Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas |
Conhecimentos fundamentais de marketing |
Conhecimento fundamental sobre distribuição, gestão de stocks e aprovisionamento |
Conhecimentos especializados sobre desenvolvimento e lançamento de produtos |
Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa, inglesa e mandarim e de Comunicação empresarial |
Conhecimentos abrangentes de Gestão e comunicação intercultural |
Conhecimentos abrangentes de Direito comunitário e internacional, Economia e finanças internacionais, Mercados financeiros internacionais, Relações comerciais internacionais e política internacional |
Conhecimentos especializados de Técnicas de pesquisa de informação e estudos de mercado |
Conhecimentos especializados de Técnicas de venda e de negociação em contexto internacional |
Conhecimentos abrangentes de Fiscalidade e documentação nas operações de comércio internacional; Incoterms; seguros na atividade internacional; regimes e procedimentos aduaneiros |
Conhecimentos especializados de comércio eletrónico, ferramentas digitais de comunicação, promoção e comercialização |
Conhecimento especializado de planeamento e controlo de gestão: previsão e controlo de vendas e ou importações; cálculos de custos de venda e ou importação, margens e rentabilidades |
Conhecimento especializado marketing internacional |
Aptidões |
Pesquisar, selecionar e interpretar dados e informações de mercado, nomeadamente no
que se refere a produtos e ou serviços, clientes, concorrentes e fornecedores, apoiando a definição
e ou implementação da estratégia de internacionalização da empresa |
Identificar os constrangimentos regulamentares dos mercados estrangeiros |
Elaborar o caderno de encargos para a subcontratação de estudos de mercado e assegurar a coordenação da sua implementação no mercado estrangeiro |
Utilizar técnicas de pesquisa e recolha de informação tendo em vista a obtenção de informação de mercado, disponível nos mais diversos suportes |
Organizar e avaliar o processo de recolha e de tratamento da informação |
Utilizar e atualizar bases de dados de contactos profissionais (clientes, fornecedores, prestadores de serviços, serviços oficiais competentes) |
Atualizar e alimentar regularmente sistemas de informação e ou monitorização das atividades de import -export |
Identificar e propor ações de política comercial, tendo em conta os objetivos de internacionalização da empresa, a atracão e satisfação do cliente e o desenvolvimento das vendas |
Definir recomendações para o estabelecimento de um plano de ação operacional em conformidade com a política comercial da empresa e com as conclusões da análise -diagnóstico do mercado estrangeiro |
Identificar e selecionar os mercados -alvo de acordo com as características específicas dos mercados estrangeiros |
Aplicar técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento da atividade de import-export |
Efetuar, acompanhar e avaliar a prospeção de clientes |
Elaborar uma oferta comercial ajustada. Preparar e organizar a venda |
Negociar, com clientes e ou parceiros estrangeiros |
Identificar e selecionar potenciais fornecedores. Redigir um pedido de proposta e ou consulta aos pré -selecionados, avaliar as suas propostas e negociar |
Preparar e fornecer os elementos necessários aos serviços competentes da empresa, tendo por objetivo a realização de contratos de parceria ou de prestação de serviços |
Elaborar e ou monitorizar o processo administrativo das compras e das vendas e assegurar a gestão da qualidade do serviço a clientes |
Controlar a qualidade dos produtos e ou serviços vendidos ou comprados e dos serviços prestados pelos prestadores de serviços de comércio internacional |
Reunir, analisar e selecionar informações acerca dos processos de tomada de decisão e acerca dos métodos de negociação nos diferentes países |
Reunir informações acerca das práticas sociais e culturais de forma a comunicar eficazmente com contactos estrangeiros para uma dinamização, implementação e gestão eficientes de uma carteira de clientes e uma rede de contactos internacionais |
Atitudes |
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores |
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores e outros prestadores de serviços |
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados |
Demonstrar flexibilidade adaptando -se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto |
Demonstrar capacidade para capitalizar a sua experiência e implementar boas práticas |
Definir prioridades e organizar o trabalho |
Demonstrar autonomia na organização e realização do trabalho |
Gerir o tempo em função do plano de trabalho e das prioridades |
Demonstrar atenção às oportunidades e ameaças existentes no mercado |
Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica |
Tolerar a ambiguidade e a diferença cultural |
Demonstrar inovação e criatividade na resolução e antecipação de problemas ou na abordagem a situações novas |
Agir em conformidade com a ética profissional e com normas de qualidade |
Adaptar -se e acompanhar a evolução tecnológica na sua atividade profissional; |
Demonstrar sentido de responsabilidade pelos resultados do trabalho |
Trabalhar em equipa e cooperar para objetivos comuns |
Reagir a situações novas e ambíguas aparentando pouco desconforto |
Adequar as normas de segurança, higiene e saúde ao exercício da sua atividade profissional |
Demonstrar lealdade e consideração pelos interesses da empresa e ou organização |