4 julho 2020

Observatório do Alojamento Estudantil

Observatório do Alojamento Estudantil

O Observatório do Alojamento Estudantil permite auxiliar os estudantes do ensino superior na procura de alojamento. Com esta nova ferramenta as famílias passam a dispor, em tempo real, de informação validada sobre a oferta de alojamento disponível em cada concelho, incluindo aqueles em que a pressão imobiliária mais se faz sentir.

O Observatório de Alojamento Estudantil, inscreve-se precisamente nesta área de ação, com a vantagem de atuar em vertentes diferentes. Está ainda prevista a introdução de novas funcionalidades no Observatório do Alojamento, nomeadamente a especificação da tipologia dos quartos disponíveis, aprofundamento da caraterização do alojamento e disponibilidade em tempo real de vagas nas residências públicas.
 
Assim, este novo instrumento servirá para apoiar os estudantes deslocados e suas famílias na procura de alojamento já no próximo ano letivo de 2020/2021, com início das aulas presenciais em Setembro, nomeadamente promovendo a transparência do mercado, numa perspetiva de regulação informal que decorre exatamente da sua utilização.
 
Este projeto surge por iniciativa da área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior em parceria com a Alfredo Real Estate Analytics, uma startup portuguesa de Inteligência Artificial e Big Data focada no mercado imobiliário. A plataforma surge também da colaboração de diferentes intervenientes no mundo académico, designadamente Associações de Estudantes e Serviços de Ação Social das Universidades e Instituto Politécnicos.
 
Os dados do Observatório do Alojamento Estudantil podem ser consultados em www.student.alfredo.pt