Foi publicado, no passado mês de setembro, o Relatório «Education at a Glance 2016», elaborado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), tendo como base a análise dos sistemas de ensino dos 35 países membros da OCDE e de alguns países parceiros (Argentina, Brasil, China, Colômbia, Costa Rica, Índia, Indonésia, Lituânia, Federação Russa, Arábia Saudita e África do Sul).
Os principais focos desta publicação foram o impacto da aprendizagem entre os países; os recursos financeiros e humanos investidos na educação; o acesso, a participação e a progressão na educação; o ambiente de aprendizagem e a organização das escolas e, nesta edição, foram ainda introduzidos dois novos indicadores sobre a taxa de conclusão dos estudantes do ensino superior e sobre o desempenho dos dirigentes escolares. Esta publicação pretende ainda versar, entre outros fatores, sobre o desequilíbrio de género na educação e sobre o perfil dos alunos que frequentam e terminam o ensino vocacional.
A título de curiosidade, Portugal é um dos dois países onde a taxa de graduação nos programas vocacionais aumentou mais de 40%, sendo também o país onde se registou o maior aumento de jovens que concluem a Licenciatura ou equivalente, entre 2005 e 2014, e o país onde os empregadores são os principais responsáveis pela educação não formal, com mais de 40% de atividade na área.
O estudo encontra-se disponível, para consulta, aqui:
Education at Glance 2016.