Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia e Português e Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 43
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
São Mamede de Infesta Rua Jaime Lopes Amorim 20 43
Descrição geral Gerir comercialmente um ponto de venda explorando o potencial das condições comerciais e stocks, através da elaboração e implementação de um plano de negócios, de um plano de marketing e de comunicação aplicado ao ponto de venda , procurando atingir a satisfação e fidelização dos clientes.
Atividades principais
Coordenar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda
Desenvolver e implementar serviços de acolhimento aos clientes
Desenvolver e implementar sistemas de gestão de stocks e aprovisionamento
Desenvolver estudos sobre o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral
Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados.
Diagnosticar as necessidades dos clientes
Elaborar e implementar o plano de negócios do ponto de venda
Elaborar e implementar planos de comunicação
Elaborar e implementar planos de marketing
Elaborar relatórios de atividades comerciais
Gerir e organizar a força de vendas
Implementar a aplicação da legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa
Implementar as técnicas de Gestão de Relacionamentos e Customer Care.
Implementar as técnicas de venda e negociação
Planear estudos dos produtos e ou dos serviços da empresa
Conhecimentos
Conhecimento especializado de gestão de equipas de vendas
Conhecimento especializado de legislação comercial
Conhecimento especializado na gestão comercial e planos de negócio
Conhecimentos especializados de distribuição, transportes e gestão de stocks do ponto de venda
Conhecimentos especializados de estudo do mercado e do comportamento do consumidor
Conhecimentos especializados de marketing relacional e Costumer Relationship Management
Conhecimentos especializados em comunicação no ponto de venda
Conhecimentos especializados em língua inglesa.
Conhecimentos especializados sobre gestão de comércio eletrónico
Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas
Conhecimentos fundamentais de marketing
Conhecimentos fundamentais em economia
Conhecimentos fundamentais em matemática
Conhecimentos fundamentais em sistemas de informação empresarial
Conhecimentos fundamentais sobre ferramentas comunicação e divulgação do ponto de venda e suas atividades.
Aptidões
Aplicar e aceder a sistemas de informação comercial, retirando informação útil aos processos de gestão comercial
Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos
Conceber e planear o controlo de custos de atividades comerciais e de vendas.
Dominar as técnicas relacionadas com o comércio eletrónico
Preparar com diferenciação produtos e serviços
Preparar e executar processos de gestão comercial e da força de vendas
Propor melhorias nos processos de gestão comercial e da força de vendas
Analisar a informação em língua inglesa
Aplicar as ferramentas fundamentais de gestão
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão comercial do ponto de venda
Aplicar metodologias de marketing relacional
Aplicar o enquadramento legal do ponto de venda
Colaborar nos diferentes processos de gestão de equipas de vendas
Efetuar pesquisa de mercado e de comportamento do consumidor
Implementar planos de comunicação
Implementar planos de marketing
Implementar planos de negócios
Utilizar a análise de dados como ferramenta de gestão
Atitudes
Demonstrar aprendizagem ao longo da vida e a partilha constante de conhecimentos nos diferentes domínios da gestão empresarial
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e na execução dos trabalhos
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico.
Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica
Demonstrar capacidade de comunicação e interpretação
Demonstrar capacidade de organização e planeamento dos trabalhos e recursos humanos
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com os clientes e fornecedores
Demonstrar capacidade para inovar e empreender novos projetos
Demonstrar capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituição variada
Demonstrar espírito de equipa e capacidade de liderança
Demonstrar flexibilidade e capacidade de estabelecer relações cordiais entre colegas e clientes
Demonstrar inovação e criatividade no desenvolvimento de estratégias de e-commerce
Demonstrar responsabilidade e iniciativa

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Gestão Comercial do Ponto de Venda (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Economia (0314) 0314 6 0 0 5%
Comércio (0341) 0341 36 0 0 30%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 24 0 0 20%
Gestão e Administração (0345) 0345 30 0 0 25%
Direito (0380) 0380 6 0 0 5%
Matemática (0461) 0461 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 300h 0h 60
Semestral Matemática aplicada às ciências sociais Geral e científica 0461 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Marketing do Ponto de Venda Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Inglês para vendas e marketing Geral e científica 0222 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Gestão de Equipas no Ponto de Venda Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Estudo do mercado e do consumidor Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Economia do Consumidor Geral e científica 0314 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Direito Comercial e do Ponto de Venda Técnica 0380 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Sistemas de Informação empresariais Técnica 0482 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Princípios de Marketing Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Princípios de Gestão Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
2º Ano 1500h 216h 0h 60
Semestral Gestão on-line do ponto de venda Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Gestão de stocks e aprovisionamento Técnica 0341 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Gestão de relacionamentos e costumer care Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0341 750h
 (HEP 720h)
0h 0h
30
Semestral Comunicação em ponto de venda Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Plano de Negócios para o ponto de venda Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia e Português e Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 44
Total de alunos inscritos em simultâneo 95
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
São Mamede de Infesta Rua Jaime Lopes Amorim 44 95
Descrição geral Gerir comercialmente um ponto de venda explorando o potencial das condições comerciais e stocks, através da elaboração e implementação de um plano de negócios, de um plano de marketing e de comunicação aplicado ao ponto de venda, procurando atingir a satisfação e fidelização dos clientes.
Atividades principais
Elaborar relatórios de atividades comerciais;
Implementar a aplicação da legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
Desenvolver e implementar serviços de acolhimento aos clientes;
Diagnosticar as necessidades dos clientes;
Coordenar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, de acordo com a importância estratégica do serviço pós -venda;
Planear estudos dos produtos e ou dos serviços da empresa;
Implementar as técnicas de venda e negociação;
Gerir e organizar a força de vendas;
Desenvolver estudos sobre o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral;
Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados;
Implementar as técnicas de gestão de relacionamentos e customer care;
Desenvolver e implementar sistemas de gestão de stocks e aprovisionamento;
Elaborar e implementar o plano de negócios do ponto de venda;
Elaborar e implementar planos de comunicação;
Elaborar e implementar planos de marketing.
Conhecimentos
Conhecimento especializado de legislação comercial;
Conhecimentos especializados em língua inglesa;
Conhecimentos fundamentais em sistemas de informação empresarial;
Conhecimentos especializados em comunicação no ponto de venda;
Conhecimentos especializados de marketing relacional e costumer relationship management;
Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas;
Conhecimentos fundamentais de marketing;
Conhecimentos especializados de estudo do mercado e do comportamento do consumidor;
Conhecimento especializado de gestão de equipas de vendas;
Conhecimentos fundamentais em matemática;
Conhecimentos especializados de distribuição, transportes e gestão de stocks do ponto de venda;
Conhecimento especializado na gestão comercial e planos de negócio;
Conhecimentos fundamentais sobre ferramentas comunicação e divulgação do ponto de venda e suas atividades;
Conhecimentos especializados sobre gestão de comércio eletrónico;
Conhecimentos fundamentais em economia.
Aptidões
Utilizar a análise de dados como ferramenta de gestão;
Efetuar pesquisa de mercado e de comportamento do consumidor;
Aplicar as ferramentas fundamentais de gestão;
Aplicar metodologias de marketing relacional;
Colaborar nos diferentes processos de gestão de equipas de vendas;
Propor melhorias nos processos de gestão comercial e da força de vendas;
Aplicar e aceder a sistemas de informação comercial, retirando informação útil aos processos de gestão comercial;
Preparar com diferenciação produtos e serviços;
Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos;
Preparar e executar processos de gestão comercial e da força de vendas;
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão comercial do ponto de venda;
Dominar as técnicas relacionadas com o comércio eletrónico;
Analisar a informação em língua inglesa;
Conceber e planear o controlo de custos de atividades comerciais e de vendas;
Implementar planos de negócios;
Implementar planos de comunicação;
Implementar planos de marketing;
Aplicar o enquadramento legal do ponto de venda
Atitudes
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e na execução dos trabalhos
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico;
Demonstrar capacidade de comunicação e interpretação;
Demonstrar capacidade de organização e planeamento dos trabalhos e recursos humanos;
Demonstrar capacidade para inovar e empreender novos projetos;
Demonstrar capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituição variada;
Demonstrar flexibilidade e capacidade de estabelecer relações cordiais entre colegas e clientes;
Demonstrar responsabilidade e iniciativa;
Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica;
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com os clientes e fornecedores;
Demonstrar espírito de equipa e capacidade de liderança;
Demonstrar inovação e criatividade no desenvolvimento de estratégias de e -commerce;
Demonstrar aprendizagem ao longo da vida e a partilha constante de conhecimentos nos diferentes domínios da gestão empresarial.

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Gestão Comercial do Ponto de Venda (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia e Português e Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
São Mamede de Infesta Rua Jaime Lopes Amorim 25 60
Descrição geral Planear, implementar e otimizar o uso de tecnologias em pontos de venda, maximizar o potencial de ferramentas digitais, nomeadamente de marketing e comércio eletrónico, e executar, com o apoio de tecnologias, estratégias eficazes para impulsionar o sucesso comercial do ponto de venda.
Atividades principais
Rentabilizar as tecnologias informáticas de apoio ao ponto de venda.
Potenciar a introdução de novas tecnologias no ponto de venda.
Implementar planos de negócios do ponto de venda.
Incorporar tecnologias na automatização de processos digitais no ponto de venda.
Implementar tecnologias de informação para extrair insights poderosos que transformem e aprimorem as decisões estratégicas em gestão e marketing.
Maximizar o potencial das tecnologias de comércio eletrónico.
Gerir projetos tecnológicos de apoio ao ponto de venda.
Incorporar tecnologias nas iniciativas de marketing associadas ao ponto de venda.
Conhecimentos
Conhecimentos especializados aplicações do ponto de venda
Conhecimentos fundamentais em tecnologias de marketing digital
Conhecimentos especializados de estudo do mercado e do comportamento do consumidor
Conhecimentos especializados em língua inglesa
Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas
Conhecimentos fundamentais sobre ferramentas de comunicação e divulgação do ponto de venda e suas atividades
Conhecimentos especializados em tecnologias de comunicação no ponto de venda
Conhecimentos especializados sobre tecnologias de comércio eletrónico
Conhecimentos especializados na gestão comercial e planos de negócio
Conhecimentos fundamentais em sistemas de informação empresarial
Conhecimentos especializados de legislação do trabalho e comercial
Conhecimentos especializados sobre vocabulário específico dos sistemas de informação
Conhecimentos especializados sobre tratamento de informação empresarial
Conhecimentos especializados de compras e pagamentos eletrónicos
Conhecimentos especializados sobre tecnologias de comunicação para o retalho
Aptidões
Utilizar as técnicas e tecnologias definidas no plano de marketing no digital
Utilizar o controlo de custos nas atividades comerciais e de vendas
Efetuar pesquisa de mercado e de comportamento do consumidor
Utilizar a análise de dados como ferramenta de gestão
Analisar a informação em língua inglesa
Aplicar as linhas orientadoras definidas no plano de negócios
Aplicar as linhas orientadoras definidas no plano de comunicação
Aplicar e aceder a sistemas de informação comercial, retirando informação útil aos processos de gestão comercial
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão comercial do ponto de venda
Explorar as ferramentas fundamentais de gestão
Preparar com diferenciação produtos e serviços
Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos
Aplicar enquadramento legal do ponto de venda
Utilizar a análise de dados como ferramenta de gestão
Aplicar princípios e metodologias de marketing relacional
Identificar potenciais oportunidades de melhoria dos sistemas de informação, de acordo com exigências legais e necessidades de informação
Atitudes
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e na execução dos trabalhos
Demonstrar responsabilidade e iniciativa
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico
Demonstrar espírito de equipa e capacidade de liderança
Demonstrar flexibilidade e capacidade de estabelecer relações cordiais entre colegas e clientes
Demonstrar capacidade de comunicação e interpretação
Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica
Demonstrar capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituição variada
Demonstrar aprendizagem ao longo da vida e a partilha constante de conhecimentos nos diferentes domínios da gestão empresarial
Demonstrar capacidade para inovar e empreender novos projetos
Demonstrar capacidade de organização e planeamento dos trabalhos e recursos humanos

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Tecnologias Aplicadas ao Ponto de Venda (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)