Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Tecnologias de Informação e Comunicação; Desenho; Português; Informática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Faro Campus da Penha 20 40
Descrição geral Analisar, planear, desenhar e programar Videojogos para as principais plataformas, de forma individual ou integrado em equipas de desenvolvimento multidisciplinares.
Atividades principais
Conceber vários tipos de videojogos, na sua vertente artística
Definir e criar os componentes necessários para a criação de um jogo digital
Definir o motor de jogo adequado a cada tipo de jogo e plataforma
Definir e criar os componentes de história de um jogo digital
Definir e criar os componentes áudio de um jogo digital
Definir e criar os componentes de ilustração de um jogo digital
Definir e criar os componentes de modelação de um jogo digital;
Definir e criar os componentes de animação de um jogo digital
Planear e desenvolver os componentes de programação de um jogo digital de acordo com as plataformas a que se destina
Planear e implementar planos de comunicação e marketing no contexto dos videojogos
Desenvolver videojogos para contextos de ensino/aprendizagem
Integrar e colaborar com equipas de programação de videojogos
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes da história das artes criativas em geral e dos videojogos em particular
Conhecimentos abrangentes das principais técnicas e metodologias relacionadas com processos de game design
Conhecimentos abrangentes das tecnologias áudio utilizadas nos videojogos
Conhecimentos abrangentes de paradigmas de programação
Conhecimentos abrangentes de desenho
Conhecimentos especializados de animação digital para um jogo digital
Conhecimentos especializados de desenho e ilustração digital
Conhecimentos especializados de modelação digital para um jogo digital
Conhecimentos especializados em técnicas de criação de narrativas, personagens, cenários e storyboards
Conhecimentos especializados dos principais motores e plataformas utlizados em videojogos
Conhecimentos especializados de algoritmia, linguagens de programação e estruturas de dados
Conhecimentos especializados de programação tradicional, online ou mobile aplicada a videojogos
Conhecimentos fundamentais de língua materna e inglês técnico aplicado ao universo dos videojogos
Conhecimentos fundamentais das técnicas de gamificação
Aptidões
Analisar diferentes ambientes e plataformas digitais para o desenvolvimento de videojogos
Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção e desenvolvimento de um jogo digital
Identificar e aplicar técnicas de criação de narrativas, personagens, cenários e storyboards para videojogos
Identificar e manipular motores de jogos e linguagens de programação
Identificar os componentes de um jogo digital e conhecer o seu contributo para o resultado final
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de animações para videojogos
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de áudio para videojogos
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de ilustrações para videojogos
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de modelos para videojogos
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de textos para videojogos
Aplicar os algoritmos e estruturas de dados adequados a cada tipo de jogo digital
Aplicar raciocínio analítico e lógico na resolução e descrição de problemas
Conceber e integrar videojogos em contextos educativos
Implementar técnicas adequadas à comercialização e marketing de cada tipo de jogo digital
Dinamizar equipas multidisciplinares promovendo a cooperação entre os elementos que as constituem
Atitudes
Adaptar-se à evolução das tecnologias, equipamentos e ferramentas informáticas
Demonstrar iniciativa e criatividade na produção de videojogos
Demonstrar autonomia e flexibilidade na resolução de problemas técnicos correntes e imprevisíveis
Demonstrar capacidade de inovação
Demonstrar capacidade de empreendedorismo, evidenciando um conhecimento detalhado do setor dos videojogos
Demonstrar empenho na qualidade e eficácia da comunicação oral e escrita
Demonstrar iniciativa e espírito crítico, conseguindo responder a desafios técnicos correntes e imprevisíveis
Demonstrar capacidade de agir com ética, rigor, profissionalismo e sentido de responsabilidade
Demonstrar capacidade para liderar e gerir equipas, promovendo a sua motivação e o cumprimento dos requisitos do projeto
Demonstrar capacidade de trabalho de forma autónoma, individualmente ou em equipa, assumindo uma postura colaborativa e assertiva

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Design de Videojogos (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Áudio-Visuais e Produção dos Media (213) 213 73 0 0 60.83%
Ciências Informáticas (481) 481 27 0 0 22.5%
Artes (210) 210 16 0 0 13.33%
Marketing e Publicidade (342) 342 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1560h 406h 546h 60
Semestral 2ºS Programação Orientada por Objetos Técnica 481 156h 42h 56h
 ( T 14h  TP 42h  )
6
Semestral 2ºS Modelação 3D Técnica 213 130h 42h 56h
 ( T 14h  TP 42h  )
5
Semestral 2ºS Motores para Desenvolvimento de Jogos Técnica 481 130h 42h 56h
 ( T 14h  TP 42h  )
5
Semestral 2ºS Animação para Videojogos Técnica 213 130h 28h 42h
 ( T 14h  TP 28h  )
5
Semestral 2ºS Experiência de Utilizador e Usabilidade Técnica 213 104h 28h 28h
 ( TP 28h  )
4
Semestral 2ºS Desenho Conceptual de Personagens e Cenários Técnica 210 130h 28h 42h
 ( T 14h  TP 28h  )
5
Semestral 1ºS Storytelling Técnica 210 130h 42h 42h
 ( TP 14h  PL 28h  )
5
Semestral 1ºS Princípios de Comunicação Visual Técnica 213 104h 42h 42h
 ( TP 42h  )
4
Semestral 1ºS Princípios de Game Design Técnica 481 130h 28h 42h
 ( T 14h  TP 28h  )
5
Semestral 1ºS Atelier de Criatividade Técnica 210 156h 56h 56h
 ( TP 14h  PL 42h  )
6
Semestral 1ºS História e Cultura dos Videojogos Geral e científica 213 130h 0h 42h
 ( T 42h  )
5
Semestral 1ºS Introdução à Programação Técnica 481 130h 28h 42h
 ( T 14h  TP 28h  )
5
2º Ano 1560h 252h 324h 60
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 213 780h
 (HEP 750h)
0h 30h
 ( E 30h  )
30
Semestral 1ºS Projeto de Produção de Videojogo Técnica 213 260h 84h 98h
 ( T 14h  TP 84h  )
10
Semestral 1ºS Laboratório de Desenvolvimento de Videojogos Técnica 213 156h 42h 56h
 ( T 14h  TP 42h  )
6
Semestral 1ºS Técnicas Avançadas de Programação para Videojogos Técnica 481 156h 42h 56h
 ( T 14h  TP 42h  )
6
Semestral 1ºS Marketing para a Indústria de Videojogos Técnica 342 104h 42h 42h
 ( TP 14h  PL 28h  )
4
Semestral 1ºS Gamificação Técnica 213 104h 42h 42h
 ( TP 14h  PL 28h  )
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)