| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais relativos à classificação da deficiência, evolução do estatuto da pessoa com deficiência e indicadores determinantes da inclusão social. |
| Conhecimentos especializados na utilização de software e aplicações digitais de saúde. |
| Conhecimentos fundamentais sobre o papel da Comunicação Aumentativa e Alternativa junto de pessoas com problemas de comunicação. |
| Conhecimentos generalizados relativos aos processos de compreensão da comunicação humana, numa perspetiva sistémica |
| Conhecimentos especializados relativos ao processo de envelhecimento, dependência e demências. |
| Conhecimentos fundamentais sobre o papel da Animação Sociocultural como metodologia de intervenção socioeducativa. |
| Conhecimentos principais da psicopatologia enquanto ciência que estuda os sintomas das principais perturbações psicológicas e psiquiátricas e da ética do cuidado. |
| Conhecimentos especializados sobre o planeamento de prestação de cuidados e modelo de vida independente. |
| Conhecimentos especializados relativos aos fundamentos e filosofia da Metodologia de Cuidados em Humanitude. |
| Conhecimentos generalizados relativos ao apoio à hidroterapia e bem-estar e outras metodologias de relaxamento. |
| Conhecimentos generalizados sobre noções básicas de segurança em posicionamentos, transferências e utilização de produtos de apoio para pessoas adultas em situação de dependência e relativamente ao Suporte Básico de Vida. |
| Conhecimentos especializados relativos à prestação de cuidados de longa duração de pessoas adultas em situação de dependência, em particular no processo de envelhecimento e quadros demenciais. |
| Aptidões |
| Identificar os tipos de deficiência, indicadores da inclusão social e direitos das pessoas com deficiência. |
| Utilizar adequadamente aplicações digitais de saúde, desenvolver capacidade de agendamento e acompanhamento de consultas online, em plataformas ou aplicações próprias. |
| Identificar e utilizar diferentes tipos de Tecnologias de Apoio para a melhoria da comunicação. |
| Implementar competências de comunicação interpessoal bem sucedida. |
| Utilizar adequadamente a abordagem centrada na Pessoa idosa e conhecer as principais medidas de política social para a Pessoa Idosa ou com Demência. |
| Coadjuvar na conceção e desenvolvimento de programas e atividades de recreação e lazer. |
| Identificar e compreender os principais quadros psicopatológicos e modelos de tomada de decisão ética no contexto de cuidado. |
| Implementar modelos de planeamento de prestação de cuidados. |
| Implementar nos cuidados técnicas associadas aos pilares da Filosofia de Cuidados em Humanitude e livres de contenção. |
| Apoiar e incentivar o recurso a metodologias de relaxamento e bem-estar, em particular a hidroterapia. |
| Identificar as indicações e contraindicações na realização de posicionamentos, transferências e utilização de produtos de apoio em pessoas adultas em situação de dependência e técnicas de reanimação em vítimas adultas. |
| Apoiar na prestação de cuidados de longa duração de pessoas adultas em situação de dependência, numa abordagem holística, centrada na Pessoa e respeitando a Filosofia da Humanitude, em contexto real de trabalho. |
| Atitudes |
| Demonstrar respeito pela diversidade e pela diferença, empatia e responsabilidade para com as pessoas em situação de deficiência. |
| Demonstrar conhecimentos éticos e de proteção de dados em consultas online, em plataformas ou aplicações próprias. |
| Demonstrar capacidade de utilização de tecnologias de apoio à comunicação de pessoas em situação de dependência, escuta ativa e comunicação assertiva. |
| Demonstrar respeito na comunicação interpessoal, adaptando a linguagem às características da Pessoa cuidada, capacidade de autocontrolo e assertividade na comunicação. |
| Demonstrar sensibilidade para as consequências do envelhecimento e capacidade de intervenção com Pessoas idosas ou com Demência. |
| Demonstrar autonomia no uso de instrumentos e metodologias ao serviço da animação sociocultural. |
| Demonstrar capacidade de análise das implicações pessoais e sociais associadas aos diferentes quadros psicopatológicos e de prestação de cuidados éticos. |
| Demonstrar capacidade de planeamento, execução e avaliação da satisfação relativamente aos cuidados prestados. |
| Demonstrar domínio das técnicas associadas aos pilares da Filosofia de Cuidados em Humanitude e das ferramentas de apoio à humanização. |
| Demonstrar autonomia no apoio e acompanhamento de pessoas adultas em situação de dependência na prática de hidroterapia e outras metodologias de relaxamento e bem-estar físico e psicológico, bem como sensibilidade para a prevenção de burnout do cuidador. |
| Demonstrar capacidade de aplicação de abordagens corretas e seguras nos posicionamentos, transferências e manuseamento de produtos de apoio com pessoas adultas em situação de dependência e capacidade de aplicação de técnicas de reanimação e posição lateral de segurança. |
| Demonstrar capacidade, sensibilidade e autonomia no apoio à prestação de cuidados de longa duração de pessoas adultas em situação de dependência e capacidade de relacionamento interpessoal com utentes e cuidadores formais, em contexto real de trabalho. |