Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Inglês
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 40
Total de alunos inscritos em simultâneo 100
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Viseu Campus Politécnico 20 50

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Enoturismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Inglês
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 40
Total de alunos inscritos em simultâneo 100
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Viseu Campus Politécnico 20 50
Lamego Av. Visconde Guedes Teixeira 20 50
Descrição geral Gerir, organizar e promover experiências enoturísticas diferenciadas, como visitas guiadas, provas de vinhos e harmonizações entre comida e vinhos, adaptadas a diferentes mercados. Criar, implementar e avaliar produtos inovadores, garantindo a sustentabilidade e a competitividade do enoturismo.
Atividades principais
Organizar, coordenar e realizar visitas guiadas em língua portuguesa, inglesa e francesa ou espanhola a espaços de Enoturismo e Rotas de Vinhos
Organizar e dirigir provas de vinhos para diferentes mercados.
Organizar harmonizações comida-vinhos.
Dinamizar a venda de produtos vitícolas e outros.
Desenvolver propostas inovadoras de experiências enoturísticas.
Desenvolver estratégias de promoção digital.
Planear e organizar eventos relacionados com a temática do enoturismo que possam ser diferenciadores.
Apoiar todo o projeto enoturístico da empresa.
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais da estrutura, organização e impactos do setor do turismo.
Conhecimentos especializados de técnicas e mecanismos intervenientes na produção, conservação e envelhecimento dos vinhos.
Conhecimentos profundos e especializados de técnicas de harmonização comida-vinhos e provas de vinhos.
Conhecimentos profundos sobre a problemática da procura e oferta turística do produto Enoturismo.
Conhecimentos sólidos sobre os fundamentos de gestão, incluindo planeamento estratégico, organização, liderança e análise de resultados, aplicados ao contexto do Enoturismo.
Conhecimentos profundos de organização e gestão de eventos.
Conhecimentos fundamentais de estratégias e técnicas de negociação e vendas.
Conhecimentos especializados de línguas estrangeiras.
Conhecimentos fundamentais de processos, serviços e técnicas de restauração e bar.
Conhecimentos fundamentais sobre conceitos, estratégias e ferramentas de marketing digital.
Conhecimentos especializados em geografia vitivinícola e na criação de itinerários turísticos, com foco nas regiões produtoras de vinho e na valorização do património cultural.
Conhecimentos fundamentais de Folhas de Cálculo.
Conhecimentos em empreendedorismo aplicadas ao enoturismo, incluindo a identificação de oportunidades de negócio, criação e desenvolvimento de projetos inovadores e estratégias para a sustentabilidade e competitividade no setor.
Conhecimentos fundamentais de métodos e técnicas de comunicação oral e escrita e técnicas de comunicação interpessoal e institucional.
Aptidões
Planear e avaliar os diferentes tipos de turismo.
Analisar as caraterísticas específicas e o comportamento do consumidor em Enoturismo.
Propor e dinamizar estratégias para o desenvolvimento das Rotas de Vinhos.
Executar técnicas de servir o vinho e métodos de conservação.
Avaliar os processos e tecnologias envolvidos na produção dos vinhos.
Analisar as diversas características organoléticas dos vinhos e associá-las aos diversos recursos gastronómicos.
Organizar e coordenar provas de vinhos e harmonização vinho-comida para diferentes públicos.
Preparar e organizar a venda de produtos vitícolas e afins.
Propor e implementar estratégias de promoção de uma unidade de enoturismo.
Propor e dinamizar estratégias de animação de uma unidade de enoturismo.
Aplicar ferramentas eficazes de divulgação de eventos e unidades de enoturismo.
Organizar e coordenar visitas guiadas para diferentes públicos.
Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita, recorrendo a diferentes funções da linguagem, em língua materna e língua estrangeira.
Aplicar terminologia técnica em língua estrangeira.
Analisar dados e resultados.
Identificar oportunidades de negócio, desenvolver projetos inovadores e implementar estratégias empreendedoras no setor do Enoturismo, promovendo a sustentabilidade e a competitividade.
Elaborar e apresentar trabalhos académicos e profissionais.
Atitudes
Demonstrar capacidade de comunicação.
Adaptar-se ao meio social e económico envolvente.
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito no relacionamento interpessoal.
Demonstrar capacidade analítica e de organização.
Demonstrar capacidade de supervisionar e monitorizar eventos.
Demonstrar capacidade de gestão do tempo.
Demontrar capacidades de negociação e de aconselhamento.
Demonstrar iniciativa na formulação de propostas válidas para realidades concretas .
Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias.
Demostrar flexibilidade, adaptando-se a diferentes situações e contextos interculturais.

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Gestão de Enoturismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Gestão e Administração (345) 345 11 0 0 9.17%
Marketing e Publicidade (342) 342 19 0 0 15.83%
Turismo e Lazer (812) 812 57 0 0 47.5%
Hotelaria e Restauração (811) 811 10 0 0 8.33%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (222) 222 10 8 8 15%
Língua e Literatura Materna (223) 223 5 0 0 4.17%
Total 112 8
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1696h 375h 585h 60
Em cada ano curricular não podem ser exigidos mais de 60 ECTS.
Semestral Viticultura e Enologia Técnica 812 132.5h 33h 39h
 ( T 6h  PL 33h  )
5
Semestral Introdução ao Turismo Técnica 812 159h 42h 58.5h
 ( T 16.5h  PL 42h  )
6
Semestral Introdução ao Marketing Técnica 342 106h 30h 39h
 ( T 9h  PL 30h  )
4
Semestral Introdução à Gestão de Empresas Técnica 345 159h 42h 58.5h
 ( T 16.5h  PL 42h  )
6
Semestral Enoturismo Técnica 812 132.5h 30h 39h
 ( T 9h  PL 30h  )
5
Semestral Ferramentas de Comunicação e Promoção Digital Geral e científica 342 132.5h 0h 39h
 ( T 39h  )
5
Semestral Degustação de Vinhos e Enogastronomia Técnica 811 159h 33h 58.5h
 ( T 25.5h  PL 33h  )
6
Semestral Técnicas de Negociação e Vendas Técnica 342 132.5h 30h 39h
 ( T 9h  PL 30h  )
5
Semestral Sim Espanhol Aplicado I Técnica 222 106h 30h 39h
 ( T 9h  PL 30h  )
4
Semestral Sim Francês Aplicado I Técnica 222 106h 30h 39h
 ( T 9h  PL 30h  )
4
Semestral Inglês Aplicado I Técnica 222 132.5h 42h 58.5h
 ( T 16.5h  PL 42h  )
5
Semestral Comunicação Interpessoal e Institucional Geral e científica 223 132.5h 0h 39h
 ( T 39h  )
5
Semestral Técnicas de Restauração e Bar Técnica 811 106h 33h 39h
 ( T 6h  PL 33h  )
4
2º Ano 1696h 252h 912h 60
Em cada ano curricular não podem ser exigidos mais de 60 ECTS.
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 812 795h 0h 600h
 ( E 600h  )
30
Semestral Gestão de Marketing em Enoturismo Técnica 342 132.5h 33h 39h
 ( T 6h  PL 33h  )
5
Semestral Técnicas de Guias, Rotas e Itinerários Turísticos Técnica 812 159h 51h 58.5h
 ( T 7.5h  PL 51h  )
6
Semestral Organização e Gestão de Eventos Técnica 812 132.5h 33h 39h
 ( T 6h  PL 33h  )
5
Semestral Inovação e Empreendedorismo Técnica 345 132.5h 33h 39h
 ( T 6h  PL 33h  )
5
Semestral Sim Espanhol Aplicado II Técnica 222 106h 30h 39h
 ( T 9h  PL 30h  )
4
Semestral Sim Francês Aplicado II Técnica 222 106h 30h 39h
 ( T 9h  PL 30h  )
4
Semestral Inglês Aplicado II Técnica 222 132.5h 42h 58.5h
 ( T 16.5h  PL 42h  )
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)