RedEscolas Anticorrupção, destinado ao público escolar entre o 7º ao 12º ano, centraliza-se na literacia anticorrupção promovendo junto dos jovens o sentido de espaço público e bem comum, bem como a confiança e empatia por instituições locais. Este processo visa a elevação de consciências e a alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e o aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal.
O Festival Transparente 2024, organizado pela Transparência Internacional Portugal , assinalando o combate contra a corrupção, realiza-se este ano entre os dias 9 e 13 de dezembro. Consulte o Programa.
Para saber mais, consulte o link.