23 agosto 2022

Reforço de vagas no CNA e abertura da Plataforma de Candidatura online

Reforço de vagas no CNA e abertura da Plataforma de Candidatura online

À semelhança dos dois últimos anos, a plataforma de candidatura vai abrir excecionalmente no dia 28 de agosto, para alteração e apresentação de candidaturas, devido ao reforço de vagas nos concursos integrados no regime geral de acesso no ensino superior público e privado.

Pelo terceiro ano consecutivo, constata -se um aumento considerável de candidatos ao concurso nacional de acesso ao ensino superior. Assim, concluída a primeira fase de candidaturas, registaram -se mais de 61 mil candidatos, tendo  vindo a verificar-se neste período recente uma procura que não tem comparação nos últimos 25 anos.

 

O regime geral de acesso é a principal via de ingresso no ensino superior, abrangendo os concursos nacional e locais no âmbito do ensino superior público e os concursos institucionais do ensino superior privado.

Face aos objetivos nacionais de qualificação a que o País se comprometeu, e atendendo ao elevado número de candidatos com condições de aceder ao ensino superior, impõe -se a adoção de medidas extraordinárias que promovam o reforço das vagas fixadas para ingresso no ensino superior pelo regime geral de acesso, à semelhança do que se verificou nos últimos dois anos. O reforço do número de vagas deve procurar valorizar os cursos com maior procura, com o maior número de candidatos nas primeiras opções e com as notas de candidatura mais elevadas.

Durante esta semana, as Instituições de Ensino Superior vão comunicar à DGES as propostas de transferência de vagas.

A nova lista de vagas disponíveis em todos os pares instituição/ciclo de estudos será disponibilizada no sítio da internet desta Direção-Geral em www.dges.gov.pt, até ao dia 27 de agosto de 2022.

No próximo dia 28 agosto, os candidatos poderão apresentar candidatura ou eventual alteração das opções de candidatura já apresentadas, sendo considerada apenas a última candidatura submetida.

 

Despacho n.º 10302-B/2022, de 23 agosto - Abertura da plataforma de candidatura online na 1ª fase do concurso nacional de acesso e ingresso no ensino superior público para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2022-2023.

Despacho n.º 10275-B/2022, de 22 agosto - Estabelece os procedimentos de reforço de vagas nos concursos integrados no regime geral de acesso no ensino superior público e privado.

 

Edital do Reforço de Vagas - versão pdf    versão excel