| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados das principais tarefas de assessoria a atividades jurídicas |
| Conhecimentos especializados relativos aos princípios fundamentais da prática forense e do regime das custas judiciais |
| Conhecimento gerais sobre o ordenamento jurídico português |
| Conhecimento especializados sobre a organização administrativa e judicial |
| Conhecimentos gerais no âmbito da comunicação e linguagem, com domínio da gramática jurídica |
| Conhecimentos gerais da língua inglesa, orais e escritos |
| Conhecimentos especializados das novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao Direito |
| Conhecimento especializado das regras deontológicas e da sua pertinência para no exercício das profissões forenses |
| Conhecimentos especializados sobre as normas processuais |
| Conhecimento especializado dos instrumentos registais e notariais |
| Conhecimento gerais da Língua Materna e capacidade de expressão oral e escrita |
| Aptidões |
| Planear, gerir e executar processos de pesquisa nas bases de dados |
| Gerir a tramitação procedimental administrativa |
| Gerir a tramitação procedimental judicial |
| Coordenar e gerir a carteira de clientes |
| Organizar, acompanhar e gerir processos da entidade e dos clientes, através das ferramentasinformáticas específicas da atividade profissional |
| Organizar a documentação e promover diligências no sentido de requerer e realizar registoou ato notarial |
| Computar o montante de taxa de justiça, taxas e emolumentos, bem como gerir os prazos de pagamento |
| Aplicar a terminologia jurídica no âmbito das suas atribuições profissionais |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de liderança |
| Demonstrar capacidade analítica, espírito crítico construtivo e pensamento lógico |
| Demonstrar disponibilidade, cortesia, urbanidade e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados |
| Demonstrar autonomia na análise dos problemas, contribuindo ativamente para a sua resolução |
| Demonstrar autonomia na pesquisa da informação necessária |
| Demonstrar autonomia na resolução de conflitos em relacionamento organizacional |
| Demonstrar capacidade de exprimir corretamente, de modo oral e escrito |
| Demonstrar capacidade para transmitir informações de modo claro, coerente e ponderado |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e proatividade |
| Demonstrar sentido de responsabilidade e atuar com respeito pelas regras deontológicas |
| Demostrar capacidade de adaptação à evolução tecnológica na sua atividade profissional |
| Demonstrar capacidade de adaptação às alterações legislativas |