Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais do comportamento humano |
Conhecimentos especializados de técnicas administrativas de gestão de recursos humanos |
Conhecimentos fundamentais de liderança e de técnicas de negociação |
Conhecimentos fundamentais de legislação laboral |
Conhecimentos fundamentais de gestão e de organização de empresas |
Conhecimentos fundamentais de desenvolvimento de equipas de trabalho |
Conhecimentos especializados de conceção e de gestão da formação |
Conhecimentos fundamentais de comunicação organizacional |
Conhecimentos especializados de técnicas de acolhimento e de socialização dos colaboradores |
Conhecimentos especializados de modelos e de técnicas de avaliação de desempenho |
Conhecimentos fundamentais de contabilidade e de fiscalidade |
Conhecimentos fundamentais de metodologias qualitativas de análise de dados |
Conhecimentos especializados de técnicas de recrutamento e de seleção de colaboradores |
Conhecimentos especializados de sistemas de recompensas e de incentivos |
Conhecimentos abrangentes de metodologia de projeto de conceção e de desenvolvimento em recursos humanos |
Conhecimentos fundamentais de higiene e de segurança |
Conhecimentos fundamentais de informática na ótica do utilizador |
Conhecimentos especializados de utilização de bases de dados de suporte à gestão de recursos humanos |
Aptidões |
Identificar as melhores opções estratégicas nos diferentes contextos, de forma a garantir uma gestão integrada dos recursos humanos; |
Pesquisar e aplicar a legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes contextos de intervenção |
Planear, coordenar e organizar todas as etapas que constituem um processo de recrutamento e de seleção |
Desenvolver a melhor estratégia e implementar o processo mais adequado ao acolhimento, integração e socialização de novos colaboradores |
Avaliar e implementar os procedimentos subjacentes à avaliação de desempenho |
Estruturar e utilizar bases de dados de suporte à gestão de recursos humanos, a nível do processamento de salários, de mapas de férias, de assiduidade, entre outros |
Elaborar planos e relatórios de formação, aplicando os procedimentos administrativos decorrentes da lei laboral |
Aplicar as técnicas e os sistemas de informação adequados à elaboração, à organização e à pesquisa de informação |
Propor soluções de melhoria contínua, quer nos processos, quer nos instrumentos de avaliação, de forma a aumentar o desempenho individual e grupal |
Aplicar técnicas de negociação em diferentes situações organizacionais |
Analisar e descrever os perfis dos colaboradores e das funções, gerindo -os de forma efetiva |
Implementar planos de comunicação interna e externa |
Preparar, categorizar e manter atualizada toda a informação de carácter administrativo, relativa aos processos individuais de cada colaborador |
Efetuar a recolha e a análise de dados relativos a diferentes indicadores organizacionais, utilizando a informação no processo de tomada de decisão |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de gerir equipas de trabalho, revelando capacidades de liderança e assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação |
Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações no contexto organizacional |
Demonstrar capacidade de comunicação assertiva com os diferentes atores organizacionais |
Demonstrar comportamentos de estabilidade emocional e de resistência ao stress |
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético |
Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação |
Demonstrar polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa na gestão de pessoas |
Demonstrar capacidade de atualização permanente, quer a nível técnico, quer a nível de legislação, em particular na área de recursos humanos |
Demonstrar flexibilidade, adaptando -se a diferentes situações e contextos profissionais, evitando situações de conflito |
Demonstrar capacidade de planificação e de organização |