Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Biologia e Geologia; Economia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Rio Maior Av. Dr. Mário Soares - Pavilhão Multiusos 20 40
Descrição geral Planear, organizar, implementar e avaliar sessões para os praticantes e equipas de esports, bem como na organização de eventos de esports.
Atividades principais
Planear, organizar, dirigir e avaliar sessões de treino e de competição das equipas e dos praticantes de esports
Planear, executar e avaliar eventos de esports
Participar na atividade de recrutamento de praticantes de esports
Gerir um clube de esports
Instalar e configurar computadores e consolas para jogos
Instalar, configurar, administrar e dar suporte a serviços e servidores dos jogos
Conhecimentos
Conhecimento fundamental sobre o papel dos esports na formação pessoal, social e educativa dos praticantes de esports.
Conhecimento abrangente sobre as plataformas que envolvem os jogos eletrónicos.
Conhecimento especializado sobre os principais jogos dos esports.
Conhecimentos abrangentes sobre a metodologia de treino e competição das equipas e dos praticantes de esports.
Conhecimentos fundamentais sobre a intervenção pedagógica no treino e na competição das equipas e dos praticantes de esports.
Conhecimentos abrangentes sobre o crescimento e desenvolvimento motor dos praticantes de esports.
Conhecimentos especializados em nutrição desportiva, nas necessidades energéticas específicas, na alimentação pré e pós-evento, na gestão do stress e do sono, e na suplementação nutricional adequada aos praticantes de esports.
Conhecimentos abrangentes sobre os benefícios da atividade física e motora para os praticantes de esports.
Conhecimentos fundamentais na área do planeamento, organização, avaliação e gestão de eventos de esports.
Conhecimentos abrangentes na criação, organização e gestão de clubes de esports.
Conhecimentos fundamentais sobre o papel e função do treinador de esports.
Conhecimentos fundamentaissobre componentes de hardware e requisitos de software para jogar com computadores e consolas.
Conhecimentos fundamentais sobre os servidores de jogo para os esports, ao nível dos procedimentos de instalação, opções de configuração, administração e práticas de segurança e proteção.
Aptidões
Utilizar os princípios e valores fundamentais dos esports como base para o planeamento do treino, da competição, das atividades e dos eventos de esports.
Identificar as diferentes mecânicas, regras, estratégias e personagens diferentes jogos eletrónicos por forma a conseguir intervir, avaliar e acompanhar os praticantes de esports.
Formar grupos de praticantes, estabelecer objetivos e metas claras, aplicar princípios pedagógicos adequados, coordenar e liderar, individualizar o ensino, além do monitorizar e avaliar continuamente os praticantes de esports.
Identificar talentos, avaliar o desempenho, tomar decisões de seleção, comunicar e negociar com os jogadores selecionados, e fornecer acompanhamento e suporte contínuos.
Aplicar nos treinos técnicas de intervenção pedagógica como o feedback e a gestão da sessão de treino.
Aplicar técnicas e estratégias de avaliação do desempenho dos praticantes nos eventos de esports.
Identificar e compreender as dinâmicas sociais e psicológicas inerentes aos esports por forma a conseguir auxiliar na promoção do bem estar social e emocional dos praticantes.
Propor exercícios para as sessões de treino.
Definir serviços de apoio logístico e de gestão de competições para eventos de esports.
Propor medidas administrativas e desportivas na gestão de clubes de esports.
Utilizar procedimentos tecnológicos para instalar e ajustar as configurações de hardware, software, e as opções dos diferentes jogos.
Utilizar procedimentos tecnológicos na configuração e administração de servidores para os esports.
Atitudes
Motivar os praticantes para um envolvimento nos jogos e eventos de esports através de uma postura de paixão, conhecimento especializado, comunicação efetiva, empatia, inspiração, suporte e encorajamento.
Adaptar-se à evolução da tecnologia aplicada aos materiais, produtos e serviços relacionados com os esports.
Revelar compromisso com a excelência, domínio dos jogos, facilitação da aprendizagem, orientação personalizada, abordagem inclusiva e atualização contínua.
Demonstrar capacidade de comunicação, colaboração e empatia com os diversos interlocutores.
Revelar capacidade de organização e adaptação às imprevisibilidades que o contexto apresenta.
Revelar capacidade de adaptação às características pessoais (sociais e psicológicas) dos praticantes de esports.
Demonstrar uma compreensão do papel crucial que a atividade física desempenha na saúde e bem-estar geral através de uma comunicação de forma clara e persuasiva sobre os benefícios da atividade física, adaptando a mensagem sobre a sua importância às necessidades e interesses dos praticantes de esports.
Demonstra rigor, iniciativa e responsabilidade no cumprimentos das regras e procedimentos organizacionais.
Adota boas práticas profissionais, éticamente fundadas, no exercício da atividade.

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Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desporto (813) 813 76 0 0 63.33%
Marketing e Publicidade (342) 342 4 0 0 3.33%
Psicologia (311) 311 4 0 0 3.33%
Estatística (462) 462 6 0 0 5%
Ciências Informáticas (481) 481 16 0 0 13.33%
Eletrónica e Automação (523) 523 4 0 0 3.33%
Terapia e Reabilitação (726) 726 4 0 0 3.33%
Gestão e Administração (345) 345 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 650h 650h 60
Semestral 2ºS Organização de clubes e eventos de esports Técnica 345 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 2ºS Comportamento Motor em esports Técnica 813 150h 60h 60h
 ( TP 30h  PL 30h  )
6
Semestral 2ºS Nutrição nos esports Técnica 726 100h 45h 45h
 ( TP 45h  )
4
Semestral 2ºS Blockchain e esports Técnica 481 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 2ºS Esports II Técnica 813 200h 100h 100h
 ( TP 50h  PL 50h  )
8
Semestral 1ºS Planeamento e organização de sessões de treino e de competição Técnica 813 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 1ºS Desporto e Condição Física nos esports Técnica 813 150h 60h 60h
 ( TP 30h  PL 30h  )
6
Semestral 1ºS Introdução aos Mundos Virtuais Técnica 481 150h 60h 60h
 ( TP 30h  PL 30h  )
6
Semestral 1ºS Introdução aos esports Geral e científica 813 100h 45h 45h
 ( TP 45h  )
4
Semestral 1ºS Esports I Técnica 813 200h 100h 100h
 ( TP 50h  PL 50h  )
8
2º Ano 1500h 385h 435h 60
Semestral 1ºS Psicologia dos esports Técnica 311 100h 45h 45h
 ( TP 45h  )
4
Semestral 1ºS Esports III Técnica 813 200h 100h 100h
 ( TP 50h  PL 50h  )
8
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 813 750h
 (HEP 730h)
0h 50h
 ( E 50h  )
30
Semestral 1ºS Marketing e empreendedorismo pessoal nos esports Técnica 342 100h 60h 60h
 ( TP 60h  )
4
Semestral 1ºS Servidores para esports Técnica 481 100h 60h 60h
 ( TP 30h  PL 30h  )
4
Semestral 1ºS Computadores e Consolas para esports Técnica 523 100h 60h 60h
 ( TP 30h  PL 30h  )
4
Semestral 1ºS Estatística aplicada ao desempenho nos esports Técnica 462 150h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)