| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente e especializado das actividades inerentes ao apoio à gestão, seleccionando e adaptando os instrumentos adequados à execução de tarefas de gestão, administrativas e de secretariado; |
| Conhecimento abrangente e especializado dos sistemas de informação de apoio à gestão; |
| Conhecimento abrangente da orgânica da instituição (funcional e de competências) de forma a executar as orientações superiores ; |
| Conhecimento abrangente das regras gramaticais da língua inglesa; |
| Conhecimento especializado sobre documentação empresarial e institucional; |
| Conhecimento abrangente e especializado da orgânica, do funcionamento e das relações internas e externas da organização; |
| Conhecimento especializado das regras de gestão do tempo; |
| Conhecimento abrangente da diversidade multicultural e multilinguística em contextos organizacionais; |
| Conhecimento especializado das regras protocolares e de comunicação oral e escrita; |
| Conhecimento abrangente das normas de conduta definidas pela organização, fundamentais ao exercício da actividade de apoio à gestão; |
| Conhecimento abrangente da actividade das instituições financeiras e seguradoras, assim como dos diferentes procedimentos com elas a adoptar; |
| Conhecimento especializado dos instrumentos financeiros à disposição da organização; |
| Conhecimento especializado das operações bancárias e seguradoras à disposição da organização; |
| Conhecimento especializado da informação financeira e contabilística; |
| Conhecimento especializado dos sistemas e instrumentos de controlo; |
| Conhecimento abrangente da gestão dos stocks e aprovisionamento; |
| Conhecimento especializado das técnicas de arquivo e indexação. |
| Aptidões |
| Planear, organizar e executar as actividades inerentes ao apoio à gestão, seleccionando e adaptando os instrumentos adequados, reportando os resultados à gestão/direcção; |
| Gerir, monitorizar e avaliar a informação recebida e produzida; |
| Seleccionar, adaptar e gerir os sistemas informação de apoio à gestão utilizando adequadamente as aplicações informáticas; |
| Planear, conceber e elaborar documentos empresariais e institucionais; |
| Dominar e aplicar as regras de gestão do tempo adaptadas em função dos contextos; |
| Criar, gerir e actualizar a agenda e a rede de contactos; |
| Interpretar as orientações superiores em ordem a relacioná-las com o exercício das funções inerentes ao apoio à gestão aplicando as técnicas e os instrumentos de comunicação adequados ao contexto; |
| Dominar e aplicar as regras protocolares e de comunicação oral e escrita adaptadas aos diferentes contextos; |
| Dinamizar práticas de responsabilidade social e ambiental, propondo a redefinição de orientações em função dos resultados; |
| Interpretar as normas de conduta definidas pela organização e aplicá-las ao exercício da sua actividade; |
| Avaliar, graduar e propor os instrumentos financeiros que melhor se ajustem aos objectivos da organização; |
| Avaliar, graduar e propor os contratos de seguros do ramo vida e não vida que melhor se ajustem aos objectivos da organização; |
| Analisar, organizar, avaliar e acompanhar a informação financeira e contabilística; |
| Elaborar e apresentar relatórios de gestão; |
| Seleccionar e aplicar os sistemas e instrumentos para elaborar mapas de tesouraria e de controlo de custos; |
| Identificar e agregrar necessidades de compras, propondo as respectivas aquisições; |
| Identificar e propor fornecedores de acordo com a estratégia de compras; |
| Planear, monitorizar e controlar os stocks e aprovisionamento, aplicando as regras de gestão de stocks; |
| Seleccionar e aplicar as técnicas de arquivo e indexação. |
| Utilizar os instrumentos de arquivo e indexação; |
| Preparar e organizar eventos; |
| Preparar e organizar reuniões e assembleias; |
| Dinamizar a logística inerente aos eventos, reuniões, assembleias e outros. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade; |
| Desenvolver a inteligência emocional; |
| Demonstrar capacidade de organização, gestão do tempo e disciplina; |
| Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipa; |
| Adoptar postura criativa, demonstrando atitude empreendedora, dinâmica e proactiva; |
| Demonstrar autonomia no exercício da sua função; |
| Demonstrar facilidade na comunicação oral e escrita; |
| Adaptar a linguagem às características dos interlocutores; |
| Capacidade de adaptação e polivalência a diferentes situações e contextos profissionais, nomeadamente interculturais; |
| Adoptar uma atitude discreta e equilibrada; |
| Adoptar uma Imagem cuidada e formal; |
| Demonstrar capacidade de discernir entre evidências factuais e opiniões pessoais; |
| Demonstrar qualidades diplomáticas e noções protocolares; |
| Demonstrar, no âmbito das suas competências, capacidade de decisão e de liderança. |
| Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlucotores diferenciados; |
| Adoptar um sentido de ética profissional. |