12 abril 2021

Transforma PT já tem em curso 46 projetos solidários, envolvendo cerca de 250 estudantes voluntários

Transforma PT já tem em curso 46 projetos solidários, envolvendo cerca de 250 estudantes voluntários

Ao longo dos últimos meses, os estudantes de ensino superior têm demonstrado a sua proatividade no combate às dificuldades resultantes do contexto de Covid-19. O fabrico de material de proteção, o acompanhamento de idosos isolados ou a angariação de material tecnológico para estudantes necessitados são apenas alguns dos exemplos que se registaram em várias zonas do país.  

Com o objetivo de promover e apoiar esta inovação social dos estudantes do ensino superior na resposta à pande-mia da Covid-19, a Forum Estudante e o Movimento Transforma Brasil inaugura-ram a plataforma Transforma Portugal. Desta forma, todos os estudantes de ensino superior que promovam ações solidárias de apoio à comunidade (no quadro das consequências da Covid-19) poderão candidatar-se a obter finan-ciamento e a divulgar as suas ações. Para tal, os estudantes devem inscrever-se na plataforma Transforma ortugal, apresentando uma proposta de ação junto da comunidade que poderá focar-se na sensibilização para a redução de contágios, no apoio a estudantes em situação de confina-mento, na resposta a necessidades da comunidade que resultem da pandemia ou ainda no âmbito da saúde mental. Para apresentar uma proposta, é necessário criar uma equipa de, pelo menos, 3 estudantes de instituições de ensino superior, detalhando a proposta de ação – o que vai ser feito, onde e quando será realizado, como será efetuada a ação e qual o público--alvo. As inscrições já se encontram abertas, sendo que podes acompanhar as novidades nas redes sociais do Movimento Transforma Portugal e em forum.pt.
 
O projeto Transforma Portugal conta ainda com a parceria de associações, núcleos e federações de estudantes de todo o país que, em conjunto com a Forum Estudante, vão avaliar as candidaturas efetuadas. Cada associa-ção avaliará projetos correspondentes ao território onde se realizará a ação, certificando, assim, o impacto positivo da ação proposta na comunidade.