Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia e Português e Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Matosinhos AEP — Associação Empresarial de Portugal 20 40
Descrição geral Apoiar, Desenvolver e gerir negócios de moda contribuindo para a competitividade e desenvolvimento sustentável do tecido empresarial no sector da moda com vista à sua dinamização.
Atividades principais
Criar e gerir uma empresa e seus respetivos recursos financeiros, humanos e materiais
Desenvolver e aplicar soluções criativas para a apresentação do produto/serviço
Desenvolver e planear as estratégias de comércio
Desenvolver novos conceitos de imagem em diversos contextos
Elaborar imagens e elementos gráficos com para diferentes finalidades
Elaborar ações de conquista de novos clientes e fidelização
Elaborar e gerir o plano de marketing e negócios
Gerir relações profissionais com os diversos agentes intervenientes no mercado empresarial
Interpretar o comportamento do consumidor e aplicá-lo no plano estratégico da empresa
Planear as novas tendências na indústria da moda
Planear e executar o lançamento de produtos e serviços
Conhecimentos
Conhecimentos especializados de visual merchandising
Conhecimentos abrangentes do contexto histórico da moda
Conhecimentos abrangentes de comércio electrónico
Conhecimentos abrangentes de comportamento do consumidor
Conhecimentos abrangentes de contabilidade em contexto empresarial
Conhecimentos abrangentes de economia
Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo
Conhecimentos abrangentes de ferramentas de criação de empresas e negócios
Conhecimentos abrangentes de fotografia, ilustração e tratamento de imagem com recurso a programas informáticos
Conhecimentos abrangentes de gestão empresarial
Conhecimentos abrangentes de gestão estratégica e marketing
Conhecimentos abrangentes de Informática aplicada ao comércio e negócios
Conhecimentos abrangentes de inglês aplicados aos negócios nas vertentes da oralidade e da escrita
Conhecimentos abrangentes de Língua Portuguesa e sua aplicação na comunicação oral e escrita
Conhecimentos abrangentes de Matemática
Conhecimentos abrangentes de promoção da imagem de produtos/serviços
Conhecimentos abrangentes do registo da propriedade industrial
Conhecimentos abrangentes dos sistemas e tecnologias de informação
Conhecimentos especializados das variáveis que influenciam o processo de tomada de decisão/compra
Conhecimentos especializados de gestão aplicada aos setores financeiros, de produção e dos recursos humanos
Conhecimentos especializados de gestão da marca
Conhecimentos especializados de liderança, motivação de equipas e gestão de conflitos
Conhecimentos especializados de marketing aplicado ao ramo da moda 
Conhecimentos especializados do enquadramento legal do comércio
Conhecimentos especializados em consultoria de imagem junto de diversos elementos e população-alvo
Conhecimentos especializados em tendências de moda
Aptidões
Analisar a projecção da marca e o negócio de moda
Analisar, organizar, avaliar e acompanhar as tendências do sector de moda
Aplicar a informação económica, financeira e do consumidor na avaliaçao do potencial do negócio
Aplicar e interpretar a informação
Aplicar ferramentas para reforço da imagem pessoal e do negócio
Aplicar uma linguagem verbal e não verbal adequada aos diversos públicos
Cálcular e estimar os custos de implementação e gestão empresarial
Definir estratégias de política comercial e de desenvolvimento do comércio
Definir padrões de criatividade e atração através do vitrinismo
Interpretar e analisar dados de gestão
Interpretar e analisar os documentos contabilisticos e financeiros do negócio
Interpretar o enquadramento legal do comércio e dos negócios
Negociar e aplicar as técnicas de visual merchandising
Negociar e mediar os conflitos interpessoais decorrentes da gestão de equipas
Utilizar a informação como um processo de gestão
Utilizar conceitos de gestão adequados para o sucesso de um negócio de moda.
Utilizar e dinamizar as tecnologias de informação e comunicação ao serviço do comércio
Utilizar o comércio electrónico como método expansão do negócio
Atitudes
Adaptar a linguagem aos diferentes interlocutores
Adaptar os princípios da comunicação em contexto de globalização
Adaptar-se e acompanhar a evolução tecnológica na sua atividade profissional
Demonstrar iniciativa no desenvolvimento de estratégias de prospeção de clientes
Demonstrar uma visão estratégica do negócio
Demonstrar autonomia na mediação de conflitos intrapessoais e interpessoais
Demonstrar autonomia na organização e realização do trabalho
Demonstrar capacidade criativa na promoção dos produtos/serviços em vitrine
Demonstrar capacidade de adaptação aos diferentes contextos de trabalho
Demonstrar capacidade de comunicação e de estabelecer relações estáveis com os clientes e fornecedores
Demonstrar capacidade de estruturar, resolver e antecipar problemas e repetivas soluções
Demonstrar capacidade para reagir à evolução e tendência no comércio
Demonstrar espiríto criativo, empreendedor e capacidade de inovar
Demonstrar flexibilidade para a inovação e criatividade com vista à competitividade empresarial
Demonstrar forte espírito de polivalência e adaptação às tendências de moda
Demonstrar uma postura e atitude ética na negociação e gestão dos processos
Demontrar capacidade de relacionamento interpessoal
Demontrar inovação no desenvolvimento de estratégias de e-commerce
Ser Autonomo, positivo, polivalente e demonstrar espírito de competitividade

--
Comércio e Gestão de Negócios de Moda (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 18 0 0 15%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 3 0 0 2.5%
Design (0214) 0214 3 0 0 2.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 6 0 0 5%
Psicologia (0311) 0311 6 0 0 5%
Economia (0314) 0314 6 0 0 5%
Comércio (0341) 0341 36 0 0 30%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 9 0 0 7.5%
Gestão e Administração (0345) 0345 9 0 0 7.5%
Direito (0380) 0380 6 0 0 5%
Matemática (0461) 0461 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 294h 0h 60
Semestral Psicologia do Consumidor Técnica 0311 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Português Geral e científica 0223 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Matemática Geral e científica 0461 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Marketing de Moda Técnica 0342 75h
 (HEP 45h)
21h 0h
3
Semestral Liderança e Gestão de Conflitos Técnica 0090 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Inglês Técnico e Comercial Geral e científica 0222 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Informática Aplicada Técnica 0482 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral História e Tendências da Moda Técnica 0214 75h
 (HEP 45h)
21h 0h
3
Semestral Gestão e Contabilidade Empresarial Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Fotografia, Ilustração e Tratamento da Imagem Técnica 0213 75h
 (HEP 45h)
21h 0h
3
Semestral Empreendedorismo e Criação de Empresas Técnica 0345 75h
 (HEP 45h)
21h 0h
3
Semestral Consultoria de Imagem I Técnica 0090 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
2º Ano 1500h 168h 0h 60
Semestral Gestão da Marca e Visual Merchandising Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0341 750h
 (HEP 720h)
0h 0h
30
Semestral Economia Geral e científica 0314 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Direito Comercial e da Propriedade Industrial Técnica 0380 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Consultoria de Imagem II Técnica 0090 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Comércio Electrónico Técnica 0341 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Economia; Matemática; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
São Mamede de Infesta Rua Jaime Lopes Amorim 20 40
Descrição geral Apoiar, desenvolver e gerir negócios de moda contribuindo para a competitividade e desenvolvimento sustentável do tecido empresarial no sector da moda com vista à sua dinamização.
Atividades principais
Elaborar ações de conquista de novos clientes e fidelização;
Criar e gerir uma empresa e seus respetivos recursos financeiros, humanos e materiais;
Elaborar e gerir o plano de marketing e negócios;
Gerir relações profissionais com os diversos agentes intervenientes no mercado empresarial;
Interpretar o comportamento do consumidor e aplicá-lo no plano estratégico da empresa;
Planear e executar o lançamento de produtos e serviços;
Desenvolver e planear as estratégias de comércio;
Planear as novas tendências na indústria da moda;
Desenvolver novos conceitos de imagem em diversos contextos;
Desenvolver e aplicar soluções criativas para a apresentação do produto e ou serviço;
Elaborar imagens e elementos gráficos com para diferentes finalidades.
Conhecimentos
Conhecimentos especializados de visual merchandising;
Conhecimentos abrangentes do contexto histórico da moda;
Conhecimentos abrangentes de comércio eletrónico;
Conhecimentos abrangentes de comportamento do consumidor;
Conhecimentos abrangentes de contabilidade em contexto empresarial;
Conhecimentos abrangentes de economia;
Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo;
Conhecimentos abrangentes de ferramentas de criação de empresas e negócios;
Conhecimentos abrangentes de fotografia, ilustração e tratamento de imagem com recurso a programas informáticos;
Conhecimentos abrangentes de gestão empresarial;
Conhecimentos abrangentes de gestão estratégica e marketing;
Conhecimentos abrangentes de Informática aplicada ao comércio e negócios;
Conhecimentos abrangentes de inglês aplicado aos negócios nas vertentes da oralidade e da escrita;
Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa e sua aplicação na comunicação oral e escrita;
Conhecimentos abrangentes de matemática;
Conhecimentos abrangentes de promoção da imagem de produtos e ou serviços;
Conhecimentos abrangentes do registo da propriedade industrial;
Conhecimentos abrangentes dos sistemas e tecnologias de informação;
Conhecimentos especializados das variáveis que influenciam o processo de tomada de decisão e ou compra;
Conhecimentos especializados de gestão aplicada aos setores financeiros, de produção e dos recursos humanos;
Conhecimentos especializados de gestão da marca;
Conhecimentos especializados de liderança, motivação de equipas e gestão de conflitos;
Conhecimentos especializados de marketing aplicado ao ramo da moda;
Conhecimentos especializados do enquadramento legal do comércio;
Conhecimentos especializados em consultoria de imagem junto de diversos elementos e população -alvo;
Conhecimentos especializados em tendências de moda.
Aptidões
Analisar a projeção da marca e o negócio de moda;
Analisar, organizar, avaliar e acompanhar as tendências do sector de moda;
Aplicar a informação económica, financeira e do consumidor na avaliação do potencial do negócio;
Aplicar e interpretar a informação;
Aplicar ferramentas para reforço da imagem pessoal e do negócio;
Aplicar uma linguagem verbal e não -verbal adequada aos diversos públicos;
Calcular e estimar os custos de implementação e gestão empresarial;
Definir estratégias de política comercial e de desenvolvimento do comércio;
Definir padrões de criatividade e atração através do vitrinismo;
Interpretar e analisar dados de gestão;
Interpretar e analisar os documentos contabilísticos e financeiros do negócio;
Interpretar o enquadramento legal do comércio e dos negócios;
Negociar e aplicar as técnicas de visual merchandising;
Negociar e mediar os conflitos interpessoais decorrentes da gestão de equipas;
Utilizar a informação como um processo de gestão;
Utilizar conceitos de gestão adequados para o sucesso de um negócio de moda;
Utilizar e dinamizar as tecnologias de informação e comunicação ao serviço do comércio;
Utilizar o comércio eletrónico como método expansão do negócio.
Atitudes
Adaptar a linguagem aos diferentes interlocutores;
Adaptar os princípios da comunicação em contexto de globalização;
Adaptar -se e acompanhar a evolução tecnológica na sua atividade profissional;
Demonstrar iniciativa no desenvolvimento de estratégias de prospeção de clientes;
Demonstrar uma visão estratégica do negócio;
Demonstrar autonomia na mediação de conflitos intrapessoais e interpessoais;
Demonstrar autonomia na organização e realização do trabalho;
Demonstrar capacidade criativa na promoção dos produtos e ou serviços em vitrina;
Demonstrar capacidade de adaptação aos diferentes contextos de trabalho;
Demonstrar capacidade de comunicação e de estabelecer relações estáveis com os clientes e fornecedores;
Demonstrar capacidade de estruturar, resolver e antecipar problemas e respetivas soluções;
Demonstrar capacidade para reagir à evolução e tendência no comércio;
Demonstrar espírito criativo, empreendedor e capacidade de inovar;
Demonstrar flexibilidade para a inovação e criatividade com vista à competitividade empresarial;
Demonstrar forte espírito de polivalência e adaptação às tendências de moda;
Demonstrar uma postura e atitude ética na negociação e gestão dos processos;
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
Demonstrar inovação no desenvolvimento de estratégias de e -commerce;
Ser autónomo, positivo, polivalente e demonstrar espírito de competitividade.

--
Comércio e Gestão de Negócios de Moda (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 45
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Matosinhos Casa da Juventude de São Mamede de Infesta - Edifício Nova Centralidade 20 45
Descrição geral Gerir e apoiar a gestão de redes sociais de negócios de moda, potenciar a produção de moda em contextos digitais, introduzir tecnologias de realidade virtual e aumentada na gestão, no marketing, na comunicação, no comércio de moda e na automatização de processos.
Atividades principais
Gerir e apoiar a gestão de redes sociais de negócios de moda;
Potenciar a produção de moda em contextos digitais;
Potenciar a introdução de tecnologias de realidade virtual e aumentada na gestão, no marketing, na comunicação e comércio de moda;
Desenvolver a automatização de processos na gestão, no marketing, na comunicação e comércio de moda;
Preparar informação de apoio à elaboração de pareceres e relatórios de gestão.
Conhecimentos
Conhecimentos especializados de gestão empresarial;
Conhecimentos abrangentes de inglês aplicados aos negócios;
Conhecimentos especializados em determinação e análise de tendências de moda;
Conhecimentos especializados de marketing;
Conhecimentos especializados de marketing digital de moda;
Conhecimentos especializados em realidade virtual e aumentada aplicada à moda;
Conhecimentos especializados em ambientes digitais de ilustração e tratamento de imagem de moda;
Conhecimentos especializados de tecnologias de inteligência artificial aplicadas à moda;
Conhecimentos especializados de gestão de redes sociais aplicadas à moda;
Conhecimentos abrangentes de comportamento do consumidor;
Conhecimentos abrangentes de economia e contabilidade empresarial;
Conhecimentos fundamentais em matemática;
Conhecimentos abrangentes de direito comercial e propriedade industrial digital.
Aptidões
Implementar e/ou adequar o desenvolvimento de redes sociais;
Dinamizar o desenvolvimento de programas de produção de moda em contextos reais e virtuais;
Potenciar o desenvolvimento de programas de marketing de moda em contextos reais e virtuais;
Analisar tendências de moda em contextos reais e virtuais;
Criar e operacionalizar modelos de realidade virtual e aumentada aplicados à moda;
Dinamizar a marca e o negócio de moda;
Analisar comportamentos do consumidor em contextos reais e virtuais;
Enquadrar contextos reais e virtuais na estratégia da organização;
Adequar a linguagem aos contextos reais e virtuais;
Adequar e desenvolver relações profissionais
Atitudes
Demonstrar capacidade de antecipação e resolução de problemas;
Revelar competências de adaptação aos drivers do marketing e comércio de moda;
Demonstrar capacidade de se relacionar em contextos e ambientes reais e virtuais;
Evidenciar autonomia na organização e na realização das tarefas;
Revelar criatividade na concretização de processos em ambientes virtuais de marketing e comércio de moda;
Desenvolver e integrar a visão estratégica do negócio;
Demonstrar capacidade de propor ações concretas;
Desenvolver relações estáveis com os clientes e fornecedores em contextos e ambientes reais e virtuais;
Revelar capacidade de incorporação de críticas e agir em consonância;
Evidenciar capacidade de ação de acordo com a cultura organizacional;
Mostrar capacidade de adoção de uma linguagem às características dos interlocutores;
Revelar capacidade de desenvolvimento de processos de cocriação;
Demonstrar competências de gestão de conflitos.

--
Negócios Digitais, Marketing e Comércio de Moda (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)