Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Castelo Branco R. Prof. Faria de Vasconcelos 20 40

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Serviços de Tecnologia Educativa (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Português; Informática; Matemática; Física e Química
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Castelo Branco ESECB - Rua Prof. Dr. Faria De Vasconcelos Castelo Branco 6000-266 20 40
Descrição geral Desenvolver, de forma autónoma ou com orientação, atividades de apoio tecnológico à atividade pedagógica e organizacional e à implementação e gestão técnica de projetos com suporte no digital, em contextos educativos diversificados, formais e não formais, abertos a todos os tipos de utilizadores, numa perspetiva de inclusão e diversidade.
Atividades principais
Planear e executar tarefas nos diversos departamentos das organizações educativas (formais e não formais), sob responsabilidade dos órgãos dirigentes.
Prestar apoio aos profissionais das instituições na utilização de tecnologias, incluindo tecnologias de apoio para indivíduos com necessidades educativas especiais e tendo em conta as especificidades dos espaços educativos (centros de recursos digitais bibliotecas/mediatecas, laboratórios)
Colaborar nas atividades de ensino, de âmbito curricular e extracurricular, preparando equipamentos e materiais necessários e fazendo o acompanhamento das mesmas.
Intervir em ações de desenvolvimento multimédia na organização educativa, mantendo-se atualizado em relação às tendências e inovações na sua área de intervenção. 
Cooperar na modificação e/ou edição de recursos digitais existentes, quando tal for permitido, sob orientação e supervisão.
Organizar recursos educativos digitais com base em critérios previamente definidos, em bibliotecas, mediatecas e outros espaços educativos.
Integrar equipas multidisciplinares de criação/desenvolvimento de recursos digitais em organizações educativas, formais e não formais, tais como escolas, museus, centros de ciência, empresas municipais ou outras.
Preparar e organizar equipamentos e materiais, para utilização em laboratórios e outros espaços educativos da organização.
Zelar pela manutenção e conservação de infraestruturas, equipamentos, acesso à internet e plataformas digitais, em conformidade com as normas de qualidade, segurança e sustentabilidade.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre tecnologia digital e sua utilização educativa;
Conhecimentos abrangentes de línguas (português e inglês);
Conhecimentos teóricos e abrangentes sobre tipologias de necessidades especiais e tecnologias de apoio;
Conhecimentos abrangentes de literacia e cidadania digital;
Conhecimentos especializados de técnicas de instrumentação laboratorial;
Conhecimentos especializados de metodologias de classificação e arquivo digital;
Conhecimentos teóricos sobre psicologia do desenvolvimento;
Conhecimentos abrangentes dos impactos sociais da tecnologia;
Conhecimentos abrangentes de técnicas estatísticas descritivas e inferenciais;
Conhecimentos abrangentes sobre os procedimentos fundamentais no planeamento e gestão de projetos;
Conhecimentos abrangentes da arquitetura de sistemas computacionais;
Conhecimentos teóricos e abrangentes sobre os processos de criação e desenvolvimento de recursos educativos digitais.
Aptidões
Identificar e resolver problemas relacionados com a utilização das tecnologias digitais em contextos educativos;
Interpretar informação técnica e científica em diferentes línguas;
Propor soluções criativas para apoio a pessoas com diferentes tipologias de necessidades especiais;
Analisar e problematizar a credibilidade e a fiabilidade da informação, das fontes e de conteúdos digitais, bem como a utilização segura da Internet;
Apoiar a utilização de tecnologias e recursos digitais em contextos educativos diversificados;
Criar, atualizar e gerir bases de dados de recursos educativos digitais;
Colaborar na realização de atividades tendo em conta o desenvolvimento cognitivo e psicosocial do grupo;
Analisar criticamente o impacto da tecnologia no seu contexto social;
Analisar e/ou desenvolver um estudo estatístico para responder a uma questão de interesse, retirando conclusões e fundamentando decisões;
Colaborar na implementação e gestão técnica de atividades e projetos;
Aplicar e adaptar estratégias de resolução de problemas técnicos e partilhar recursos num ambiente em rede;
Colaborar na construção de produtos multimédia e outros recursos educativos digitais.
Atitudes
Demonstrar capacidade de realizar as tarefas propostas, estabelecendo prioridades e atuando com sentido de responsabilidade;
Demonstrar capacidade de utilizar corretamente as línguas materna e inglesa, entendendo-as como instrumentos de comunicação e valorização profissional;
Demonstrar capacidade de iniciativa, inovação e proatividade na resolução de problemas;
Demonstrar capacidade de selecionar informações veiculadas em ambientes digitais, confrontando com espírito crítico conteúdos provenientes de diferentes fontes;
Demonstrar a capacidade de ser autónomo no desenvolvimento das tarefas propostas e na tomada de decisão;
Demonstrar capacidade de pesquisar dados, informação e conteúdos em ambientes digitais;
Demonstrar capacidade de aceitar a inclusão e a diversidade;
Demonstrar capacidade de adoção de práticas ou comportamentos direcionados para a promoção da sustentabilidade nas suas diferentes dimensões;
Demonstrar capacidades de atualização científica e técnica que favoreçam a implementação de boas práticas;
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e de partilha de conhecimentos;
Demonstrar capacidades de perseverança e resiliência na procura de soluções para os desafios da sua atividade profissional;
Demonstrar capacidade de iniciativa e criatividade na construção de recursos.

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Tecnologia Educativa Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)