Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Matemática; Economia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Chaves Rua Dr. Júlio Martins, Nº1 25 50
Descrição geral Planear, gerir e coordenar o alojamento hoteleiro e empresas turísticas, assim como supervisionar equipas de trabalho, elaborar programas de ocupação hoteleira, coordenar atividades dos serviços de alimentação e bebidas e aplicar e acompanhar a implementação de política de marketing e vendas.
Atividades principais
Gerir e coordenar fluxos de comunicação entre os diversos serviços/departamentos de uma unidade hoteleira.
Aplicar e supervisionar boas práticas no atendimento ao cliente e na comunicação com entidades externas.
Assegurar o primeiro contacto do cliente com o hotel, efetuando o serviço de reservas, check-in e check-out.
Processar as reservas e aplicar as técnicas de vendas por diversos meios de divulgação oferecendo o produto e serviço adequado a cada cliente.
Coordenar a gestão dos andares e as tarefas inerentes, tais como, plano de limpezas, fiscalização dos quartos e gestão dos procedimentos técnicos e de segurança relacionados com lavandaria e rouparia.
Planear e executar tarefas relacionadas com alimentação e bebidas, como elaborar ementas, cartas de vinhos e as suas fichas técnicas, gestão de inventários e organizar os espaços de cozinha, bar e sala consoante a imagem e estratégia da unidade hoteleira, utilizando as regras de serviço e a linguagem técnica adequada.
Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como na gestão da carteira de clientes e dos pacotes turísticos associados ao serviço de hotelaria.
Aplicar a legislação em vigor ligada à atividade hoteleira conhecendo os direitos e obrigações da entidade e o direito do consumidor.
Apoiar os serviços de contabilidade inerentes à atividade da unidade hoteleira, identificando as rubricas de custos e de receitas.
Gerir e coordenar regras de protocolo e etiqueta de acordo com a tipologia e convidados na organização de eventos e atividades.
Gerir equipas de trabalho em diferentes serviços/departamentos.
Aplicar e executar os princípios e metodologias de Revenue Management às operações hoteleiras.
Planear a atividade hoteleira de acordo com as tendências relacionadas com o turismo e setor hoteleiro.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de conceitos chave de hotelaria, restauração, ciências empresariais, ferramentas informáticas aplicadas à hotelaria, turismo e línguas estrangeiras.
Conhecimentos abrangentes sobre comunicação, relações interpessoais e desenvolvimento pessoal.
Conhecimentos especializados das metodologias operacionais nos diversos serviços/departamentos de uma unidade hoteleira.
Conhecimentos abrangentes nas áreas de gastronomia e enologia.
Conhecimentos abrangentes de normas de higiene e segurança e normas HACCP.
Conhecimentos abrangentes das normas legais em vigor referente ao setor de hotelaria e restauração e direito do consumidor.
Conhecimentos especializados na área do atendimento ao cliente.
Conhecimentos especializados sobre técnicas de serviço de alimentação e bebidas.
Conhecimentos abrangentes de contabilidade aplicada à hotelaria.
Conhecimentos abrangentes em gestão de equipas intra e interdepartamental.
Conhecimentos especializados sobre as diferentes tipologias de empreendimentos turísticos.
Conhecimento especializados relativo às diferentes tipologias de eventos.
Aptidões
Identificar e avaliar especificidades das operações hoteleiras.
Aplicar metodologias de comunicação na relação com o cliente e a restante equipa de trabalho.
Identificar e aplicar os procedimentos inerentes à atuação e atividades dos diferentes serviços/departamentos numa unidade hoteleira.
Utilizar ferramentas informáticas de gestão de reservas, faturação, stocks e divulgação.
Aplicar boa práticas de higiene e segurança e normas HACCP.
Interpretar e aplicar a legislação e regulamentos afetos às unidades hoteleiras e turísticas.
Aplicar funções de gestão de equipas numa unidade hoteleira.
Aplicar uma postura profissional no atendimento ao cliente
Elaborar relatórios de atividade e fichas técnicas
Implementar medidas visando a melhoria dos produtos e serviços.
Aplicar protocolos de conservação, manutenção e higienização dos equipamentos específicos de lavandaria e rouparia, cozinha e bar.
Adotar boas práticas de higienização e segurança em todos os serviços/departamentos.
Atitudes
Demonstrar autonomia e responsabilidade na aplicação dos procedimentos específicos relativos às operações hoteleiras.
Demonstrar capacidades e atitudes fundamentais na relação interpessoal com o cliente como a escuta ativa, a empatia, o respeito, a assertividade e a clareza.
Demonstrar capacidade de autonomia na coordenação dos diferentes serviços hoteleiros.
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das funções atribuídas.
Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas inerentes à higiene, segurança alimentar e segurança no trabalho.
Demonstrar responsabilidade e ética profissional no cumprimento de regulamentos e legislação em hotelaria e turismo.
Demonstrar capacidade de iniciativa e liderança na supervisão das equipas de trabalho e na gestão de relacionamentos interpessoais.
Demonstrar flexibilidade, adaptando-se ao cliente.

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Operações Hoteleiras (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Psicologia (311) 311 3 0 0 2.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 12 0 0 10%
Ciências Empresariais (340) 340 11 0 0 9.17%
Informática (480) 480 6 0 0 5%
Hotelaria e Restauração (811) 811 69 0 0 57.5%
Turismo e Lazer (812) 812 6 0 0 5%
Indústrias Alimentares (541) 541 6 0 0 5%
Direito (380) 380 7 0 0 5.83%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 387h 749h 60
Semestral Enologia Técnica 811 81h 27h 38h
 ( T 11h  PL 27h  )
3
Semestral Gastronomia Técnica 811 81h 27h 38h
 ( T 11h  PL 27h  )
3
Semestral Gestão de Alimentos e Bebidas II Técnica 811 81h 27h 38h
 ( T 11h  PL 27h  )
3
Semestral Gestão de Alimentos e Bebidas I Técnica 811 81h 27h 38h
 ( T 11h  PL 27h  )
3
Semestral Atendimento ao Cliente Técnica 811 81h 27h 38h
 ( T 11h  PL 27h  )
3
Semestral Higiene e Segurança Alimentar Técnica 541 162h 60h 75h
 ( T 15h  PL 60h  )
6
Semestral Informática aplicada à Hotelaria Técnica 480 81h 27h 38h
 ( T 11h  PL 27h  )
3
Semestral Língua Estrangeira: Espanhol II Geral e científica 222 81h 0h 38h
 ( T 38h  )
3
Semestral Língua Estrangeira: Inglês II Geral e científica 222 81h 0h 38h
 ( T 38h  )
3
Semestral Contabilidade Aplicada à Hotelaria Técnica 340 135h 45h 60h
 ( T 15h  PL 45h  )
5
Semestral Introdução ao Turismo Geral e científica 812 81h 0h 38h
 ( T 38h  )
3
Semestral Legislação Hoteleira Técnica 380 189h 60h 83h
 ( T 23h  PL 60h  )
7
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Geral e científica 480 81h 0h 38h
 ( T 38h  )
3
Semestral Introdução às Operações Hoteleiras Técnica 811 162h 60h 75h
 ( T 15h  PL 60h  )
6
Semestral Língua Estrangeira: Espanhol I Geral e científica 222 81h 0h 38h
 ( T 38h  )
3
Semestral Língua Estrangeira: Inglês I Geral e científica 222 81h 0h 38h
 ( T 38h  )
3
2º Ano 1620h 255h 377h 60
Semestral Operações de Lavandaria Técnica 811 81h 27h 37h
 ( T 10h  PL 27h  )
3
Semestral Back Office Técnica 811 81h 27h 38h
 ( T 11h  PL 27h  )
3
Semestral Front Office Técnica 811 81h 27h 38h
 ( T 11h  PL 27h  )
3
Semestral Gestão de Andares Técnica 811 81h 27h 38h
 ( T 11h  PL 27h  )
3
Semestral Design Thinking e Empreendedorismo Técnica 340 162h 60h 75h
 ( T 15h  PL 60h  )
6
Semestral Gestão de Eventos Técnica 812 81h 27h 38h
 ( T 11h  PL 27h  )
3
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 811 810h
 (HEP 700h)
0h 0h
30
Semestral Coaching para Desenvolvimento Interpessoal Geral e científica 311 81h 0h 38h
 ( T 38h  )
3
Semestral Revenue Management Técnica 811 162h 60h 75h
 ( T 15h  PL 60h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)