Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Desenho e Geometria Descritiva

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Design de Calçado (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Desenho e Geometria Descritiva
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Guimarães ETESP | IPCA - Polo de Guimarães 25 60

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Design de Calçado (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Desenho e Geometria Descritiva
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Famalicão Escola Técnica Superior Profissional - Polo de Famalicão do IPCA 25 60
Descrição geral Conceber e desenvolver produtos de calçado, tendo em conta as tendências, a qualidade, a estratégia comercial da empresa e os constrangimentos técnicos da produção.
Atividades principais
Conceber e desenvolver calçado
Gerir projetos de conceção e de desenvolvimento de novos modelos de calçado, aplicando metodologias, técnicas e ferramentas que facilitem o seu desenvolvimento
Promover atividades de inovação e de desenvolvimento, de forma a apoiar a direção da empresa nestas atividades de valorização do produto, através da indução de novas características e ou propriedades proporcionadas pela utilização de materiais técnicos e funcionais
Planear e organizar as coleções sazonais, acompanhar e controlar a qualidade das amostras para produção
Acompanhar as tendências de moda nacional e internacional, ao nível dos produtos, das matérias-primas, das cores, das inovações e das tendências de mercado
Aplicar as tendências ao mix de produtos e de mercados da empresa
Executar manualmente ou utilizando sistemas informáticos (nomeadamente sistemas Computer Aided Design) a partir de uma ideia original ou de um modelo já existente, de esboços, de croquis ou de desenhos de calçado, com o objetivo de desenvolver novas coleções
Colaborar na construção e na avaliação de protótipos
Gerir a pesquisa e a recolha de informação relevante para o desempenho da sua atividade, nomeadamente sobre a relação entre a empresa e o mercado
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais de informática
Conhecimentos fundamentais de processos de fabrico de calçado
Conhecimentos fundamentais de custeio industrial
Conhecimentos fundamentais de marketing
Conhecimentos especializados de ilustração
Conhecimentos especializados de desenho
Conhecimentos especializados de modelação em sistema Computer Aided Design
Conhecimentos especializados de processos de recolha e de análise de informação
Conhecimentos especializados de inglês técnico
Conhecimentos especializados de modelação manual de calçado
Conhecimentos especializados das características e dos comportamentos das matérias-primas
Conhecimentos especializados de infografia 2D e 3D
Conhecimentos especializados de tendências de moda
Conhecimentos especializados de design de calçado
Conhecimentos especializados de metodologia de planeamento de coleções de calçado
Aptidões
Desenvolver produtos de design de calçado
Dinamizar projetos de conceção e de desenvolvimento de novos produtos de calçado
Utilizar ferramentas de desenho assistido por computador para o desenvolvimento de novos produtos
Aplicar os métodos e as técnicas de lançamento e de promoção das coleções de calçado
Implementar a identidade de uma coleção – temática, formas, materiais e paleta de cores
Implementar os ensaios mais adequados ao produto
Pesquisar e selecionar informações sobre as tendências de moda
Identificar e selecionar as características técnicas, as propriedades e os comportamentos das matérias-primas
Transpor, manual ou informaticamente, a ideia original do produto em desenho
Avaliar os custos associados ao desenvolvimento de produtos de calçado
Colaborar na elaboração e na aplicação da estratégia de marketing
Construir manualmente produtos de calçado
Implementar metodologias de planeamento de coleções de calçado
Atitudes
Demonstrar capacidade de atualização e de adaptação às novas metodologias do design
Demostrar uma atitude proativa na gestão de projetos de conceção e de desenvolvimento de novos produtos de calçado
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e para cooperar na obtenção de objetivos comuns
Demonstrar disponibilidade para a inovação e para a criação de novos produtos de calçado
Demonstrar capacidade de gestão nas diversas atividades a desenvolver
Demonstrar uma atitude de planeamento e de organização metodológica na obtenção dos objetivos da empresa
Demonstrar espírito crítico na execução das tarefas inerentes ao design de calçado

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Design de Calçado (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Desenho e Geometria Descritiva
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Famalicão ETESP | IPCA - Polo de Famalicão 25 60
Descrição geral Conceber e desenvolver produtos de calçado, tendo em conta as tendências, a qualidade, a estratégia comercial da empresa e os constrangimentos técnicos da produção.
Atividades principais
Conceber e desenvolver calçado
Gerir projetos de conceção e de desenvolvimento de novos modelos de calçado, aplicando metodologias, técnicas e ferramentas que facilitem o seu desenvolvimento
Promover atividades de inovação e de desenvolvimento, de forma a apoiar a direção da empresa nestas atividades de valorização do produto, através da indução de novas características e ou propriedades proporcionadas pela utilização de materiais técnicos e funcionais
Planear e organizar as coleções sazonais, acompanhar e controlar a qualidade das amostras para produção
Acompanhar as tendências de moda nacional e internacional, ao nível dos produtos, das matérias-primas, das cores, das inovações e das tendências de mercado
Aplicar as tendências ao mix de produtos e de mercados da empresa
Executar manualmente ou utilizando sistemas informáticos (nomeadamente sistemas Computer Aided Design) a partir de uma ideia original ou de um modelo já existente, de esboços, de croquis ou de desenhos de calçado, com o objetivo de desenvolver novas coleções
Colaborar na construção e na avaliação de protótipos
Gerir a pesquisa e a recolha de informação relevante para o desempenho da sua atividade, nomeadamente sobre a relação entre a empresa e o mercado
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais de informática
Conhecimentos fundamentais de processos de fabrico de calçado
Conhecimentos fundamentais de custeio industrial
Conhecimentos fundamentais de marketing
Conhecimentos especializados de ilustração
Conhecimentos especializados de desenho
Conhecimentos especializados de modelação em sistema Computer Aided Design
Conhecimentos especializados de processos de recolha e de análise de informação
Conhecimentos especializados de inglês técnico
Conhecimentos especializados de modelação manual de calçado
Conhecimentos especializados das características e dos comportamentos das matérias-primas
Conhecimentos especializados de infografia 2D e 3D
Conhecimentos especializados de tendências de moda
Conhecimentos especializados de design de calçado
Conhecimentos especializados de metodologia de planeamento de coleções de calçado
Aptidões
Desenvolver produtos de design de calçado
Dinamizar projetos de conceção e de desenvolvimento de novos produtos de calçado
Utilizar ferramentas de desenho assistido por computador para o desenvolvimento de novos produtos
Aplicar os métodos e as técnicas de lançamento e de promoção das coleções de calçado
Implementar a identidade de uma coleção – temática, formas, materiais e paleta de cores
Implementar os ensaios mais adequados ao produto
Pesquisar e selecionar informações sobre as tendências de moda
Identificar e selecionar as características técnicas, as propriedades e os comportamentos das matérias-primas
Transpor, manual ou informaticamente, a ideia original do produto em desenho
Avaliar os custos associados ao desenvolvimento de produtos de calçado
Colaborar na elaboração e na aplicação da estratégia de marketing
Construir manualmente produtos de calçado
Implementar metodologias de planeamento de coleções de calçado
Atitudes
Demonstrar capacidade de atualização e de adaptação às novas metodologias do design
Demostrar uma atitude proativa na gestão de projetos de conceção e de desenvolvimento de novos produtos de calçado
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e para cooperar na obtenção de objetivos comuns
Demonstrar disponibilidade para a inovação e para a criação de novos produtos de calçado
Demonstrar capacidade de gestão nas diversas atividades a desenvolver
Demonstrar uma atitude de planeamento e de organização metodológica na obtenção dos objetivos da empresa
Demonstrar espírito crítico na execução das tarefas inerentes ao design de calçado

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Design de Calçado (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)