Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais da estrutura, organização e impactos do setor do turismo. |
Conhecimentos especializados de técnicas e mecanismos intervenientes na produção, conservação e envelhecimento dos vinhos. |
Conhecimentos profundos e especializados de técnicas de harmonização comida-vinhos e provas de vinhos. |
Conhecimentos profundos sobre a problemática da procura e oferta turística do produto Enoturismo. |
Conhecimentos sólidos sobre os fundamentos de gestão, incluindo planeamento estratégico, organização, liderança e análise de resultados, aplicados ao contexto do Enoturismo. |
Conhecimentos profundos de organização e gestão de eventos. |
Conhecimentos fundamentais de estratégias e técnicas de negociação e vendas. |
Conhecimentos especializados de línguas estrangeiras. |
Conhecimentos fundamentais de processos, serviços e técnicas de restauração e bar. |
Conhecimentos fundamentais sobre conceitos, estratégias e ferramentas de marketing digital. |
Conhecimentos especializados em geografia vitivinícola e na criação de itinerários turísticos, com foco nas regiões produtoras de vinho e na valorização do património cultural. |
Conhecimentos fundamentais de Folhas de Cálculo. |
Conhecimentos em empreendedorismo aplicadas ao enoturismo, incluindo a identificação de oportunidades de negócio, criação e desenvolvimento de projetos inovadores e estratégias para a sustentabilidade e competitividade no setor. |
Conhecimentos fundamentais de métodos e técnicas de comunicação oral e escrita e técnicas de comunicação interpessoal e institucional. |
Aptidões |
Planear e avaliar os diferentes tipos de turismo. |
Analisar as caraterísticas específicas e o comportamento do consumidor em Enoturismo. |
Propor e dinamizar estratégias para o desenvolvimento das Rotas de Vinhos. |
Executar técnicas de servir o vinho e métodos de conservação. |
Avaliar os processos e tecnologias envolvidos na produção dos vinhos. |
Analisar as diversas características organoléticas dos vinhos e associá-las aos diversos recursos gastronómicos. |
Organizar e coordenar provas de vinhos e harmonização vinho-comida para diferentes públicos. |
Preparar e organizar a venda de produtos vitícolas e afins. |
Propor e implementar estratégias de promoção de uma unidade de enoturismo. |
Propor e dinamizar estratégias de animação de uma unidade de enoturismo. |
Aplicar ferramentas eficazes de divulgação de eventos e unidades de enoturismo. |
Organizar e coordenar visitas guiadas para diferentes públicos. |
Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita, recorrendo a diferentes funções da linguagem, em língua materna e língua estrangeira. |
Aplicar terminologia técnica em língua estrangeira. |
Analisar dados e resultados. |
Identificar oportunidades de negócio, desenvolver projetos inovadores e implementar estratégias empreendedoras no setor do Enoturismo, promovendo a sustentabilidade e a competitividade. |
Elaborar e apresentar trabalhos académicos e profissionais. |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de comunicação. |
Adaptar-se ao meio social e económico envolvente. |
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito no relacionamento interpessoal. |
Demonstrar capacidade analítica e de organização. |
Demonstrar capacidade de supervisionar e monitorizar eventos. |
Demonstrar capacidade de gestão do tempo. |
Demontrar capacidades de negociação e de aconselhamento. |
Demonstrar iniciativa na formulação de propostas válidas para realidades concretas . |
Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias. |
Demostrar flexibilidade, adaptando-se a diferentes situações e contextos interculturais. |