Curso


Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Matemática; Português; Economia; Administração; Marketing; Tecnologias da Informação e Comunicação; Comércio
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Porto Rua Manuel Pinto de Azevedo n.º 748 - Ramalde 30 60
Descrição geral Pesquisar e monitorizar os mercados internacionais em que a empresa se movimente, atuar no âmbito da prospeção e ou promoção, negociação, realização e acompanhamento das vendas dos seus produtos e ou serviços nos mercados estrangeiros e otimizar processos de importação e exportação.
Atividades principais
Gerir relações profissionais em contexto multicultural
Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas
Desenvolver e implementar uma estratégia de comércio eletrónico
Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação
Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado alvo da empresa, posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos
Gerir as compras em contexto internacional (importação)
Coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação
Elaborar relatórios de atividades comerciais no contexto da exportação do país destino
Dominar o manuseamento das novas tecnologias na atividade de prospeção comercial internacional
Analisar e interpretar o sistema político, económico e legal propício à atividade da empresa em contexto internacional.
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas
Conhecimentos fundamentais de marketing
Conhecimento fundamental sobre distribuição, gestão de stocks e aprovisionamento
Conhecimentos especializados sobre desenvolvimento e lançamento de produtos
Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa, inglesa e mandarim e de Comunicação empresarial
Conhecimentos abrangentes de Gestão e comunicação intercultural
Conhecimentos abrangentes de Direito comunitário e internacional, Economia e finanças internacionais, Mercados financeiros internacionais, Relações comerciais internacionais e política internacional
Conhecimentos especializados de Técnicas de pesquisa de informação e estudos de mercado
Conhecimentos especializados de Técnicas de venda e de negociação em contexto internacional
Conhecimentos abrangentes de Fiscalidade e documentação nas operações de comércio internacional; Incoterms; seguros na atividade internacional; regimes e procedimentos aduaneiros
Conhecimentos especializados de comércio eletrónico, ferramentas digitais de comunicação, promoção e comercialização
Conhecimento especializado de planeamento e controlo de gestão: previsão e controlo de vendas e ou importações; cálculos de custos de venda e ou importação, margens e rentabilidades
Conhecimento especializado marketing internacional
Aptidões
Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações de mercado, nomeadamente no que se refere a produtos e ou serviços, clientes, concorrentes e fornecedores, apoiando a definição e ou implementação da estratégia de internacionalização da empresa
Identificar os constrangimentos regulamentares dos mercados estrangeiros
Elaborar o caderno de encargos para a subcontratação de estudos de mercado e assegurar a coordenação da sua implementação no mercado estrangeiro
Utilizar técnicas de pesquisa e recolha de informação tendo em vista a obtenção de informação de mercado, disponível nos mais diversos suportes
Organizar e avaliar o processo de recolha e de tratamento da informação
Utilizar e atualizar bases de dados de contactos profissionais (clientes, fornecedores, prestadores de serviços, serviços oficiais competentes)
Atualizar e alimentar regularmente sistemas de informação e ou monitorização das atividades de import -export
Identificar e propor ações de política comercial, tendo em conta os objetivos de internacionalização da empresa, a atracão e satisfação do cliente e o desenvolvimento das vendas
Definir recomendações para o estabelecimento de um plano de ação operacional em conformidade com a política comercial da empresa e com as conclusões da análise -diagnóstico do mercado estrangeiro
Identificar e selecionar os mercados -alvo de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros
Aplicar técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da atividade de import-export
Efetuar, acompanhar e avaliar a prospeção de clientes
Elaborar uma oferta comercial ajustada. Preparar e organizar a venda
Negociar, com clientes e ou parceiros estrangeiros
Identificar e selecionar potenciais fornecedores. Redigir um pedido de proposta e ou consulta aos pré -selecionados, avaliar as suas propostas e negociar
Preparar e fornecer os elementos necessários aos serviços competentes da empresa, tendo por objetivo a realização de contratos de parceria ou de prestação de serviços
Elaborar e ou monitorizar o processo administrativo das compras e das vendas e assegurar a gestão da qualidade do serviço a clientes
Controlar a qualidade dos produtos e ou serviços vendidos ou comprados e dos serviços prestados pelos prestadores de serviços de comércio internacional
Reunir, analisar e selecionar informações acerca dos processos de tomada de decisão e acerca dos métodos de negociação nos diferentes países
Reunir informações acerca das práticas sociais e culturais de forma a comunicar eficazmente com contactos estrangeiros para uma dinamização, implementação e gestão eficientes de uma carteira de clientes e uma rede de contactos internacionais
Atitudes
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados
Demonstrar flexibilidade adaptando -se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto
Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas
Definir prioridades e organizar o trabalho
Demonstrar autonomia na organização e realização do trabalho
Gerir o tempo em função do plano de trabalho e das prioridades
Demonstrar atenção às oportunidades e ameaças existentes no mercado
Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica
Tolerar a ambiguidade e a diferença cultural
Demonstrar inovação e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas
Agir em conformidade com a ética profissional e com normas de qualidade
Adaptar -se e acompanhar a evolução tecnológica na sua atividade profissional;
Demonstrar sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho
Trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns
Reagir a situações novas e ambíguas aparentando pouco desconforto
Adequar as normas de segurança, higiene e saúde ao exercício da sua atividade profissional
Demonstrar lealdade e consideração pelos interesses da empresa e ou organização

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Gestão de Negócios Internacionais (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)