Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes de hábitos e culturas alimentares. |
Conhecimentos abrangentes relativos à caracterização, organização e funcionamento do setor da restauração e bebidas. |
Conhecimentos abrangentes sobre o setor turístico, aspetos técnicos e organizativos ligados à oferta e à procura turísticas. |
Conhecimentos abrangentes de inglês, envolvendo temáticas e abordagens específicas de gastronomia e vinhos que facilitam a comunicação. |
Conhecimentos abrangentes de comunicação digital. |
Conhecimento abrangentes das tecnologias de informação e comunicação aplicado ao turismo. |
Conhecimentos abrangentes das normas fundamentais de segurança, higiene e saúde. |
Conhecimentos especializados em vinhos e em identificação da viticultura regional. |
Conhecimentos especializados de gestão e controlo de custos ligado ao setor da restauração. |
Conhecimentos especializados das políticas sustentáveis aplicadas à restauração e bebidas. |
Conhecimentos abrangentes da língua portuguesa para comunicar internamente e externamente (falado e escrito). |
Conhecimentos abrangentes na formulação de novos menus enogastronómicos. |
Conhecimentos especializados em estratégias e técnicas de marketing. |
Conhecimentos especializados em empreendedorismo e inovação. |
Conhecimentos fundamentais de operações e serviços de cozinha, mesa e vinhos de estabelecimentos de restauração e similares, |
Conhecimentos fundamentais das técnicas de restauração e bebidas. |
Conhecimentos fundamentais em Inovação ligada à gastronomia e vinhos. |
Conhecimentos fundamentais das normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à atividade profissional. |
Conhecimentos fundamentais de planeamento, organização e gestão de eventos e de atividades de animação em unidades de enogastronomia. |
Aptidões |
Identificar as tendências de novos produtos e serviços ligados à enogastronomia. |
Identificar diferentes tipos de vinhos e regiões vitivinícolas. |
Aplicar as técnicas de supervisão do cumprimento das normas de qualidade, higiene e segurança alimentar nas operações de restauração e bebidas. |
Aplicar as técnicas de supervisão do cumprimento de armazenamento e manutenção dos equipamentos e utensílios. |
Organizar e coordenar atividades no espaço da cozinha e prestar serviços personalizados de mesa e vinhos. |
Desenhar o organograma do serviço de operações de restauração e bebidas. |
Aplicar técnicas de construção e definição de elementos chave na elaboração de cartas e menus enogastronómicos. |
Aplicar estratégias de marketing diferenciadas em função da segmentação dos clientes. |
Utilizar métodos e as técnicas de gestão da produção e orçamentação dos produtos e serviços de restauração e bebidas. |
Utilizar meios informáticos e de comunicação aplicado à restauração e bebidas. |
Aplicar técnicas de controlo de gestão e de análise do desempenho e situação financeira do serviço de comidas e bebidas através de rácios financeiros. |
Aplicar as regras gramaticais e o vocabulário técnico na utilização das línguas portuguesa e inglesa em contexto de comunicação oral e escrita. |
Dinamizar e conduzir diálogos e relacionamentos que promovam a interação entre turistas, bem como o conhecimento e o respeito pelos valores culturais portugueses. |
Propor o uso de bens alimentares locais na gastronomia específica e vinhos das regiões portuguesas. |
Criar soluções inovadoras para desenvolvimento de novos menus alimentares. |
Planear, organizar e coordenar e eventos, aplicando as normas protocolares de serviços enogastronómicos. |
Atitudes |
Transmitir a cultura organizacional do estabelecimento de restauração e bebidas, agindo em função dos diferentes contextos de trabalho. |
Comunicar, de forma clara e assertiva, a nível interno e externo ao estabelecimento de restauração e bebidas, com interlocutores diferenciados. |
Facilitar o relacionamento interpessoal a nível interno e externo ao estabelecimento de restauração e bebidas, com diferentes interlocutores. |
Demonstrar capacidade de liderança e motivação dos interlocutores na gestão de equipas de trabalho. |
Demonstrar adaptabilidade e flexibilidade a novas situações (diferentes clientes, produtos, contextos de trabalho e tendências de mercado). |
Demonstrar capacidade de comunicação e negociação, revelando assertividade e orientação para os resultados. |
Demonstrar responsabilidade e autonomia. |
Agir em função de princípios éticos e deontológicos. |
Cuidar da imagem pessoal e postura profissional. |
Demonstrar proatividade, espírito de iniciativa, criatividade e inovação. |
Demonstrar capacidade de diagnóstico das necessidades e expetativas do cliente. |
Demonstrar capacidade de atualização face às novas tendências de mercado. |
Demonstrar facilidade no acolhimento, empenho, disponibilidade e hospitalidade. |
Demonstrar interesse na preservação e valorização dos recursos endógenos. |
Evidenciar recetividade e espírito colaborativo na implementação de novos menus. |
Demonstrar capacidade de resiliência, autodomínio e superação de pressões. |