Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Economia; Inglês
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Gaia Av. dos Descobrimentos, 333 - Santa Marinha 20 50
Descrição geral Participar no desenvolvimento de negócios e tecnologias e otimizar a aplicação das tecnologias no mercado de trabalho, no contexto de empresas, marcas e serviços. Ser capaz de ter uma capacidade critica de um negócio; propor novas ideias e soluções para o desenvolvimento de um negócio;
Atividades principais
Coordenar o planeamento de gestão de um projeto ou negócio;
Criar modelos de negócio e soluções digitais na área da indústria criativa;
Definir, implementar e avaliar o plano de comunicação de uma empesa
Desenvolver e executar ações de promoção de um negócio e soluções tecnológicas;
Elaborar e coordenar campanhas de inovação digital, dentro e fora de uma empresa;
Gerir e selecionar as melhores ferramentas tecnológicas, com vista a recursos materiais, humanos e financeiros;
Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de bens, serviços e ideias;
Planear e gerir os projetos de inovação digital;
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais ao nível da expressão oral e escrita de forma rigorosa e cuidada
Conhecimentos fundamentais ao nível da capacidade de argumentação e de crítica fundamentada
Conhecimentos fundamentais para a pesquisa e interpretação de informação técnico-científica, visando a sua aplicação na resolução de problemas ou na otimização de soluções
Conhecimentos fundamentais sobre ética e deontologia profissional
Conhecimentos fundamentais sobre a legislação vigente na área da gestão e tecnologia
Aptidões
Realizar ações de inovação no âmbito da tecnologia, criatividade e planeamento estratégico;
Organizar informação técnica, utilizando argumentações e contra-argumentações plausíveis;
Conceber estratégias da comunicação de conteúdos, tendo em conta os conhecimentos técnicos adquiridos;
Efetuar planos de inovação com vista a recursos a soluções tecnológicas;
Conceber planos de comunicação com vista a recursos a ações de marketing;
Executar projetos de inovação digital com recurso a plataformas de gestão;
Conceber auditorias de comunicação de uma marca;
Conceber relatórios com informação e desempenho, utilizando sistemas informáticos.
Atitudes
Demonstrar capacidade de cumprir com responsabilidade e assiduidade;
Demonstrar capacidade de iniciativa e inovação;
Demonstrar capacidade intelectual, seriedade científica, rigor conceptual e autonomia no seu processo de aprendizagem;
Demonstrar capacidade de gestão do tempo e desenvolver uma atitude de planeamento e autoavaliação;
Demonstrar autonomia na procura e aquisição de novos conhecimentos teórico-metodológicos e de novas competências;
Demonstrar capacidade para expressar uma atitude crítica fundamentada;
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados;
Demonstrar capacidade para fazer com que os outros intervenientes preservem o equipamento oficinal, mantendo-o sempre operacional;

--
Gestão de Inovação em Tecnologia e nas Indústrias Criativas (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Marketing e Publicidade (342) 342 54 0 0 45%
Ciências Informáticas (481) 481 24 0 0 20%
Design (214) 214 12 0 0 10%
Direito (380) 380 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 6 0 0 5%
Gestão e Administração (345) 345 18 0 0 15%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 450h 600h 60
Semestral Gestão das Organizações Geral e científica 345 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Comportamento Humano nas Organizações Geral e científica 345 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Direito Digital Geral e científica 380 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Comunicação em Língua Inglesa Geral e científica 222 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Gestão de Projectos de Software Técnica 481 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Gestão da Tecnologia em Empresas Técnica 342 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual Técnica 214 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Criatividade e Design Thinking Técnica 214 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Digital Business Técnica 342 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Marketing Digital Técnica 342 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
2º Ano 1500h 225h 300h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 342 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável Técnica 481 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Tecnologias e Negócios Técnica 481 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Inteligência Artificial Técnica 481 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Branding e Gestão das Marcas Técnica 342 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
Semestral Gestão Estratégica e Inovação Técnica 345 150h 45h 60h
 ( TP 45h  OT 6h  O 9h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)