Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais em planeamento, conceção e gestão de produtos e serviços turísticos, e de organização do trabalho. |
Conhecimentos especializados de organização, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos. |
Conhecimentos fundamentais em organização de atividades de animação e de gestão de eventos. |
Conhecimentos fundamentais em marketing e marketing 4.0. |
Conhecimentos especializados em promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos, atendendo aos normativos fixado pela gestão da qualidade. |
Conhecimentos fundamentais dos princípios de gestão da qualidade dos produtos e serviços turísticos. |
Conhecimentos fundamentais de Gestão de Recursos Humanos – conhecer fundamentos de liderança e gestão, staffing, gestão de carreiras e relações interpessoais. |
Conhecimentos fundamentais de língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação fluente e conhecimentos do respetivo vocabulário técnico específico). |
Conhecimentos básicos em Geografia turística, e fundamentais em História, Arte e Património a nível nacional. |
Conhecimentos fundamentais das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão turística (plataformas, aplicações, e sistemas de distribuição geográficos e gestão hoteleira). |
Aptidões |
Aplicar as técnicas de planificação e organização de produtos e serviços turísticos. |
Aplicar os métodos de organização e as técnicas de comercialização de produtos e serviços turísticos |
Aplicar as metodologias e técnicas de conceção e gestão de atividades de animação e gestão de eventos. |
Definir a política de marketing de empresas turísticas relativa a produtos e serviços, preços, distribuição, promoção, publicidade e venda. O contributo e aplicação do marketing 4.0. no turismo. |
Definir e aplicar métodos e técnicas de promoção e venda de produtos e serviços turísticos. |
Aplicar as normas e os procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade. |
Aplicar as diversas metodologias inerentes à gestão e liderança de recursos humanos. |
Aplicar as regras gramaticais e o vocabulário técnico na utilização das línguas, inglesa e outra língua estrangeira, em contexto de comunicação oral e escrita, com clientes nacionais e estrangeiros e com outros interlocutores. |
Identificar e caraterizar os principais destinos a nível nacional/mundial por continentes / regiões e países, clima, diversidade de recursos turísticos, história, e nível de vida e população. |
Identificar e operacionalizar os principais sistemas e tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão e operação turística. |
Atitudes |
Demonstrar responsabilidade, iniciativa e autonomia, no processo de decisão e gestão da organização de produtos/serviços turísticos, e de organização de trabalho. |
Demonstrar capacidade em gestão de equipas de trabalho, demonstrando espírito de equipa e assegurando a sua motivação, e capacidade de negociação, promoção e comercialização de produtos/serviços turísticos. |
Demostrar capacidade empreendedora de promover atividades de animação e implementação e gestão de eventos, de acordo com as melhores metodologias e técnicas de conceção. |
Demonstrar a capacidade em construir e operacionalizar planos de marketing, e implementar a aplicação das funcionalidades subjacente ao marketing 4.0. |
Demonstrar capacidade de comunicação e negociação, revelando assertividade e orientação para os resultados, atendendo aos padrões de qualidade exigidos. |
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das normas e procedimentos de sistemas de gestão da qualidade. |
Demonstrar capacidade em gestão de equipas, fluxos trabalho e recursos, demonstrando espírito de equipa e assegurando a sua motivação. |
Demonstrar capacidade em comunicar em língua estrangeira, a nível interno e externo à empresa, com interlocutores diferenciados. |
Demonstrar capacidade em identificar os principais destinos nacionais e internacionais, e interpretar a importância da história dos mesmos, e dos diversos elementos de arte e do património monumental segundo época, estilo e significado. |
Demonstrar capacidade em operacionalização com os diversos suportes e sistemas operativos adaptados à gestão da comunicação e, ao planeamento, à programação e ao controlo das diversas atividades inerentes de uma organização turística. |