Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais de diferentes instrumentos e métodos de investigação no exercício físico. |
Conhecimentos especializados das necessidades físicas e psicoemocionais dos diferentes praticantes. |
Conhecimentos abrangentes acerca da formação pessoal e social dos praticantes. |
Conhecimentos abrangentes sobre a importância e relação dos mecanismos de fidelização com a prática de exercício físico a longo prazo. |
Conhecimentos abrangentes das necessidades de cognitivas, psicológicas e motoras, e as implicações para a sua aplicação no contexto do treino. |
Conhecimentos especializados sobre as etapas / progressões da prática de exercício físico a longo prazo. |
Conhecimentos especializados sobre os pressupostos de uma educação para a saúde através da prática de exercício físico regular. |
Conhecimentos abrangentes acerca da estrutura da carreira de técnico de exercício físico e as respetivas exigências. |
Conhecimentos abrangentes das diferentes modalidades e a sua aplicação em contexto de intervenção prática. |
Conhecimentos especializados sobre a estrutura da sessão de treino e a respetiva amplitude da sua intervenção em contexto real. |
Conhecimentos especializados dos métodos instrucionais em exercício físico. |
Conhecimentos especializados sobre os procedimentos de organização, gestão e avaliação no exercício físico. |
Conhecimentos abrangentes sobre a avaliação e controlo no exercício físico. |
Conhecimentos abrangentes acerca da da anatomia, biomecânica, nutrição e fisiologia humana no exercício físico. |
Aptidões |
Identificar e organizar pressupostos metodológicos especializados de estudos científicos do exercício físico. |
Gerir e Supervisionar projetos tendentes à otimização dos recursos humanos / materiais espaciais específicos a diferentes contextos. |
Gerir e coordenar estratégias de intervenção que promovam a criação de ambientes positivos favoráveis à aprendizagem. |
Aplicar técnicas e métodos de treino ajustados às características dos praticantes, às modalidade e aos contextos em questão para permitir alcançar os objetivos. |
Gerir e organizar processos de aprendizagem e de desenvolvimento dos praticantes utilizando os meios técnicos adequados e suportando a sua intervenção em valores eticamente fundamentados. |
Executar técnicas de progressão metodológica, identificando os estados evolutivos que justifiquem o recurso a ferramentas alternativas. |
Aplicar e desenvolver técnicas e estratégias de comunicação abrangentes e especializadas, em diferentes línguas, com os praticantes e restante equipa técnica. |
Organizar e avaliar a organização e logística de uma sessão de treino, assegurando as necessárias condições de segurança. |
Organizar sessões de treino assegurando o exercício das competências de ensino fundamentais (explicação, demonstração, observação e correção). |
Avaliar os praticantes, monitorizando e registando o processo de treino, as atitudes, os comportamentos e os resultados alcançados. |
Organizar atividades, criando condições de equidade de participação e valorizando o gosto pelo exercício físico. |
Coordenar ativamente e de forma inovadora a angariação de novos praticantes. |
Avaliar e controlar a progressão / regressão dos praticantes em relação aos seus objetivos. |
Atitudes |
Demonstrar autonomia e assertividade com diferentes atores sociais, de forma a potenciar uma formação global e multilateral dos praticantes. |
Demonstrar autonomia na utilização de linguagem e formas de comunicação compreensíveis e acessíveis a todos os praticantes. |
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade para a promoção de hábitos saudáveis em todos os ambientes e circunstâncias. |
Demonstrar sentido de responsabilidade, de autonomia e capacidade de liderança. |
Demonstrar capacidade motivacional e de persuação para encorajar atitudes / comportamentos proativos dos praticantes. |
Demonstrar autonomia na tomada de decisão de acordo com boas práticas éticas profissionais, no exercício da atividade. |
Demonstrar atitudes e comportamentos que dignificam a figura do praticante e dos atores do exercício físico. |
Demonstrar capacidade de iniciativa, flexibilidade e liderança na relação técnico-praticante. |
Demonstrar capacidade de persuasão para a fidelização à prática de exercício físico e o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis. |
Demonstrar capacidade de autonomia e inovação contínua no planeamento e monitorização a longo prazo. |
Demonstrar responsabilidade e autonomia na organização de competições formais e não formais. |
Demonstrar autonomia na adaptação à equipa de trabalho - praticantes, staff técnico e dirigentes. |
Demonstrar autonomia e responsabilidade na definição de objetivos e estabelecimento de prioridades. |