| Conhecimentos |
| Conhecimentos fundamentais de história da iluminação. |
| Conhecimentos fundamentais de história das artes performativas, sonoras e visuais |
| Conhecimentos fundamentais dos vários elementos técnicos, artísticos, económicos e financeiros do espetáculo. |
| Conhecimentos fundamentais de organização, planeamento, segurança e programação de trabalho. |
| Conhecimentos fundamentais sobre o design de interação aplicado a projetos centrados na imagem e no som. |
| Conhecimentos especializados de programação de mesa de luzes. |
| Conhecimentos especializados de eletricidade (saber verificar e manipular quadros elétricos, fazer ligações de cabos, reparar fichas e projetores, etc.). |
| Conhecimentos fundamentais de Acústica. |
| Conhecimentos profundos dos equipamentos de iluminação e suas caraterísticas (projetores, filtros, outros equipamentos). |
| Conhecimentos profundos de leitura de uma planta de luzes. |
| Conhecimentos profundos de montagem e afinação de projetores. |
| Conhecimentos profundos de iluminação, cor, ótica, direção e movimento da luz. |
| Conhecimentos profundos dos equipamentos de som, suas caraterísticas e formas de operação, assim como as diferenças entre as marcas (mesas de som, mesas de mistura e edição, régies. |
| Conhecimentos profundos de técnicas de montagem, afinação, calibragem, captação, mistura e edição ao nível do som e da imagem. |
| Conhecimentos profundos do tratamento de imagem digital para incorporar em eventos culturais e artísticos (resolução, formatos, compressão); |
| Conhecimentos profundos sobre os processos de captura, edição, manipulação e difusão da imagem digital. |
| Aptidões |
| Identificar as caraterísticas da luz (espetro, registos, intensidades, mudanças) de um lugar e a forma como esta interfere com objetos e as pessoas; |
| Identificar as caraterísticas acústicas de um espaço (interior ou exterior); |
| Selecionar os materiais e equipamentos de luz, som e imagem, em função das caraterísticas do espaço e dos objetivos pretendidos; |
| Identificar e utilizar as aplicações informáticas específicas da luz, som e imagem ao nível da montagem, gravação, edição e operação; |
| Organizar e manipular os materiais e fontes de luz, som e imagem, de forma a encontrar as melhores soluções de iluminação, de som e de imagem, |
| Aplicar as técnicas de operação, regulação, montagem, efeitos e afinação do equipamento de luz, som e imagem; |
| Testar o equipamento verificando a sua conformidade e efetuando eventuais ajustamentos; |
| Controlar o material técnico de funcionamento e manutenção; |
| Utilizar, com critério, os diferentes equipamentos destinados à captação, gravação, tratamento, emissão e edição de som e imagem; |
| Utilizar as técnicas de operação do equipamento de áudio na captação, gravação, edição, mistura e amplificação de som; |
| Assegurar a qualidade técnica e artística do som e efetuar os ajustes necessários; |
| Preparar e executar gravações sonoras de qualidade em diferentes contextos; |
| Selecionar e montar um sistema tecnológico de imagem adequado às necessidades; |
| Assegurar a manutenção permanente do material e proceder às intervenções de emergência em caso de mau funcionamento do material, |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade para usar o sentido estético, a imaginação e a criatividade; |
| Demonstrar capacidade de organização e de concentração no trabalho; |
| Demonstrar boa memória visual, auditiva e sentido de observação; |
| Demonstrar ter perceção do espaço; |
| Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e comunicar eficazmente com os outros; |
| Demonstrar capacidade para facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados; |
| demonstrar capacidade e interesse no acompanhamento das transformações tecnológicas; |
| Demonstrar capacidade de improvisação e de iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações imprevistas; |
| Demonstrar capacidade de adaptação à variedade de estilos e exigências das produções; |
| Demonstrar autocontrolo em situações de stress, de finalização de prazos ou de operação em direto; |
| Demonstrar flexibilidade para estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas complementares e adjacentes (com outros técnicos de palco, com designers de som, audiovisuais, luz, entre outros); |
| Demonstrar calma, paciência e sentido de responsabilidade; |
| Demonstrar capacidades criativas, no desenho e na produção de projetos culturais e ou artísticos que envolvam uma ou mais áreas da sua formação; |