Curso


Diploma de técnico superior profissional
Duas das seguintes áreas: Português; Matemática; Química
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Santarém Largo Cândido dos Reis / Edifício do Antigo Hospital 25 50
Descrição geral Planear e coordenar a implementação e promover a melhoria contínua dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança, em conformidade com os referenciais normativos e a legislação aplicável, contribuindo para a eficiência e competitividade das organizações.
Atividades principais
Apoiar a gestão de topo no controlo dos aspetos que respeitam à qualidade, ao ambiente e à segurança na organização;
Participar, em conjunto com a gestão de topo, na definição da política e dos objetivos da qualidade, ambiente e segurança e na identificação dos processos e dos recursos necessários à implementação do sistema de gestão tendo em conta a política e os objetivos definidos;
Articular, com a gestão de topo e com as restantes áreas funcionais, a estratégia de gestão da qualidade, ambiente e segurança para que os objetivos possam convergir no desenvolvimento da estratégia global da organização;
Controlar a documentação, os registos e a análise dos dados do sistema de gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Controlar os dispositivos de monitorização e medição;
Dinamizar a comunicação interna e externa nos aspetos relevantes do sistema de gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Participar no tratamento de não conformidades e desenvolver programas de ações corretivas e preventivas;
Desenvolver e implementar programas de melhoria contínua;
Identificar as competências necessárias para o recrutamento e seleção de colaboradores para o desempenho de funções que afetem a qualidade do produto e ou do serviço
Elaborar e coordenar o programa de auditorias duma organização, contribuindo para a determinação da eficácia do seu sistema de gestão;
Realizar as auditorias ao sistema de gestão da qualidade, do ambiente e da segurança, de acordo com os referenciais NP EN ISSO 9001, NP EN ISO 14001, OHSAS 18001 e a legislação aplicável;
Acompanhar as entidades certificadoras e ou as auditorias externas no processo de certificação;
Colaborar na análise e avaliação da satisfação do cliente através das técnicas de gestão da qualidade, de acordo com os referenciais normativos aplicáveis;
Colaborar na revisão dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança
Conhecimentos
Matemática;
Português;
Inglês;
Sistema Português da Qualidade;
Informática aplicada
Ferramentas da qualidade;
Métodos estatísticos aplicados à qualidade;
Metrologia e calibração;
Organização da empresa;
Agentes químicos, biológicos e físicos;
Legislação ambiental e de segurança e saúde no trabalho;
Avaliação e controlo de riscos;
Prevenção ambiental e da poluição;
Prevenção em contexto laboral;
Higiene e segurança do trabalho;
Organização de emergências;
Sistemas de gestão da qualidade;
Sistemas de gestão do ambiente;
Sistemas de gestão da segurança;
Gestão de processos;
Integração de sistemas de gestão;
Auditorias a sistemas de gestão;
Técnicas de melhoria da qualidade.
Aptidões
Identificar as melhores opções estratégicas aplicadas a diversos contextos e situações, na perspetiva da gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Pesquisar e aplicar a legislação, os regulamentos e as normas inerentes aos diferentes setores específicos de intervenção;
Planear e coordenar as etapas de implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Elaborar documentação técnica relacionada com as áreas específicas de intervenção;
Conceber suportes documentais diversificados para disseminar informação, a todos os níveis da organização, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Definir e implementar indicadores de medição e monitorização;
Planear e coordenar a implementação de sistemas integrados de gestão;
Utilizar técnicas de controlo estatístico de processos;
Controlar e manusear equipamentos de medição, monitorização e controlo;
Determinar parâmetros estatísticos e de fiabilidade aplicáveis aos contextos de intervenção da gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Controlar a conformidade metrológica dos equipamentos de medição;
Utilizar técnicas de diagnóstico do desempenho ambiental das instituições;
Elaborar e aplicar listas de verificação do cumprimento da legislação relacionada com a saúde e a segurança no trabalho;
Elaborar e aplicar listas de verificação de perigos e de riscos;
Aplicar técnicas de identificação, controlo e avaliação de riscos;
Implementar programas de controlo de riscos profissionais em ambiente industrial;
Aplicar as normas e os procedimentos de atuação em situações de emergência;
Aplicar as técnicas de comunicação adequadas ao contexto de intervenção;
Aplicar as normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental respeitantes à atividade profissional;
Utilizar técnicas de auditoria a sistemas de gestão;
Utilizar técnicas de desenvolvimento e de implementação de programas de melhoria associados à qualidade, ao ambiente e à segurança.
Atitudes
Gerir equipas de trabalho, demonstrando capacidade de liderança e assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação dos colaboradores;
Demostrar capacidade de comunicação;
Adaptar -se às evoluções técnicas e metodológicas;
Assegurar o cumprimento das normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental no exercício da sua atividade profissional;
Assegurar o cumprimento das normas e procedimentos de sistemas integrados de gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Comunicar com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo;
Adotar comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress;
Trabalhar com orientação para objetivos e sob pressão de prazos;
Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações;
Demonstrar proatividade, assertividade e orientação para resultados;
Agir em função de princípios de tolerância e cooperação;
Demonstrar responsabilidade, iniciativa, autonomia e liderança;
Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos predefinidos.

--
Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Duas das seguintes áreas: Português; Matemática; Química
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Santarém Rua Teixeira Guedes 31 25 50
Descrição geral Planear e coordenar a implementação e promover a melhoria contínua dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança, em conformidade com os referenciais normativos e a legislação aplicável, contribuindo para a eficiência e competitividade das organizações.
Atividades principais
Apoiar a gestão de topo no controlo dos aspetos que respeitam à qualidade, ao ambiente e à segurança na organização;
Participar, em conjunto com a gestão de topo, na definição da política e dos objetivos da qualidade, ambiente e segurança e na identificação dos processos e dos recursos necessários à implementação do sistema de gestão tendo em conta a política e os objetivos definidos;
Articular, com a gestão de topo e com as restantes áreas funcionais, a estratégia de gestão da qualidade, ambiente e segurança para que os objetivos possam convergir no desenvolvimento da estratégia global da organização;
Controlar a documentação, os registos e a análise dos dados do sistema de gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Controlar os dispositivos de monitorização e medição;
Dinamizar a comunicação interna e externa nos aspetos relevantes do sistema de gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Participar no tratamento de não conformidades e desenvolver programas de ações corretivas e preventivas;
Desenvolver e implementar programas de melhoria contínua;
Identificar as competências necessárias para o recrutamento e seleção de colaboradores para o desempenho de funções que afetem a qualidade do produto e ou do serviço
Elaborar e coordenar o programa de auditorias duma organização, contribuindo para a determinação da eficácia do seu sistema de gestão;
Realizar as auditorias ao sistema de gestão da qualidade, do ambiente e da segurança, de acordo com os referenciais NP EN ISSO 9001, NP EN ISO 14001, OHSAS 18001 e a legislação aplicável;
Acompanhar as entidades certificadoras e ou as auditorias externas no processo de certificação;
Colaborar na análise e avaliação da satisfação do cliente através das técnicas de gestão da qualidade, de acordo com os referenciais normativos aplicáveis;
Colaborar na revisão dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança
Conhecimentos
Matemática;
Português;
Inglês;
Sistema Português da Qualidade;
Informática aplicada
Ferramentas da qualidade;
Métodos estatísticos aplicados à qualidade;
Metrologia e calibração;
Organização da empresa;
Agentes químicos, biológicos e físicos;
Legislação ambiental e de segurança e saúde no trabalho;
Avaliação e controlo de riscos;
Prevenção ambiental e da poluição;
Prevenção em contexto laboral;
Higiene e segurança do trabalho;
Organização de emergências;
Sistemas de gestão da qualidade;
Sistemas de gestão do ambiente;
Sistemas de gestão da segurança;
Gestão de processos;
Integração de sistemas de gestão;
Auditorias a sistemas de gestão;
Técnicas de melhoria da qualidade.
Aptidões
Identificar as melhores opções estratégicas aplicadas a diversos contextos e situações, na perspetiva da gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Pesquisar e aplicar a legislação, os regulamentos e as normas inerentes aos diferentes setores específicos de intervenção;
Planear e coordenar as etapas de implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Elaborar documentação técnica relacionada com as áreas específicas de intervenção;
Conceber suportes documentais diversificados para disseminar informação, a todos os níveis da organização, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Definir e implementar indicadores de medição e monitorização;
Planear e coordenar a implementação de sistemas integrados de gestão;
Utilizar técnicas de controlo estatístico de processos;
Controlar e manusear equipamentos de medição, monitorização e controlo;
Determinar parâmetros estatísticos e de fiabilidade aplicáveis aos contextos de intervenção da gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Controlar a conformidade metrológica dos equipamentos de medição;
Utilizar técnicas de diagnóstico do desempenho ambiental das instituições;
Elaborar e aplicar listas de verificação do cumprimento da legislação relacionada com a saúde e a segurança no trabalho;
Elaborar e aplicar listas de verificação de perigos e de riscos;
Aplicar técnicas de identificação, controlo e avaliação de riscos;
Aplicar técnicas de identificação, controlo e avaliação de riscos;
Aplicar as normas e os procedimentos de atuação em situações de emergência;
Aplicar as técnicas de comunicação adequadas ao contexto de intervenção;
Aplicar as normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental respeitantes à atividade profissional;
Utilizar técnicas de auditoria a sistemas de gestão;
Utilizar técnicas de desenvolvimento e de implementação de programas de melhoria associados à qualidade, ao ambiente e à segurança.
Atitudes
Gerir equipas de trabalho, demonstrando capacidade de liderança e assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação dos colaboradores;
Demostrar capacidade de comunicação;
Adaptar -se às evoluções técnicas e metodológicas;
Assegurar o cumprimento das normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental no exercício da sua atividade profissional;
Assegurar o cumprimento das normas e procedimentos de sistemas integrados de gestão da qualidade, ambiente e segurança;
Comunicar com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo;
Adotar comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress;
Trabalhar com orientação para objetivos e sob pressão de prazos;
Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações;
Demonstrar proatividade, assertividade e orientação para resultados;
Agir em função de princípios de tolerância e cooperação;
Demonstrar responsabilidade, iniciativa, autonomia e liderança;
Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos predefinidos.

--
Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)