Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Ciências e Tecnologias; Ciências Socioeconómicas; Línguas e Humanidades
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 40
Total de alunos inscritos em simultâneo 90
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Famalicão Rua José António Vidal, 81 20 45
Descrição geral Planear, executar e gerir atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção.
Atividades principais
Desenvolver atividades de secretariado clínico de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição de saúde da pessoa;
Prestar um atendimento fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição de saúde da pessoa,
Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características do serviço e garantindo a confidencialidade de dados;
Colaborar na prestação de serviços de qualidade contribuindo para a melhoria contínua da organização;
Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e os clientes.
Planear a execução, de modo independente, as atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção;
Planear e colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático;
Prestar ao cliente e à equipa multiprofissional uma colaboração responsável e assertiva, adaptada à condição de saúde da pessoa, ao contexto e ao serviço;
Propor e implementar medidas que visem a melhoria do atendimento e trabalho de secretariado, tendo em conta os padrões de qualidade e as melhores práticas;
Registar dados clínicos e outros nas plataformas de requisição, registo, referenciação e protocolos em saúde;
Conhecimentos
d) Conhecimentos especializados sobre a aplicação do regulamento geral de proteção de dados;
a) Conhecimentos abrangentes sobre condições de higiene e segurança no trabalho, em contexto real de trabalho;
b) Conhecimentos abrangentes sobre prestação e primeiros socorros e de técnicas de suporte básico de vida;
c) Conhecimentos especializados sobre procedimentos de secretariado abrangentes à área clínica;
e) Conhecimentos especializados sobre gestão documental, tratamento, conservação e gestão de arquivo;
f) Conhecimentos abrangentes e factuais de terminologia em saúde, na área da anatomofisiologia;
g) Conhecimentos abrangentes das limitações funcionais que podem advir de diversas condições de saúde;
h) Conhecimentos especializados de comunicação em língua inglesa;
i) Conhecimentos especializados sobre humanização em saúde e ético-legais;
j) Conhecimentos especializados sobre sistemas de saúde, acordos, comparticipação de atos, tratamentos, intervenções e produtos de apoio;
l) Conhecimentos especializados de sistemas de registo, de referenciação e de protocolo relativos à gestão do percurso do cidadão, em particular, e de processos, em geral, nos diferentes níveis de cuidados de saúde;
m) Conhecimentos especializados de gestão de informação, documentação e stocks em saúde;
n) Conhecimentos abrangentes de metodologia científica;
o) Conhecimentos especializados sobre estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional;
Aptidões
a) Identificar, e utilizar técnicas e estratégias de higiene e segurança no trabalho;
b) Providenciar técnicas de primeiros socorros em situação de emergência médica;
c) Planear, organizar e executar atividades e procedimentos de secretariado clínico e de atendimento ao público, atendendo ao respeito pela proteção de dados;
d) Organizar e controlar a documentação resultada da atividade e providenciar um sistema de arquivo adequado às necessidades da equipa multidisciplinar;
e) Articular o trabalho entre as diferentes equipas multidisciplinares e priorizar tarefas;
f) Analisar e interpretar documentação/informação, sob o ponto de vista técnico, legal e ético, referente a pessoa com condição de saúde identificada;
g) Desenvolver uma comunicação escrita e oral em língua inglesa conforme às necessidades do serviço;
h) Providenciar estratégias e respostas assertivas em função das necessidades da pessoa, com determinada condição de saúde;
i) Desenvolver estratégias de acompanhamento adequadas às limitações apresentadas por pessoa com condição física, psíquica ou social identificada;
j) Informar sobre apoios do Serviço Nacional de Saúde à pessoa com determinada condição de saúde;
l) Realizar o registo de dados/outra informação nas plataformas de registos de saúde mantendo a sua atualização diária;
m) Recolher dados e produzir análises quantitativas decorrentes do serviço de secretariado clínico;
o) Desenvolver estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional;
Atitudes
i) Organizar, autonomamente, os registos, a documentação e outra informação inerente à atividade diária do serviço, com a peridiocidade adequada;
a) Demonstrar confiança na utilização das principais técnicas de higiene e segurança e de primeiros socorros, sob supervisão de equipa, em situação de risco/perigo;
b) Demonstrar autonomia e proatividade na gestão das tarefas, das atividades e do tempo em contexto profissional;
c) Demonstrar responsabilidade no cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados;
d) Potenciar a sua capacidade de comunicação adequando e adaptando em função do público-alvo e à sua condição;
e) Contribuir para a dinamização do trabalho em equipa, adotando uma postura profissional responsável e assertiva com vista à melhoria contínua;
f) Promover, com responsabilidade e respeito pelos princípios éticos e legais, e sob orientação de equipa multidisciplinar, a disponibilizaçao de informação técnica;
g) Respeitar a pessoa, cuidadores formais e informais, familiares, outros profissionais e utentes evidenciando um compromisso ético;
h) Demonstrar interesse na procura de plano de resposta adequada e individualizada à pessoa em contexto de maior fragilidade decorrente de condição de saúde;
j) Tomar iniciativa no fornecimento de informação que potencie a atividade da instituição;
l) Demonstrar capacidade de reflexão sobre a atividade numa perpectiva de desenvolvimento pessoal e profissional;
m) Desenvolver uma atitude de comprometimento e de criação de sinergias, em contexto de trabalho, com vista à melhoria contínua;
n) Promover estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional;

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Secretariado Clínico (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 4 0 0 3.33%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4 0 0 3.33%
Filosofia e Ética (0226) 0226 4 0 0 3.33%
Psicologia (0311) 0311 3 0 0 2.5%
Gestão e Administração (0345) 0345 10 0 0 8.33%
Secretariado e Trabalho Administrativo (0346) 0346 18 0 0 15%
Estatística (0462) 0462 4 0 0 3.33%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 12 0 0 10%
Saúde (0720) 0720 4 0 0 3.33%
Saúde - programas não classificados noutra área de formação (0729) 0729 53 0 0 44.17%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 256h 0h 60
Semestral Assessoria e técnicas de secretariado clínico Técnica 0346 162h
 (HEP 102h)
48h 0h
6
Semestral Acessibilidade e equidade em saúde Geral e científica 0729 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
Semestral Terminologia em saúde Técnica 0729 81h
 (HEP 51h)
15h 0h
3
Semestral Políticas, sistemas e serviços de saúde Técnica 0729 162h
 (HEP 102h)
48h 0h
6
Semestral Organização e gestão em saúde Técnica 0345 162h
 (HEP 102h)
48h 0h
6
Semestral Noções gerais de metodologia científica Técnica 0462 108h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Logística em saúde Técnica 0345 108h
 (HEP 68h)
28h 0h
4
Semestral Língua Inglesa Geral e científica 0222 108h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Humanização do atendimento em saúde Técnica 0346 81h
 (HEP 51h)
21h 0h
3
Semestral Higiene e Segurança no Trabalho Geral e científica 0862 108h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Fundamentos de secretariado clínico Técnica 0346 162h
 (HEP 102h)
48h 0h
6
Semestral Ética profissional Geral e científica 0226 108h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Desenvolvimento Pessoal Geral e científica 0090 108h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Comportamento Organizacional Geral e científica 0311 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
2º Ano 1620h 196h 0h 60
Semestral Tecnologias de informação e comunicação em saúde Técnica 0482 162h
 (HEP 102h)
50h 0h
6
Semestral Subsistemas de saúde, acordos e comparticipações Técnica 0729 189h
 (HEP 119h)
49h 0h
7
Semestral Sistemas informáticos de registo e referenciação Técnica 0482 162h
 (HEP 102h)
48h 0h
6
Semestral Protocolos em saúde Técnica 0346 81h
 (HEP 51h)
21h 0h
3
Semestral Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida Geral e científica 0720 108h
 (HEP 68h)
0h 0h
4
Semestral Literacia em saúde e multimorbilidades Técnica 0729 108h
 (HEP 68h)
28h 0h
4
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0729 810h
 (HEP 800h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Ciências e Tecnologias; Ciências Socioeconómicas; Línguas e Humanidades
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 60
Total de alunos inscritos em simultâneo 130
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Famalicão Rua José António Vidal, 81 20 45
Braga Instalações da Associação IGESP 20 40

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Secretariado Clínico (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Ciências e Tecnologias; Ciências Socioeconómicas; Línguas e Humanidades
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 60
Total de alunos inscritos em simultâneo 130
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Famalicão Rua José António Vidal, 81 20 45
Gandra Rua Central de Gandra, 1317 20 45
Descrição geral Planear, executar e gerir atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção
Atividades principais
Colaborar na prestação de serviços de qualidade contribuindo para a melhoria contínua da organização
Propor e implementar medidas que visem a melhoria do atendimento e trabalho de secretariado, tendo em conta os padrões de qualidade e as melhores práticas
Planear a execução, de modo independente, as atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção
Registar dados clínicos e outros nas plataformas de requisição, registo, referenciação e protocolos em saúde
Prestar ao cliente e à equipa multiprofissional uma colaboração responsável e assertiva, adaptada à condição de saúde da pessoa, ao contexto e ao serviço
Desenvolver atividades de secretariado clínico de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição de saúde da pessoa
Prestar um atendimento fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição de saúde da pessoa
Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características do serviço e garantindo a confidencialidade de dados
Planear e colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático
Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e os clientes
Colaborar nos procedimentos de gestão de recursos humanos
Colaborar na gestão contabilística da organização
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes sobre condições de higiene e segurança no trabalho, em contexto real de trabalho
Conhecimentos abrangentes sobre prestação de primeiros socorros
Conhecimentos especializados sobre procedimentos de secretariado abrangentes à área clínica
Conhecimentos especializados sobre a aplicação do regulamento geral de proteção de dados
Conhecimentos especializados sobre gestão documental, tratamento, conservação e gestão de arquivo
Conhecimentos abrangentes e factuais de terminologia em saúde, na área da anatomofisiologia
Conhecimentos abrangentes das limitações funcionais que podem advir de diversas condições de saúde
Conhecimentos especializados de comunicação em língua inglesa
Conhecimentos especializados sobre humanização em saúde e ético-legais
Conhecimentos especializados sobre sistemas de saúde, acordos, comparticipação de atos, tratamentos, intervenções e produtos de apoio
Conhecimentos especializados de sistemas de registo, de referenciação e de protocolo relativos à gestão do percurso do cidadão, em particular, e de processos, em geral, nos diferentes níveis de cuidados de saúde
Conhecimentos especializados de gestão de informação, documentação e stocks em saúde
Conhecimentos abrangentes de metodologia científica
Conhecimentos especializados sobre estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional
Conhecimentos abrangentes de gestão de recursos humanos
Conhecimentos abrangentes de conceitos e técnicas contabilísticas
Aptidões
Identificar, e utilizar técnicas e estratégias de higiene e segurança no trabalho
Providenciar técnicas de primeiros socorros em situação de emergência médica
Planear, organizar e executar atividades e procedimentos de secretariado clínico e de atendimento ao público, atendendo ao respeito pela proteção de dados
Organizar e controlar a documentação resultada da atividade e providenciar um sistema de arquivo adequado às necessidades da equipa multidisciplinar
Articular o trabalho entre as diferentes equipas multidisciplinares e priorizar tarefas
Analisar e interpretar documentação/informação, sob o ponto de vista técnico, legal e ético, referente a pessoa com condição de saúde identificada
Desenvolver uma comunicação escrita e oral em língua inglesa conforme às necessidades do serviço
Providenciar estratégias e respostas assertivas em função das necessidades da pessoa, com determinada condição de saúde
Desenvolver estratégias de acompanhamento adequadas às limitações apresentadas por pessoa com condição física, psíquica ou social identificada
Informar sobre apoios do Serviço Nacional de Saúde à pessoa com determinada condição de saúde
Realizar o registo de dados/outra informação nas plataformas de registos de saúde mantendo a sua atualização diária
Recolher dados e produzir análises quantitativas decorrentes do serviço de secretariado clínico
Desenvolver estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional
Executar procedimentos de gestão de recursos humanos relacionados com a assiduidade, o absentismo, as remunerações e o processamento de vencimentos
Aplicar conceitos e técnicas contabilísticas, fundamentais à gestão da organização
Atitudes
Demonstrar confiança na utilização das principais técnicas de higiene e segurança e de primeiros socorros, sob supervisão de equipa, em situação de risco/perigo
Demonstrar autonomia e proatividade na gestão das tarefas, das atividades e do tempo em contexto profissional
Demonstrar responsabilidade no cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados
Potenciar a sua capacidade de comunicação adequando e adaptando em função do público-alvo e à sua condição
Contribuir para a dinamização do trabalho em equipa, adotando uma postura profissional responsável e assertiva com vista à melhoria contínua
Promover, com responsabilidade e respeito pelos princípios éticos e legais, e sob orientação de equipa multidisciplinar, a disponibilização de informação técnica
Respeitar a pessoa, cuidadores formais e informais, familiares, outros profissionais e utentes evidenciando um compromisso ético
Demonstrar interesse na procura de plano de resposta adequada e individualizada à pessoa em contexto de maior fragilidade decorrente de condição de saúde
Organizar, autonomamente, os registos, a documentação e outra informação inerente à atividade diária do serviço, com a periodicidade adequada
Tomar iniciativa no fornecimento de informação que potencie a atividade da instituição
Demonstrar capacidade de reflexão sobre a atividade numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional
Desenvolver uma atitude de comprometimento e de criação de sinergias, em contexto de trabalho, com vista à melhoria contínua
Promover estratégias de desenvolvimento pessoal com repercussão no contexto organizacional
Participa na organização dos registos, da documentação e outra informação inerente à gestão de recursos humanos

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Secretariado Clínico (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)