Conhecimentos |
Matemática; |
Português; |
Inglês; |
Sistema Português da Qualidade; |
Informática aplicada |
Ferramentas da qualidade; |
Métodos estatísticos aplicados à qualidade; |
Metrologia e calibração; |
Organização da empresa; |
Agentes químicos, biológicos e físicos; |
Legislação ambiental e de segurança e saúde no trabalho; |
Avaliação e controlo de riscos; |
Prevenção ambiental e da poluição; |
Prevenção em contexto laboral; |
Higiene e segurança do trabalho; |
Organização de emergências; |
Sistemas de gestão da qualidade; |
Sistemas de gestão do ambiente; |
Sistemas de gestão da segurança; |
Gestão de processos; |
Integração de sistemas de gestão; |
Auditorias a sistemas de gestão; |
Técnicas de melhoria da qualidade. |
Aptidões |
Identificar as melhores opções estratégicas aplicadas a diversos contextos e situações, na perspetiva da gestão da qualidade, ambiente e segurança; |
Pesquisar e aplicar a legislação, os regulamentos e as normas inerentes aos diferentes setores específicos de intervenção; |
Planear e coordenar as etapas de implementação de sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança; |
Elaborar documentação técnica relacionada com as áreas específicas de intervenção; |
Conceber suportes documentais diversificados para disseminar informação, a todos os níveis da organização, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança; |
Definir e implementar indicadores de medição e monitorização; |
Planear e coordenar a implementação de sistemas integrados de gestão; |
Utilizar técnicas de controlo estatístico de processos; |
Controlar e manusear equipamentos de medição, monitorização e controlo; |
Determinar parâmetros estatísticos e de fiabilidade aplicáveis aos contextos de intervenção da gestão da qualidade, ambiente e segurança; |
Controlar a conformidade metrológica dos equipamentos de medição; |
Utilizar técnicas de diagnóstico do desempenho ambiental das instituições; |
Elaborar e aplicar listas de verificação do cumprimento da legislação relacionada com a saúde e a segurança no trabalho; |
Elaborar e aplicar listas de verificação de perigos e de riscos; |
Aplicar técnicas de identificação, controlo e avaliação de riscos; |
Aplicar técnicas de identificação, controlo e avaliação de riscos; |
Aplicar as normas e os procedimentos de atuação em situações de emergência; |
Aplicar as técnicas de comunicação adequadas ao contexto de intervenção; |
Aplicar as normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental respeitantes à atividade profissional; |
Utilizar técnicas de auditoria a sistemas de gestão; |
Utilizar técnicas de desenvolvimento e de implementação de programas de melhoria associados à qualidade, ao ambiente e à segurança. |
Atitudes |
Gerir equipas de trabalho, demonstrando capacidade de liderança e assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação dos colaboradores; |
Demostrar capacidade de comunicação; |
Adaptar -se às evoluções técnicas e metodológicas; |
Assegurar o cumprimento das normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental no exercício da sua atividade profissional; |
Assegurar o cumprimento das normas e procedimentos de sistemas integrados de gestão da qualidade, ambiente e segurança; |
Comunicar com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo; |
Adotar comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress; |
Trabalhar com orientação para objetivos e sob pressão de prazos; |
Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações; |
Demonstrar proatividade, assertividade e orientação para resultados; |
Agir em função de princípios de tolerância e cooperação; |
Demonstrar responsabilidade, iniciativa, autonomia e liderança; |
Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos predefinidos. |