Curso


Diploma de técnico superior profissional
O seguinte conjunto de áreas: Artes Visuais, Multimedia, Design de Comunicação
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Senhora da Hora Av. Calouste Gulbenkian - Senhora da Hora 20 40
Descrição geral Concebe, planeia, organiza, desenvolve, executa ou supervisiona a realização de projetos de Design de Interfaces e Multimédia
Atividades principais
Conceber, desenvolver e executar projetos de design de interfaces para multiplataformas de divulgação e comunicação estáticas, dinâmicas e interativas;
Conceber, desenvolver e executar interfaces para sítios web e aplicativos (web design e app’s);
Executar atividades ligadas ao registo, edição e publicação de imagens fotográficas, vídeo e animação para a produção digital de conteúdos;
Coordenar, orientar e executar atividades técnicas no domínio do design de interfaces e multimédia;
Planear, organizar e supervisionar a qualidade e os processos de produção, edição e pós-produção associados aos projetos de design de interfaces e multimédia nas diferentes plataformas de comunicação;
Integrar transversalmente conhecimentos teóricos e tecnológicos na atividade projetual;
Integrar equipas multidisciplinares no desenvolvimento de projetos de design;
Conhecimentos
Conhecimento especializado de metodologias e processos de design aplicados ao projeto;
Conhecimento especializado da linguagem técnica na área de especialização do curso;
Conhecimento especializado de equipamentos e programas informáticos específicos de edição gráfica e multimédia;
Conhecimento especializado de técnicas e processos de criação de conteúdos de design de comunicação e interfaces em suporte analógico ou digital, para multiplataformas;
Conhecimento especializado de técnicas e processos de conceção, planeamento e execução de conteúdos de web design;
Conhecimento especializado de desenho de interfaces na realização de apps e outras aplicações para dispositivos móveis recorrendo dos conceitos de UI — user interface design e UX — user experience design;
Conhecimento especializado de técnicas e processos de conceção, planeamento e execução de narrativas e conteúdos audiovisuais;
Conhecimento especializado de técnicas e processos de ilustração digital e analógica;
Conhecimento especializado de técnicas e processos de modelação e animação digital;
Conhecimento especializado de técnicas de expressão oral e escrita em língua portuguesa e inglesa;
Conhecimento teórico sobre a prática artística no âmbito da fotografia digital;
Conhecimento teórico sobre conceitos de economia circular, sustentabilidade e economia azul numa perspetiva inter e transdisciplinar;
Conhecimento fundamental dos aspetos formais, técnicos, materiais e operativos referenciados com realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista;
Conhecimento fundamental dos aspetos formais, técnicos, materiais e operativos referenciados com videomapping;
Conhecimento fundamental dos aspetos formais, técnicos, materiais e operativos referenciados com packaging design;
Conhecimento fundamental dos valores identitários das marcas do ponto de vista concetual, normativo e aplicacional;
Conhecimento fundamental da qualidade nas organizações, produtos e serviços;
Conhecimento fundamental de gestão de projetos e de boas práticas profissionais;
Conhecimento abrangente nas áreas de edição e produção gráfica;
Conhecimento abrangente da linguagem infográfica e dos sistemas de visualização da informação nos contextos jornalístico, educativo, explicativo, e didático, por meios analógicos, digitais e interativos;
Conhecimento abrangente de questões éticas e deontológicas;
Aptidões
Conceber, desenvolver e executar projetos de design de comunicação e interfaces gráficos para multiplataformas;
Conceber, desenvolver e executar interfaces para websites e aplicações móveis, recorrendo dos conceitos de UI — user interface design e UX — user experience design;
Conceber, desenvolver e executar projetos de design de identidade visual;
Conceber, desenvolver e executar animações digitais; utilizando editores e ferramentas informáticas de animação gráfica, para integrar em produtos multimédia;
Conceber, desenvolver e executar imagens, fixas e animadas, para integrar em produtos multimédia;
Pesquisar, identificar e analisar informação relevante;
Utilizar os processos e as metodologias de design de projeto;
Selecionar e utilizar com proficiência os equipamentos, editores e programas informáticos específicos;
Identificar anomalias nos processos e proceder às correções necessárias;
Elaborar fichas técnicas detalhadas para orientar o processo de produção nos diversos meios e suportes;
Controlar os processos e orientar tecnicamente o desenvolvimento de produtos de design de comunicação impresso, digital e interativo;
Supervisionar e assegurar a qualidade nos processos de pré-impressão, impressão e acabamentos;
Planificar e controlar a edição e produção de objetos e produtos gráficos analógicos e digitais, tendo em consideração os processos e os orçamentos;
Identificar os conceitos relacionados com os direitos e deveres individuais, deontologia profissional e responsabilidade social;
Aplicar competências orais e escritas em situações comunicativas diversas;
Exercer funções na área do design de comunicação e interfaces em empresas, organismos e instituições;
Organizar briefings e apresentações de projetos a clientes;
Atitudes
Atuar respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho;
Demonstrar autonomia, iniciativa, polivalência, comportamento ético e sentido de responsabilidade;
Demonstrar capacidade de autoavaliação do seu desempenho em função dos objetivos definidos;
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, respeitando a autonomia individual, e as competências profissionais de cada um dos intervenientes;
Demonstrar capacidade para aprender e acolher críticas para melhorar as soluções;
Demonstrar capacidade para gerir conflitos deontológicos e desenvolver um raciocínio moral a um nível adequado;
Demonstrar capacidade para gerir projetos e utilizar boas práticas profissionais;
Demonstrar capacidade para participar em debates temáticos e recorrer a modelos de referência documental;
Demonstrar capacidade de comunicação escrita e verbal em situações comunicativas diversas;
Demonstrar sentido crítico e cultura visual específica;
Demonstrar sentido estético e criativo ao nível técnico, conceptual e artístico;
Demonstrar destreza e rigor técnico na concretização de soluções de design;
Demonstrar flexibilidade na adaptação a diferentes situações e contextos profissionais e laborais;
Demonstrar hábitos de trabalho, espírito empreendedor e responsabilidade profissional;
Demonstrar interesse e motivação na atualização de conhecimentos;

--
Design de Interfaces e Multimedia (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Design (214) 214 72 0 0 60%
Desenvolvimento pessoal (090) 090 4 0 0 3.33%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 3 0 0 2.5%
Estatística (462) 462 2 0 0 1.67%
Marketing e Publicidade (342) 342 3 0 0 2.5%
Artes (210) 210 3 0 0 2.5%
Áudio-Visuais e Produção dos Media (213) 213 27 0 0 22.5%
Ciências do Ambiente (422) 422 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 608h 751h 60
Semestral 1ºS Laboratório de Fotografia e Imagem Técnica 213 100h 48h 48h
 ( PL 48h  )
4
Semestral 1ºS Laboratório de Animação Gráfica I Técnica 213 100h 48h 48h
 ( PL 48h  )
4
Semestral 2ºS Laboratório de Design Editorial II Técnica 214 125h 60h 60h
 ( PL 60h  )
5
Semestral 1ºS Laboratório de Design Editorial I Técnica 214 175h 84h 84h
 ( PL 84h  )
7
Semestral 1ºS Laboratório de Design I — Identidade Técnica 214 175h 84h 84h
 ( PL 84h  )
7
Trimestral 1ºT Inglês Técnico Geral e científica 222 75h 24h 24h
 ( TP 24h  )
3
Semestral 1ºS Design e Sustentabilidade — Fundamentos Geral e científica 422 75h 0h 32h
 ( S 32h  )
3
Trimestral 2ºT Introdução à Estatística Geral e científica 462 50h 16h 50h
 ( TP 16h  O 34h  )
2
Trimestral 1ºT Conduta Profissional e Qualidade Geral e científica 090 50h 16h 50h
 ( TP 16h  O 34h  )
2
Semestral 2ºS Web Design e Aplicações Móveis I Técnica 214 150h 72h 72h
 ( PL 72h  )
6
Semestral 2ºS Laboratório de Animação Gráfica II Técnica 213 150h 72h 72h
 ( PL 72h  )
6
Semestral 2ºS Laboratório de Design II — Infografia Técnica 213 125h 60h 60h
 ( PL 60h  )
5
Semestral 2ºS Marketing Digital e Gestão da Marca Geral e científica 342 75h 24h 24h
 ( PL 24h  )
3
Trimestral 3ºT Design e Sustentabilidade — Aprofundamento Geral e científica 422 75h 0h 43h
 ( S 43h  )
3
2º Ano 1500h 316h 1132h 60
Trimestral 1ºT Empreendedorismo e Inovação Geral e científica 090 50h 16h 50h
 ( TP 16h  O 34h  )
2
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 214 750h
 (HEP 750h)
0h 750h
 ( E 750h  )
30
Semestral 1ºS Web Design e Aplicações Móveis II Técnica 214 175h 84h 84h
 ( PL 84h  )
7
Semestral 1ºS Laboratório de Edição e Produção Gráfica Técnica 213 100h 48h 48h
 ( PL 48h  )
4
Semestral 1ºS Laboratório de Audiovisual Técnica 213 100h 48h 48h
 ( PL 48h  )
4
Semestral 1ºS Laboratório de Design III — Embalagem Técnica 214 175h 84h 84h
 ( PL 84h  )
7
Semestral 1ºS Desenho e Ilustração Digital Técnica 210 75h 36h 36h
 ( PL 36h  )
3
Trimestral 1ºT Design e Sustentabilidade - Casos de Estudo Técnica 214 75h 0h 32h
 ( S 32h  )
3
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)