Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Tomar Quinta do Contador, Estrada da Serra 30 60

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Gestão Administrativa de Recursos Humanos (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Tomar Quinta do Contador, Estrada da Serra 30 60
Descrição geral Gerir os procedimentos técnicos e administrativos, relacionados com a gestão de recursos humanos e propor soluções de melhoria, como suporte à tomada de decisão.
Atividades principais
Planear o processo de recrutamento e de seleção
Planificar e efetuar o processo de acolhimento e de socialização dos novos colaboradores
Executar ou orientar a recolha de dados relativos à assiduidade, ao processamento e ao pagamento de salários
Gerir a documentação relativa às obrigações legais
Conceber e gerir o processo de formação
Implementar os processos inerentes à gestão de equipas
Gerir as relações interpessoais dentro das organizações
Efetuar o processo administrativo referente à avaliação de desempenho
Garantir a aplicação de segurança e saúde de trabalho
Estruturar e utilizar os sistemas de informação de suporte à gestão de recursos humanos
Atualizar e gerir a informação dos processos individuais dos colaboradores
Organizar e gerir planos de comunicação interna e externa
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais do comportamento humano
Conhecimentos especializados de técnicas administrativas de gestão de recursos humanos
Conhecimentos fundamentais de liderança e de técnicas de negociação
Conhecimentos fundamentais de legislação laboral
Conhecimentos fundamentais de gestão e de organização de empresas
Conhecimentos fundamentais de desenvolvimento de equipas de trabalho
Conhecimentos especializados de conceção e de gestão da formação
Conhecimentos fundamentais de comunicação organizacional
Conhecimentos especializados de técnicas de acolhimento e de socialização dos colaboradores
Conhecimentos especializados de modelos e de técnicas de avaliação de desempenho
Conhecimentos fundamentais de contabilidade e de fiscalidade
Conhecimentos fundamentais de metodologias qualitativas de análise de dados
Conhecimentos especializados de técnicas de recrutamento e de seleção de colaboradores
Conhecimentos especializados de sistemas de recompensas e de incentivos
Conhecimentos abrangentes de metodologia de projeto de conceção e de desenvolvimento em recursos humanos
Conhecimentos fundamentais de higiene e de segurança
Conhecimentos fundamentais de informática na ótica do utilizador
Conhecimentos especializados de utilização de bases de dados de suporte à gestão de recursos humanos
Aptidões
Identificar as melhores opções estratégicas nos diferentes contextos, de forma a garantir uma gestão integrada dos recursos humanos
Pesquisar e aplicar a legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes contextos de intervenção
Planear, coordenar e organizar todas as etapas que constituem um processo de recrutamento e de seleção
Desenvolver a melhor estratégia e implementar o processo mais adequado ao acolhimento, integração e socialização de novos colaboradores
Avaliar e implementar os procedimentos subjacentes à avaliação de desempenho
Estruturar e utilizar bases de dados de suporte à gestão de recursos humanos, a nível do processamento de salários, de mapas de férias, de assiduidade, entre outros
Elaborar planos e relatórios de formação, aplicando os procedimentos administrativos decorrentes da lei laboral
Aplicar as técnicas e os sistemas de informação adequados à elaboração, à organização e à pesquisa de informação
Propor soluções de melhoria contínua, quer nos processos, quer nos instrumentos de avaliação, de forma a aumentar o desempenho individual e grupal
Aplicar técnicas de negociação em diferentes situações organizacionais
Analisar e descrever os perfis dos colaboradores e das funções, gerindo -os de forma efetiva
Implementar planos de comunicação interna e externa
Preparar, categorizar e manter atualizada toda a informação de carácter administrativo, relativa aos processos individuais de cada colaborador
Efetuar a recolha e a análise de dados relativos a diferentes indicadores organizacionais, utilizando a informação no processo de tomada de decisão
Atitudes
Demonstrar capacidade de gerir equipas de trabalho, revelando capacidades de liderança e assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação
Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações no contexto organizacional
Demonstrar capacidade de comunicação assertiva com os diferentes atores organizacionais
Demonstrar comportamentos de estabilidade emocional e de resistência ao stress
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação
Demonstrar polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa na gestão de pessoas
Demonstrar capacidade de atualização permanente, quer a nível técnico, quer a nível de legislação, em particular na área de recursos humanos
Demonstrar flexibilidade, adaptando -se a diferentes situações e contextos profissionais, evitando situações de conflito
Demonstrar capacidade de planificação e de organização

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Gestão Administrativa de Recursos Humanos (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 49
Total de alunos inscritos em simultâneo 98
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Mafra Academia de Ensino Superior de Mafra 25 50
Descrição geral Gerir os procedimentos técnicos e administrativos, relacionados com a gestão de recursos humanos e propor soluções de melhoria, como suporte à tomada de decisão.
Atividades principais
Planear o processo de recrutamento e de seleção;
Planificar e efetuar o processo de acolhimento e de socialização dos novos colaboradores;
Executar ou orientar a recolha de dados relativos à assiduidade, ao processamento e ao pagamento de salários
Gerir a documentação relativa às obrigações legais
Conceber e gerir o processo de formação
Implementar os processos inerentes à gestão de equipas
Gerir as relações interpessoais dentro das organizações
Efetuar o processo administrativo referente à avaliação de desempenho
Garantir a aplicação de segurança e saúde de trabalho
Estruturar e utilizar os sistemas de informação de suporte à gestão de recursos humanos
Atualizar e gerir a informação dos processos individuais dos colaboradores
Organizar e gerir planos de comunicação interna e externa
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais do comportamento humano
Conhecimentos especializados de técnicas administrativas de gestão de recursos humanos
Conhecimentos fundamentais de liderança e de técnicas de negociação
Conhecimentos fundamentais de legislação laboral
Conhecimentos fundamentais de gestão e de organização de empresas
Conhecimentos fundamentais de desenvolvimento de equipas de trabalho
Conhecimentos especializados de conceção e de gestão da formação
Conhecimentos fundamentais de comunicação organizacional
Conhecimentos especializados de técnicas de acolhimento e de socialização dos colaboradores
Conhecimentos especializados de modelos e de técnicas de avaliação de desempenho
Conhecimentos fundamentais de contabilidade e de fiscalidade
Conhecimentos fundamentais de metodologias qualitativas de análise de dados
Conhecimentos especializados de técnicas de recrutamento e de seleção de colaboradores
Conhecimentos especializados de sistemas de recompensas e de incentivos
Conhecimentos abrangentes de metodologia de projeto de conceção e de desenvolvimento em recursos humanos
Conhecimentos fundamentais de higiene e de segurança
Conhecimentos fundamentais de informática na ótica do utilizador
Conhecimentos especializados de utilização de bases de dados de suporte à gestão de recursos humanos
Aptidões
Identificar as melhores opções estratégicas nos diferentes contextos, de forma a garantir uma gestão integrada dos recursos humanos;
Pesquisar e aplicar a legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes contextos de intervenção
Planear, coordenar e organizar todas as etapas que constituem um processo de recrutamento e de seleção
Desenvolver a melhor estratégia e implementar o processo mais adequado ao acolhimento, integração e socialização de novos colaboradores
Avaliar e implementar os procedimentos subjacentes à avaliação de desempenho
Estruturar e utilizar bases de dados de suporte à gestão de recursos humanos, a nível do processamento de salários, de mapas de férias, de assiduidade, entre outros
Elaborar planos e relatórios de formação, aplicando os procedimentos administrativos decorrentes da lei laboral
Aplicar as técnicas e os sistemas de informação adequados à elaboração, à organização e à pesquisa de informação
Propor soluções de melhoria contínua, quer nos processos, quer nos instrumentos de avaliação, de forma a aumentar o desempenho individual e grupal
Aplicar técnicas de negociação em diferentes situações organizacionais
Analisar e descrever os perfis dos colaboradores e das funções, gerindo -os de forma efetiva
Implementar planos de comunicação interna e externa
Preparar, categorizar e manter atualizada toda a informação de carácter administrativo, relativa aos processos individuais de cada colaborador
Efetuar a recolha e a análise de dados relativos a diferentes indicadores organizacionais, utilizando a informação no processo de tomada de decisão
Atitudes
Demonstrar capacidade de gerir equipas de trabalho, revelando capacidades de liderança e assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação
Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações no contexto organizacional
Demonstrar capacidade de comunicação assertiva com os diferentes atores organizacionais
Demonstrar comportamentos de estabilidade emocional e de resistência ao stress
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação
Demonstrar polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa na gestão de pessoas
Demonstrar capacidade de atualização permanente, quer a nível técnico, quer a nível de legislação, em particular na área de recursos humanos
Demonstrar flexibilidade, adaptando -se a diferentes situações e contextos profissionais, evitando situações de conflito
Demonstrar capacidade de planificação e de organização

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Gestão Administrativa de Recursos Humanos (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)