Curso


Diploma de técnico superior profissional
Duas das seguintes áreas: Português; Desenho; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 15
Total de alunos inscritos em simultâneo 30
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Mirandela Campus do Cruzeiro - Avenida 25 de Abril, Cruzeiro, Lote 2. Apartado 128 15 30
Descrição geral Contribuir, de forma autónoma ou sob supervisão, para analisar, desenhar, desenvolver e avaliar jogos digitais e produtos gamificados com objetivos sérios ou lúdicos recorrendo a tecnologias específicas e integrando equipas multidisciplinares.
Atividades principais
Conceber e coordenar a análise e adaptação de jogos existentes na dinamização de ações e/ou eventos;
Desenvolver/desenhar jogos digitais com propósitos não lúdicos
Desenvolver/desenhar produtos gamificados
Planear e monitorizar a adoção de ferramentas adequadas às pipelines de design e desenvolvimento necessárias a um projeto;
Elaborar toda a documentação necessária e relativa a cada projeto
Produzir e integrar conteúdos digitais em diferentes formatos;
Testar protótipos de acordo com a experiência do utilizador;
Trabalhar colaborativamente em equipas multidisciplinares
Estudar as necessidades de clientes e recolher informação sobre o contexto de modo a responder ao solicitado
Desenvolver projetos com uma perspectiva ética.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de história e cultura dos jogos digitais
Conhecimentos fundamentais sobre princípios da gamificação
Conhecimentos especializados de programação
Conhecimentos especializados para implementar interfaces e experiências para o utilizador
Conhecimentos especializados para produção de conteúdos (imagem, vídeo, áudio, 2D e 3D)
Conhecimentos especializados da linguagem técnica aplicada ao universo dos jogos digitais e gamificação
Conhecimentos abrangentes de redação e elaboração de diversos tipos de texto
Conhecimentos especializados de comunicação interpessoal e entre equipas
Conhecimentos especializados de análise e crítica de jogos e produtos gamificados
Aptidões
Identificar e aplicar as diferentes fases da conceção, design e desenvolvimento de um jogo digital ou produto gamificado
Analisar diferentes ambientes e plataformas digitais para a implementação de jogos digitais ou produtos gamificados
Identificar e aplicar princípios de design adequados de acordo com públicos-alvo e contextos de aplicação de jogos digitais e produtos gamificados
Identificar e aplicar as pipelines, ferramentas, motores de jogo, algoritmos e estruturas de dados mais adequados a cada tipo de projeto
Identificar e aplicar as técnicas adequadas de conceção, captação e produção de conteúdos (imagem, vídeo, áudio, 2D e 3D)
Conceber jogos digitais e produtos gamificados reconhecendo o papel das emoções e comportamentos humanos nas interações
Identificar necessidades e responder criativamente com soluções de jogos e produtos gamificados
Aplicar raciocínio analítico na resolução e descrição de problemas
Comunicar e interpretar documentação técnica em língua portuguesa e inglesa
Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação em projetos colaborativos
Atitudes
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal
Demonstrar capacidade de trabalho colaborativo em equipas multidisciplinares, liderança e gestão adequada de situações de conflito, incentivando a motivação intrínseca e extrínseca
Demonstrar atitude ética na atividade profissional de design e desenvolvimento
Demonstrar proatividade na interpretação de contextos variados, análise e resolução de problemas
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas de ordem técnica
Demonstrar adaptação e flexibilidade em diferentes situações e contextos profissionais
Demonstrar empenho no desenvolvimento de tarefas, com base em elevados padrões de qualidade, e aprendizagem contínua ao longo da vida Demonstrar empenho no desenvolvimento de tarefas, com base em elevados padrões de qualidade, e na aprendizagem contínua ao longo da vida
Demonstrar iniciativa e empreendedorismo
Demonstrar comportamento ético

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Design de Jogos Digitais e Gamificação (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Áudio-Visuais e Produção dos Media (213) 213 92 0 0 76.67%
Ciências Informáticas (481) 481 24 0 0 20%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 600h 600h 60
Semestral 2ºS Motores e Plataformas de Desenvolvimento 1 Técnica 481 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 2ºS Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 2 Geral e científica 213 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 1ºS Laboratório De Jogos 1 help Técnica 213, 481 162h 60h 60h
 ( PL 60h  )
6
Semestral 1ºS Vídeo, Pós-produção e Gráficos Animados Técnica 213 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 1ºS Comunicação Visual e Semiótica Para Jogos Geral e científica 213 108h 40h 40h
 ( TP 40h  )
4
Semestral 1ºS Inglês Técnico Para Jogos Geral e científica 222 108h 40h 40h
 ( TP 40h  )
4
Semestral 1ºS Introdução à Programação Técnica 481 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 1ºS Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 1 Geral e científica 213 108h 40h 40h
 ( TP 40h  )
4
Semestral 2ºS Laboratório de Jogos 2 help Técnica 213, 481 162h 60h 60h
 ( PL 60h  )
6
Semestral 2ºS Assets 2D Técnica 213 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 2ºS Design de Interfaces Para Jogos Técnica 213 81h 30h 30h
 ( TP 30h  )
3
Semestral 2ºS Design da Experiencia do Utilizador Técnica 213 81h 30h 30h
 ( TP 30h  )
3
2º Ano 1620h 273h 333h 60
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 213 810h
 (HEP 750h)
0h 60h
 ( OT 60h  )
30
Semestral 1ºS Laboratório de Jogos 3 help Técnica 213, 481 162h 60h 60h
 ( PL 60h  )
6
Semestral 1ºS Áudio Imersivo Para RE Técnica 213 81h 30h 30h
 ( TP 30h  )
3
Semestral 1ºS Vídeo 360º Técnica 213 81h 3h 3h
 ( TP 3h  )
3
Semestral 1ºS 3D Low-Poly Para RE Técnica 213 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 1ºS Motores e Plataformas de desenvolvimento 2 Técnica 481 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral 1ºS Teoria e Cultura dos Jogos e Gamificação 3 Geral e científica 213 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)