Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Economia; Português; Geografia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Arrifana R. Dr. José António Fernandes Camelo - Arrifana 25 60
Descrição geral Planear e gerir operações de conceção e estruturação de produtos turísticos, seu desenvolvimento comercial, mobilizando conhecimentos e competências de desenvolvimento de eventos de animação, criação de itinerários e rotas turísticas, sua dinamização e promoção em diferentes suportes, tendo em conta a legislação, os padrões de qualidade, a diferenciação pela inovação e o desenvolvimento de serviços ligados ao setor do turismo.
Atividades principais
Desenvolver estudos de conceção e estruturação de produtos turísticos diferenciados
Promover operações de promoção e marketing de produtos e destinos turísticos
Planear e organizar eventos e atividades de animação e promoção turística
Definir planos de comunicação e marketing, incluindo o marketing digital
Gerir operações estratégias de comunicação e desenvolvimento de aplicações digitais
Definir e desenvolver a política comerciais de empresas turística, garantindo a qualidade e a orientação para o cliente
Desenvolver técnicas de gestão de organizações e recursos humanos
Desenvolver técnicas de contabilidade de gestão empresarial
Planear e gerir itinerários e rotas turísticas temáticas
Cooperar em equipa para planear e desenvolver produtos e serviços ligados ao setor do turismo sob enquadramento organizacional
Conhecimentos
Conhecimentos especializados em turismo, que permitam desenvolver atividades integradas na cadeia de valor da atividade turística
Conhecimento especializado em planeamento e organização de eventos de acordo com as especificidades dos diversos segmentos de mercado
Conhecimento especializado em marketing sobre as tendências e mudanças de consumo de produtos turísticos numa perspetiva de gestão comercial
Conhecimentos fundamentais das tendências do turismo na atualidade e dos seus diversos mercados
Conhecimentos em técnicas de venda e negociação, no contexto de produtos e territórios turísticos diferenciados
Conhecimento especializados de estratégias e técnicas de marketing dos produtos turísticos
Conhecimentos fundamentais em itinerários e rotas turísticas, que suportem a promoção de produtos e a dinamização dos territórios
Conhecimentos especializados de planeamento e organização de eventos e respetiva animação turística
Conhecimentos fundamentais em inovação aplicada à gestão e comercialização de produtos turísticos
Conhecimentos especializados em técnicas de promoção e criação de conteúdo digitas
Conhecimentos abrangentes da língua materna e da língua estrangeira ao nível oral e escrito
Conhecimentos especializados na análise da informação referente à comunicação organizacional e adaptação aos diferentes suportes
Aptidões
Operacionalizar os conteúdos fundamentais em turismo, aplicando aos diferentes produtos e segmentos de mercado
Identificar potencias produtos turísticos e desenvolver estratégias promoção e valorização turística
Desenvolver técnicas de planeamento, organização e gestão de eventos para diferentes contextos territoriais e mercados turísticos
Utilizar conhecimentos especializados em técnicas de contabilidade de gestão
Aplicar princípios orientadores na gestão de equipas de trabalho no sentido de motivar a proatividade e a autonomia no desempenho profissional no âmbito das atividades a serem desenvolvidas
Analisar a oferta e procura dos diferentes produtos turísticos e seus mercados efetivos e potenciais
Interpretar, desenvolver e atualizar planos de comunicação e marketing
Participar na produção de conteúdos e dominar técnicas que os insiram na prática das TIC e do marketing digital
Promover relatórios com análise fundamentadas dos resultados de gestão e de estratégias de ação
Fomentar produtos e serviços turísticos inovadores, contribuindo para a fidelização de visitantes e turistas no reforço da promoção das infraestruturas ou destinos patrimoniais
Fomentar valores de relacionamento interpessoal
Utilizar ferramentas digitais nas diferentes áreas do turismo
Atitudes
Demonstrar autonomia na aplicabilidade de conhecimentos técnicos e científicos em atividades do setor turístico
Demonstrar competências na aplicação de conceitos de gestão à empresa turística e ao desenvolvimento e estruturação de novos produtos e serviços
Demonstrar capacidade de integração em equipas multidisciplinares mostrando flexibilidade e adaptabilidade
Demonstrar proatividade, nomeadamente na atualização de conhecimentos e interação estratégica de execução das atividades
Demonstrar conhecimentos e capacidades para colaborar nas fases de planeamento, gestão e realização de eventos
Revelar uma atitude empreendedora na criação de produtos e na procura de soluções em conformidade com os diferentes mercados
Adotar estratégias interativas de comunicação e de construção de suportes comunicacionais para diferentes contextos e mercados de atuação profissional
Revelar ética e postura profissional nos diferentes momentos, posições e contextos profissionais
Demonstrar capacidade de aplicação conhecimento e procedimentos técnicos relacionadas com as TIC e as Tecnologias de Multimédia e Imagem
Revelar capacidade de diálogo e discussão no fomento de estratégias conducentes a criação de produtos turísticos e suas lógicas de divulgação e comercialização
Demonstrar capacidade de adequação e utilização das diferentes tecnologias
Demonstrar organização, disciplina e capacidade de gestão do tempo

--
Gestão e Marketing de Produtos Turísticos (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Turismo e Lazer (812) 812 71 0 0 59.17%
Matemática e Estatística (460) 460 4 0 0 3.33%
Gestão e Administração (345) 345 16 0 0 13.33%
Marketing e Publicidade (342) 342 10 0 0 8.33%
Língua e Literatura Materna (223) 223 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 5 0 0 4.17%
Direito (380) 380 4 0 0 3.33%
Informática na Ótica do Utilizador (482) 482 5 0 0 4.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 600h 600h 60
Semestral 2ºS Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Turísticos Técnica 812 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 2ºS Comunicação e Redes Sociais Técnica 342 125h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral 2ºS Itinerários e Rotas Turísticas Técnica 812 125h 60h 60h
 ( TP 60h  )
5
Semestral 2ºS Estudos de Mercado em Turismo Técnica 345 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 2ºS Noções Elementares de Estatística Geral e científica 460 100h 45h 45h
 ( TP 45h  )
4
Semestral 2ºS Legislação Turística Técnica 380 100h 30h 30h
 ( TP 30h  )
4
Semestral 1ºS Gestão de Organizações Técnica 345 125h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral 1ºS Tecnologias de Informação e Multimédia Geral e científica 482 125h 60h 60h
 ( TP 60h  )
5
Semestral 1ºS Marketing Turístico Técnica 342 125h 60h 60h
 ( TP 60h  )
5
Semestral 1ºS Turismo e Sustentabilidade Técnica 812 125h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral 1ºS Língua Inglesa Aplicada Geral e científica 222 125h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral 1ºS Língua e Cultura Portuguesa Geral e científica 223 125h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
2º Ano 1500h 300h 300h 60
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 812 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral 1ºS Empreendedorismo e Inovação Aplicado ao Turismo Técnica 812 125h 60h 60h
 ( TP 60h  )
5
Semestral 1ºS Gestão e Negociação de Vendas em Turismo Técnica 812 125h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral 1ºS E-Turismo e Marketing Digital Técnica 812 125h 60h 60h
 ( TP 60h  )
5
Semestral 1ºS Orçamentação de Produtos Turísticos Técnica 345 125h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral 1ºS Animação Turística Técnica 812 125h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral 1ºS Organização e Gestão de Eventos Técnica 812 125h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)