Conhecimentos |
Conhecimento abrangente de princípios de comando, liderança e gestão |
Conhecimento abrangente dos graus de comando, controlo e coordenação |
Conhecimento abrangente da deontologia do serviço policial e código de honra do militar da GNR |
Conhecimento abrangente do conceito de ética, ética militar e moral |
Conhecimento abrangente dos princípios gerais de comando |
Conhecimento abrangente do regime disciplinar na GNR |
Conhecimento fundamental do direito administrativo |
Conhecimento abrangente de noções gerais de direito |
Conhecimento especializado do serviço diário de subunidade elementar operacional |
Conhecimento especializado de cerimonial militar |
Conhecimento abrangente da natureza, atribuições, organização e cultura institucional da GNR |
Conhecimento abrangente de continências e honras militares |
Conhecimentos especializados de software – qualidade, segurança, requisitos e evolução |
Conhecimento abrangente da condição militar |
Conhecimento fundamental de Política de Defesa Nacional |
Conhecimento fundamental dos objetivos permanentes da Defesa Nacional |
Conhecimento fundamental do planeamento, recrutamento, organização e gestão de recursos humanos |
Conhecimento fundamental de métodos e tipos de treino físico e condição física |
Conhecimento especializado em técnica de utilização de armas de letalidade reduzida e de armas de fogo em ação policial |
Conhecimento abrangente em técnicas e táticas das forças de segurança |
Conhecimento abrangente do armamento, munições e equipamento de tiro, bem como das normas em uso na GNR |
Conhecimento especializado das medidas de polícia e medidas especiais de polícia |
Conhecimento abrangente do uso da força em intervenção policial |
Conhecimento abrangente de incidentes tático-policial e tático-policial de intervenção imediata |
Conhecimento abrangente em operações das forças de segurança |
Conhecimento especializado dos níveis de emprego operacional |
Conhecimento abrangente e especializado da gestão do conflito interpessoal, interior e organizacional |
Conhecimento abrangente do modelo penta-dimensional da gestão do conflito Interpessoal |
Conhecimento abrangente do conflito funcional e disfuncional |
Conhecimento abrangente da segurança de instalações, pessoal e material |
Conhecimento abrangente e especializado dos procedimentos do atendimento ao cidadão, atendendo à idade, género e cultura |
Conhecimento abrangente de direitos fundamentais, igualdade de género e violência doméstica |
Conhecimento abrangente dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos |
Conhecimento fundamental de metodologias de formação |
Conhecimento abrangente do serviço do Comandante de Posto e Adjunto do Comandante de Posto |
Conhecimento abrangente do vocabulário específico da atuação policial e gestão em língua inglesa |
Conhecimentos especializados em criação, construção e escrita musical, e leituras rítmicas e melódicas |
Conhecimentos especializados em leituras rítmicas e melódicas, classificação e interpretação de intervalos e desenvolvimento da memória e ouvido musical. |
Conhecimentos abrangentes dos processos de análise de obras musicais do repertório instrumental. |
Conhecimentos especializados de execução instrumental. |
Conhecimentos especializados de interpretação de obras de música orquestral. |
Conhecimentos especializados de edição de partituras |
Conhecimentos especializados das características estéticas e dos dilemas da música e das artes contemporâneas |
Conhecimentos especializados de técnicas de análise musical para aplicação da teoria na prática instrumental, tendo em consideração as várias correntes e estéticas musicais. |
Conhecimentos especializados de acústica geral e organológica |
Conhecimentos especializados dos princípios estéticos de cada período da história da música e estilos musicais do séc. XX |
Conhecimentos abrangentes da música para sopros do séc. XX, principais obras, autores e intérpretes |
Conhecimentos abrangente de instrumentações e repertórios de orquestra/banda militar |
Conhecimentos abrangentes evolução histórica do ramo da informática musical |
Conhecimentos especializados de linguagens de composição musical assistidas por computador |
Conhecimentos especializados das técnicas de socialização técnica e artística ao nível de execução instrumental |
Conhecimento abrangente e especializado de comunicação assertiva |
Conhecimentos especializados de execução musical com domínio técnico do Bugle/Clarim |
Conhecimentos especializados das famílias de instrumentos de Fanfarra de Infantaria / Charanga de Cavalaria |
Aptidões |
Elaborar processos de natureza não sancionatória |
Elaborar expediente de natureza processual penal |
Participar crimes estritamente militares |
Participar em cerimónias militares |
Planear e ministrar instrução ao efetivo de subunidade elementar operacional |
Ministrar formação num Estabelecimento de Ensino Militar |
Organizar e supervisionar o serviço interno de uma subunidade elementar operacional |
Gerir conflitos interpessoais |
Utilizar armas de fogo, respeitando as regras de segurança em situações operacionais, de treino e de manutenção, respeitando à vida e integridade física de todas as pessoas |
Implementar correções no desempenho do serviço |
Controlar a disciplina do efetivo de uma subunidade elementar |
Supervisionar o atendimento ao cidadão, garantindo que o mesmo decorre atendendo à idade, género e cultura |
Estimar soluções de tecnologias e programação de sistemas de informação para uma correta adaptação às funções da empresa e aos diferentes tipos de estrutura organizacional |
Interpretar e aplicar as especificações técnicas de criação, construção e escrita musical |
Efetuar leituras rítmicas e melódicas |
Desenvolver sensorialmente a memória auditiva e o ouvido musical. |
Interpretar as especificações técnicas relativas à leitura de partituras. |
Dominar a linguagem musical. |
Ler e aplicar diferentes estilos e géneros musicais. |
Efetuar leituras rítmicas e/ou melódicas |
Contextualizar a prática instrumental no cerimonial militar. |
Ler diferentes partituras do respetivo instrumento no vasto repertório musical. |
Executar um instrumento musical com elevada técnica e expressividade na interpretação do vasto repertório musical. |
Executar músicas em contexto orquestral |
Caracterizar a música como uma arte |
Participar em cerimónias militares com instrumento musical |
Interpretar e aplicar as especificações técnicas de análise musical relativas à leitura de partituras. |
Analisar as técnicas de composição musical |
Aplicar os princípios básicos de acústica |
Aplicar as regras de classificação organológica dos instrumentos musicais |
Explicar os princípios estéticos na história da música |
Analisar vários estilos de música tendo em conta o contexto histórico |
Distinguir, relacionar e interpretar as várias correntes e estéticas musicais |
Utilizar plataformas informáticas musicais para criar linguagens de composição musical |
Interpretar características e tipos de notações musicais |
Aplicar técnicas de edição e arranjos de partituras |
Executar Sinais e Toques da Caderneta no contexto de Cerimónias Militares e Cerimónias Solenes |
Executar Marchas para Bugle/ Clarim |
Executar reportório musical para Terno |
Atitudes |
Demonstrar autonomia para estabelecer procedimentos, prioridades, indicadores, condições e os recursos necessários à execução das tarefas e missões de forma clara e realista |
Demonstrar capacidade para avaliar a validade, a pertinência, aplicabilidade e a relevância da informação/conhecimento e das fontes de informação/conhecimento |
Demonstrar capacidade para planear a sua atividade e a dos seus subordinados, antecipando as tarefas a realizar, a sua sequência, bem como os recursos necessários à sua execução |
Demonstrar capacidade para analisar as situações-problema e selecionar a alternativa mais viável e segura |
Demonstrar capacidade para se expressar oralmente com clareza, objetividade e de forma adequada ao perfil dos ouvintes |
Demonstrar capacidade para controlar a ansiedade, evidenciando presença de espírito, transmitindo calma e serenidade |
Demonstrar interesse, prontidão e dedicação pelo serviço, renunciando aos seus interesses pessoais, quando necessário |
Cumprir e fazer cumprir, de forma natural e espontânea, as leis, normas e regulamentos em vigor |
Inteirar-se das dificuldades das missões ou tarefas do grupo procurando soluções |
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias |
Demonstrar confiança e firmeza na realização das suas tarefas mesmo perante situações de adversidade |
Demonstrar espírito crítico e capacidade de análise orientada para identificação e resolução expedita de problemas e para a procura de soluções mais eficientes e inovadoras. |
Desenvolver um sentido de missão no grupo promovendo um ambiente de confiança, respeito e inspirar e motivar o grupo na persecução dos objetivos |