Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes sobre ética. |
Conhecimentos abrangentes de educação para a saúde e bem estar. |
Conhecimentos abrangentes sobre nutrição e dietética. |
Conhecimentos especializados sobre comunicação e relações interpessoais e gestão de situações de stresse. |
Conhecimento abrangente para a promoção da saúde e qualidade de vida nas pessoas com incapacidade |
Conhecimento aprofundado acerca das estruturas e funções do corpo. |
Conhecimento aprofundado das regras e procedimentos de manutenção, higienização e controlo de equipamentos. |
Conhecimento abrangente sobre o registo de informação em saúde em suportes digitais. |
Conhecimentos especializados em cuidados básicos de saúde. |
Conhecimentos especializados em desinfeção de superfícies e/ou espaços e em triagem de resíduos. |
Conhecimentos fundamentais acerca dos cuidados integrados a prestar no contexto da saúde. |
Aptidões |
Aplicar técnicas de comunicação, de relação de ajuda e de coping com o cliente, e restante equipa de trabalho. |
Aplicar técnicas e procedimentos relativos a atividades de apoio ao utente total ou parcialmente dependente, sob a supervisão de um profissional de saúde. |
Cumprir protocolos de lavagem, desinfeção e descontaminação de material clinico e/ou equipamentos. |
Reconhecer estratégias de promoção da saúde mental e de gestão de conflitos. |
Implementar os procedimentos assistenciais protocolados, garantindo o bem-estar e a segurança dos clientes. |
Identificar os contextos específicos para a aplicação dos cuidados integrados. |
Organizar e implementar as atividades previstas em plano de intervenção junto do cliente. |
Prestar cuidados de conforto e bem-estar. |
Dinamizar a implementação de medidas visando a melhoria dos cuidados. |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de comunicação e de estabelecer relações interpessoais positivas com os clientes e com a equipa de profissionais nos contextos de saúde. |
Demonstrar capacidade para respeitar procedimentos, normas, regulamentos e princípios éticos. |
Demonstrar capacidade de gerir comportamentos e emoções. |
Demonstrar assertividade e rigor na execução dos procedimentos, cuidados e atividades. |
Demonstrar determinação e responsabilidade na adoção das medidas de segurança necessárias à implementação das atividades de cuidado. |
Demonstrar flexibilidade, adaptando -se a diferentes situações e contextos de intervenção. |
Demonstrar uma atitude de responsabilidade na utilização e conservação das instalações e equipamento. |
Atuar segundo as normas de ética mantendo uma conduta profissional assertiva. |