Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Desenho; Geometria Descritiva; História da Cultura e Artes; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Guimarães ETESP | IPCA - Polo de Guimarães 25 60
Descrição geral Planear, conceber e desenvolver jogos digitais e produtos multimédia para diferentes ambientes e plataformas, assim como as suas componentes técnicas e artísticas, de forma individual ou integrado numa equipa de desenvolvimento multidisciplinar.
Atividades principais
Conceber e desenvolver jogos digitais, nas suas vertentes artísticas e técnicas, para diferentes ambientes e plataformas;
Conceber e construir narrativas, cenários e storyboards atrativos e criativos;
Conceber e construir personagens em formatos 2D e 3D adequados aos jogos e animações digitais;
Definir e criar os principais componentes necessários à criação de um jogo digital (design e software);
Desenhar um jogo digital nos seus componentes de história, ilustração, áudio, modelação e animação;
Utilizar diversas técnicas de design e programação para criar jogos digitais em diferentes ambientes e plataformas.
Desenvolver componentes áudio e efeitos visuais específicos para jogos digitais e conteúdos multimédia;
Programar jogos digitais e aplicações multimédia interativas;
Desenhar interfaces e protótipos de interacção para jogos digitais e produtos multimédia;
Desenvolver de forma autónoma ou em equipa todos os processo de criação de um jogo digital, a partir de uma ideia até ao produto final;
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de Matemática;
Conhecimentos abrangentes em Inglês Técnico;
Conhecimentos abrangentes de programação de jogos;
Conhecimentos abrangentes da história das artes criativas em geral e dos jogos digitais em particular;
Conhecimentos de abrangentes de planeamento e gestão de projetos de tecnologias de informação;
Conhecimentos abrangentes das tecnologias áudio utilizadas nos jogos digitais;
Conhecimentos abrangentes das técnicas de efeitos visuais utilizadas nos jogos digitais;
Conhecimentos fundamentais de algoritmia;
Conhecimentos fundamentais dos princípios da programação orientada a objetos;
Conhecimentos especializados de desenho de ambientes digitais de jogos e animações;
Conhecimentos especializados em técnicas de criação de narrativas, personagens, cenários e storyboards;
Conhecimentos especializados em motores e linguagens de programação de jogos;
Conhecimentos especializados em técnicas da animação digital;
Conhecimentos especializados linguagens de programação para plataformas interativas;
Conhecimentos especializados em design e prototipagem de jogos;
Conhecimentos especializados em técnicas de criação de personagens em formatos 2D e 3D.
Conhecimentos especializados de desenho e ilustração digital;
Aptidões
Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção e desenvolvimento de um jogo digital;
Criar conceitos inovadores para jogos digitais;
Identificar e aplicar técnicas de criação de narrativas, personagens, cenários e storyboards para jogos digitais e plataformas interativas;
Conceber animações para jogos digitais e plataformas interativas;
Identificar e utilizar os principais motores de jogos;
Identificar e aplicar as principais linguagens de programação para a criação de jogos digitais e plataformas interativas;
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de áudio para jogos digitais;
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de efeitos visuais para jogos digitais;
Criar, através de várias técnicas (analógicas e digitais), personagens e ambientes para jogos digitais;
Propor soluções criativas e originais na conceção e na produção de jogos digitais e plataformas interativas;
Identificar termos e expressões em inglês característicos dos jogos digitais ;
Criar de forma autónoma ou em equipa projetos para conteúdos digitais;
Criar projetos 2D e 3D a partir do esboço manual ou digital
Criar, através de ferramentas digitais protótipos de interação de jogos digitais ou plataformas interativas
Atitudes
Demonstrar capacidade para trabalho em equipas multidisciplinares e multifuncionais.
Demonstrar capacidade de comunicação de conceitos e ideias de forma clara;
Demonstrar adaptabilidade a novas ferramentas, processos e tecnologias;
Demonstrar capacidade de desenvolvimento de jogos digitais e plataformas interativas, de forma a responder aos critérios de qualidade exigidos pela sua atividade profissional;
Demonstrar capacidade de aplicação de processos e metodologias na produção de produtos digitais;
Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes ambientes profissionais, de gestão de tempo, de cumprimento de prazos e de datas;
Demonstrar capacidade de iniciativa e de aplicação criativa na resolução de problemas no âmbito do design e programação de jogos digitais;
Demonstrar autonomia e espírito crítico no exercício da sua atividade.

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Design de Jogos Digitais (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Áudio-Visuais e Produção dos Media (213) 213 84 0 0 70%
Design (214) 214 3 0 0 2.5%
Matemática (461) 461 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 3 0 0 2.5%
Ciências Informáticas (481) 481 24 0 0 20%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1680h 600h 600h 60
Semestral História e Evolução dos Jogos Técnica 214 84h 30h 30h
 ( TP 30h  )
3
Semestral Fundamentos Matemáticos para jogos Geral e científica 461 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Programação de Jogos I Técnica 481 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Animação para Jogos Digitais I Técnica 213 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Narrativa, personagens e cenário Técnica 213 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Design de Jogos I Técnica 213 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Desenho Digital II Técnica 213 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Introdução à Programação de Jogos Técnica 481 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Introdução à Animação Técnica 213 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 222 84h 30h 30h
 ( TP 30h  )
3
Semestral Desenho Digital I Técnica 213 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
2º Ano 1680h 300h 340h 60
Semestral Estágio help Em contexto de trabalho 213 840h
 (HEP 840h)
0h 40h
 ( OT 40h  )
30
Semestral Programação de Jogos II Técnica 481 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Audio e VFX Técnica 213 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Design de Jogos II Técnica 213 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Laboratório de Jogos Digitais Técnica 213 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Motores de Jogos Técnica 481 168h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)