Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes de conceitos chave de hotelaria, restauração, ciências empresariais, ferramentas informáticas aplicadas à hotelaria, turismo e línguas estrangeiras. |
Conhecimentos abrangentes sobre comunicação, relações interpessoais e desenvolvimento pessoal. |
Conhecimentos especializados das metodologias operacionais nos diversos serviços/departamentos de uma unidade hoteleira. |
Conhecimentos abrangentes nas áreas de gastronomia e enologia. |
Conhecimentos abrangentes de normas de higiene e segurança e normas HACCP. |
Conhecimentos abrangentes das normas legais em vigor referente ao setor de hotelaria e restauração e direito do consumidor. |
Conhecimentos especializados na área do atendimento ao cliente. |
Conhecimentos especializados sobre técnicas de serviço de alimentação e bebidas. |
Conhecimentos abrangentes de contabilidade aplicada à hotelaria. |
Conhecimentos abrangentes em gestão de equipas intra e interdepartamental. |
Conhecimentos especializados sobre as diferentes tipologias de empreendimentos turísticos. |
Conhecimento especializados relativo às diferentes tipologias de eventos. |
Aptidões |
Identificar e avaliar especificidades das operações hoteleiras. |
Aplicar metodologias de comunicação na relação com o cliente e a restante equipa de trabalho. |
Identificar e aplicar os procedimentos inerentes à atuação e atividades dos diferentes serviços/departamentos numa unidade hoteleira. |
Utilizar ferramentas informáticas de gestão de reservas, faturação, stocks e divulgação. |
Aplicar boa práticas de higiene e segurança e normas HACCP. |
Interpretar e aplicar a legislação e regulamentos afetos às unidades hoteleiras e turísticas. |
Aplicar funções de gestão de equipas numa unidade hoteleira. |
Aplicar uma postura profissional no atendimento ao cliente |
Elaborar relatórios de atividade e fichas técnicas |
Implementar medidas visando a melhoria dos produtos e serviços. |
Aplicar protocolos de conservação, manutenção e higienização dos equipamentos específicos de lavandaria e rouparia, cozinha e bar. |
Adotar boas práticas de higienização e segurança em todos os serviços/departamentos. |
Atitudes |
Demonstrar autonomia e responsabilidade na aplicação dos procedimentos específicos relativos às operações hoteleiras. |
Demonstrar capacidades e atitudes fundamentais na relação interpessoal com o cliente como a escuta ativa, a empatia, o respeito, a assertividade e a clareza. |
Demonstrar capacidade de autonomia na coordenação dos diferentes serviços hoteleiros. |
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das funções atribuídas. |
Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas inerentes à higiene, segurança alimentar e segurança no trabalho. |
Demonstrar responsabilidade e ética profissional no cumprimento de regulamentos e legislação em hotelaria e turismo. |
Demonstrar capacidade de iniciativa e liderança na supervisão das equipas de trabalho e na gestão de relacionamentos interpessoais. |
Demonstrar flexibilidade, adaptando-se ao cliente. |