Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Geografia ou História ou Inglês
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Gaia Av. dos Descobrimentos, 333 - Santa Marinha 20 50
Descrição geral Proceder ao planeamento de operações turísticas, organização, construção, desenvolvimento, comercialização e promoção de serviços/produtos turísticos em organizações turísticas (públicas/privada), coadjuvadas com os suportes e domínio de diversas ferramentas e plataformas digitais para o efeito.
Atividades principais
Planificar, conceber e gerir produtos, serviços/produtos e destinos turísticos.
Organizar, promover e comercializar produtos/serviços e destinos turísticos, de acordo com os diferentes públicos alvo.
Planear, organizar, dinamizar e promover atividades de animação turística e eventos turísticos.
Colaborar nas políticas de comunicação e marketing, e aplicar as estratégias, planos, ações dirigidas ao marketing 4.0.
Colaborar no desenvolvimento da política comercial, salvaguardando e garantindo a qualidade e orientação para o cliente.
Colaborar e ajudar no desenvolvimento dos procedimentos inerentes à gestão de qualidade na empresa turística.
Organizar, gerir equipas de trabalho e recursos, fluxos e operações turísticas.
Prestar informações oralmente e por escrito, em língua portuguesa, em língua inglesa e em outra língua estrangeira, de forma a facilitar a comunicação com clientes nacionais e estrangeiros e com outros interlocutores, e prestar assistência aos clientes, com vista a garantir um serviço de qualidade.
Identificar geograficamente os principais destinos turísticos nacionais e estrangeiros, e conhecer a História, Arte e Património a nível nacional.
Utilizar os meios, suportes, plataformas informáticos aplicados à atividade turística, e ao turismo 4.0.
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais em planeamento, conceção e gestão de produtos e serviços turísticos, e de organização do trabalho. 
Conhecimentos especializados de organização, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos.
Conhecimentos fundamentais em organização de atividades de animação e de gestão de eventos. 
Conhecimentos fundamentais em marketing e marketing 4.0.
Conhecimentos especializados em promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos, atendendo aos normativos fixado pela gestão da qualidade.
Conhecimentos fundamentais dos princípios de gestão da qualidade dos produtos e serviços turísticos. 
Conhecimentos fundamentais de Gestão de Recursos Humanos – conhecer fundamentos de liderança e gestão, staffing,  gestão de carreiras e relações interpessoais. 
Conhecimentos fundamentais de língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação fluente e conhecimentos do respetivo vocabulário  técnico específico).
Conhecimentos básicos em Geografia turística, e fundamentais em História, Arte e Património a nível nacional.
Conhecimentos fundamentais das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão turística (plataformas, aplicações, e sistemas de distribuição geográficos e gestão hoteleira).
Aptidões
Aplicar as técnicas de planificação e organização de produtos e serviços turísticos.
Aplicar os métodos de organização e as técnicas de comercialização de produtos e serviços turísticos
Aplicar as metodologias e técnicas de conceção e gestão de atividades de animação e gestão de eventos.
Definir a política de marketing de empresas turísticas relativa a produtos e serviços, preços, distribuição, promoção, publicidade e venda. O contributo e aplicação do marketing 4.0. no turismo.
Definir e aplicar métodos e técnicas de promoção e venda de produtos e serviços turísticos.
Aplicar as normas e os procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade.   
Aplicar as diversas metodologias inerentes à gestão e liderança de recursos humanos.
Aplicar as regras gramaticais e o vocabulário técnico na utilização das línguas, inglesa e outra língua estrangeira, em contexto de comunicação oral e escrita, com clientes nacionais e estrangeiros e com outros interlocutores. 
Identificar e caraterizar os principais destinos a nível nacional/mundial por continentes / regiões e países, clima, diversidade de recursos turísticos, história, e nível de vida e população.
Identificar e operacionalizar os principais sistemas e tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão e operação turística.
Atitudes
Demonstrar responsabilidade, iniciativa e autonomia, no processo de decisão e gestão da organização de produtos/serviços turísticos, e de organização de trabalho.
Demonstrar capacidade em gestão de equipas de trabalho, demonstrando espírito de equipa e assegurando a sua motivação, e capacidade de negociação, promoção e comercialização de produtos/serviços turísticos.  
Demostrar capacidade empreendedora de promover atividades de animação e implementação e gestão de eventos, de acordo com as melhores metodologias e técnicas de conceção.
Demonstrar a capacidade em construir e operacionalizar planos de marketing, e implementar a aplicação das funcionalidades subjacente ao marketing 4.0.
Demonstrar capacidade de comunicação e negociação, revelando assertividade e orientação para os resultados, atendendo aos padrões de qualidade exigidos.
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das normas e procedimentos de sistemas de gestão da qualidade.
Demonstrar capacidade em gestão de equipas, fluxos trabalho e recursos, demonstrando espírito de equipa e assegurando a sua motivação.
Demonstrar capacidade em comunicar em língua estrangeira, a nível interno e externo à empresa, com interlocutores diferenciados. 
Demonstrar capacidade em identificar os principais destinos nacionais e internacionais, e interpretar a importância da história dos mesmos, e dos diversos elementos de arte e do património monumental segundo época, estilo e significado.
Demonstrar capacidade em operacionalização com os diversos suportes e sistemas operativos adaptados à gestão da comunicação e, ao planeamento, à programação e ao controlo das diversas atividades inerentes de uma organização turística.

--
Gestão de Atividades Turísticas 4.0 (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Turismo e Lazer (812) 812 60 0 0 50%
Gestão e Administração (345) 345 24 0 0 20%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (482) 482 6 0 0 5%
História e Arqueologia (225) 225 12 0 0 10%
Direito (380) 380 6 0 0 5%
Marketing e Publicidade (342) 342 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 450h 600h 60
Semestral 1ºS Tecnologias de Informação e Comunicação Geral e científica 482 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 1ºS Comunicação em Língua Inglesa Geral e científica 222 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 2ºS Gestão Estratégica e Comercial 4.0. Técnica 345 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 2ºS Marketing Aplicado 4.0. Técnica 342 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 2ºS Sistemas de Informação e Operações em Agências de Viagens Técnica 812 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 2ºS Gestão de Recursos Humanos nas Organizações Geral e científica 345 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 2ºS Cultura do Mundo Contemporâneo Geral e científica 225 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 1ºS Criação de experiência turísticas, acessíveis e inclusivas Técnica 812 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 1ºS Direito e Legislação do Turismo Técnica 380 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 1ºS Princípios de Turismo 4.0. Técnica 812 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
2º Ano 1530h 225h 330h 60
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 812 780h
 (HEP 750h)
0h 30h
 ( OT 21h  O 9h  )
30
Semestral 1ºS Empreendedorismo e Inovação em Turismo 4.0. Técnica 345 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 1ºS Gestão das Organizações Técnica 345 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 1ºS Gestão de Eventos e Animação em Turismo Técnica 812 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 1ºS Operações Técnicas em Hotelaria Técnica 812 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral 1ºS Património e Técnicas de Interpretação Técnica 225 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)