Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 80
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Leiria Campus 2 - Morro do Lena, Alto do Vieiro, Apt 4163 30 80
Descrição geral Criar, planear, coordenar, executar e acompanhar operações de transformação digital dos negócios, utilizando plataformas e ferramentas digitais sob uma ótica de utilização eficiente e sustentável dos recursos.
Atividades principais
Participar na transformação digital dos negócios
Identificar oportunidades e ameaças do ambiente de negócio digital
Participar na definição e implementação da estratégia de e-commerce
Participar na implementação das atividades marketing
Participar na definição e implementação da comunicação digital
Produzir conteúdos digitais
Identificar e solucionar desafios relacionados com o ambiente digital
Recolher e analisar dados para apoiar a tomada de decisão
Gerir sistemas integrados de gestão e selecionar em função das necessidades
Participar na elaboração e análise de projetos de investimento
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes das soluções e ferramentas de transformação digital das organizações
Conhecimentos abrangentes de estratégias e modelos de negócio digitais
Conhecimentos abrangentes de plataformas tecnológicas para e-Commerce
Conhecimentos especializado de instrumentos básicos de gestão
Conhecimento dos conceitos fundamentais do marketing
Conhecimentos especializados de sistemas integrados de gestão
Conhecimentos aprofundados de análise do comportamento do consumidor no ambiente digital
Conhecimentos aprofundados das ferramentas de comunicação digital e criação de conteúdos
Conhecimentos abrangentes de recolha e análise de dados
Conhecimentos especializado de logística sustentável
Conhecimentos abrangentes do interesse e das premissas da análise de investimento
Conhecimentos abrangentes de língua inglesa
Aptidões
Apoiar processos de transformação digital
Operacionalizar estratégias digitais
Gerir marketplaces
Interpretar e acompanhar tendências
Definir e implementar estratégias de comunicação digital
Aplicar a legislação associada à proteção de dados
Aplicar conceitos da logística sustentável
Monitorizar resultados
Avaliar financeiramente um projeto de investimento
Atitudes
Demonstrar orientação para os resultados
Demonstrar orientação para o mercado
Demonstrar curiosidade pela aprendizagem de novos conceitos e novos processos de trabalho
Demonstrar facilidade de relacionamento interpessoal e de integração em equipas de trabalho
Ser ágil nos processos de trabalho
Ser empreendedor
Ser disciplinado na execução de tarefas individuais e de grupo
Ser responsável e capaz de trabalhar com autonomia
Ser proativo na procura de soluções

--
Negócios Digitais (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Gestão e Administração (345) 345 54 0 0 45%
Ciências Informáticas (481) 481 20 0 0 16.67%
Marketing e Publicidade (342) 342 23 0 0 19.17%
Finanças, Banca e Seguros (343) 343 6 0 0 5%
Economia (314) 314 6 0 0 5%
Matemática (461) 461 5 0 0 4.17%
Direito (380) 380 4 0 0 3.33%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 2 0 0 1.67%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 630h 630h 60
Semestral Bases de Dados e Sistemas de Informação Técnica 481 162h 60h 60h
 ( TP 20h  PL 40h  )
6
Semestral Fundamentos de Cibersegurança Técnica 481 54h 30h 30h
 ( PL 30h  )
2
Semestral Comportamento do Consumidor e Estudos de Mercado Técnica 342 162h 60h 60h
 ( TP 40h  PL 20h  )
6
Semestral Direito e Proteção de Dados Geral e científica 380 108h 45h 45h
 ( TP 45h  )
4
Semestral Estratégia de Negócios Digitais Técnica 345 162h 60h 60h
 ( TP 45h  PL 15h  )
6
Semestral Economia e Sustentabilidade Geral e científica 314 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Princípios de Marketing Técnica 342 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral E-Commerce e Marketplaces Técnica 342 135h 45h 45h
 ( TP 30h  PL 15h  )
5
Semestral Aplicações Informáticas para Negócios Técnica 481 162h 60h 60h
 ( PL 60h  )
6
Semestral Princípios de Gestão Técnica 345 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Matemática Aplicada às Ciências Sociais Geral e científica 461 135h 60h 60h
 ( TP 45h  PL 15h  )
5
Semestral Língua Inglesa Geral e científica 222 54h 30h 30h
 ( TP 30h  )
2
2º Ano 1620h 315h 315h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 345 810h
 (HEP 640h)
0h 0h
30
Semestral Aplicações para Marketing Digital Técnica 481 162h 60h 60h
 ( PL 60h  )
6
Semestral Logística Sustentável Técnica 345 135h 45h 45h
 ( TP 45h  )
5
Semestral Comunicação Digital Técnica 342 162h 60h 60h
 ( TP 40h  PL 20h  )
6
Semestral Empreendedorismo e Inovação Digital Técnica 345 135h 60h 60h
 ( TP 40h  PL 20h  )
5
Semestral Elaboração e Análise de Projetos de Investimento Técnica 343 162h 60h 60h
 ( TP 60h  )
6
Semestral Técnicas de Negociação Técnica 345 54h 30h 30h
 ( TP 30h  )
2
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)