| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas e formas de comunicação e mecanismos de promoção, divulgação e comercialização dos produtos e serviços; |
| Conhecimento especializado de estratégias e técnicas de marketing; |
| Conhecimento especializado de metodologias e técnicas associadas à avaliação do treino desportivo; |
| Conhecimento especializado em tratamento e análise de dados; |
| Conhecimento fundamental de métodos e fatores influenciadores do planeamento de treino desportivo; |
| Conhecimentos abrangentes das teorias da ética e deontologia; |
| Conhecimentos abrangentes de empreendedorismo e inovação nas áreas do Desporto; |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas e recursos da expressão oral e escrita em língua materna e língua estrangeira; |
| Conhecimentos especializados dos modelos e técnicas de planeamento, organização, gestão, monitorização e avaliação das atividades das organizações desportivas; |
| Conhecimentos especializados dos recursos humanos e materiais adequados à gestão das atividades; |
| Conhecimentos especializados em técnicas de contabilidade e gestão; |
| Conhecimentos especializados sobre metodologias associados à automatização e otimização de processos de apoio ao treino desportivo; |
| Conhecimentos especializados sobre técnicas de relacionamento interpessoal e dinâmicas de animação de grupos; |
| Conhecimentos fundamentais do funcionamento do corpo humano. |
| Conhecimentos fundamental sobre conceitos e metodologias associados à traumatologia e socorrismo na atividade desportiva; |
| Aptidões |
| Aplicar as técnicas de primeiros socorros; |
| Conceber planos ajustados aos praticantes e aos fatores contextuais. |
| Definir os meios humanos, materiais e instalações necessários à realização das atividades da organização; |
| Elaborar e interpretar procedimentos e documentos contabilísticos; |
| Executar a análise estatística dos dados relativos ao sector; |
| Executar a gestão da atividade da organização, em conformidade com o seu enquadramento legal, estrutura e modelo de funcionamento; |
| Executar planos de marketing ajustados às características da organização, dos produtos e dos mercados; |
| Gerir os recursos necessários para o treino e para a competição desportiva. |
| Identificar as motivações e interesses dos clientes, adequando as atividades às suas características, necessidades e expectativas; |
| Identificar os produtos a oferecer face às características do mercado; |
| Intervir no planeamento do treino. |
| Planear, organizar e executar as atividades, seleccionando e adaptando os instrumentos adequados, reportando os resultados à gestão/direcção; |
| Projetar, coordenar e promover atividades desportivas, em grupo ou individualmente, para diferentes populações. |
| Selecionar e implementar os procedimentos associados aos primeiros socorros; |
| Utilizar métodos e técnicas de orçamentação nos programas e planos de atividades da organização; |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade criativa na conceção de atividades diferenciadoras e adaptadas à comunidade ou região; |
| Demonstrar autonomia na resolução de problemas; |
| Demonstrar capacidade de avaliação e análise do desempenho desportivo; |
| Demonstrar capacidade de decisão para escolher de entre várias soluções as que mais se adequam ao contexto e especificidades da organização e das suas atividades; |
| Demonstrar capacidade de enquadrar a prática desportiva de acordo com as etapas de formação desportiva; |
| Demonstrar capacidade de iniciativa; |
| Demonstrar capacidade de interação com interlocutores diferenciados, locais, regionais, nacionais e internacionais; |
| Demonstrar capacidade de interpretação e aplicação dos princípios dos códigos de ética e deontologia na atuação profissional; |
| Demonstrar capacidade de trabalho em equipa, de liderança e de coordenação de projetos; |
| Demonstrar capacidade empreendedora, inovadora e criativa; |
| Demonstrar capacidades para intervenção em situações de risco; |
| Demonstrar empatia e sensibilidade na utilização dos princípios de relacionamento interpessoal e de animação de grupos na conceção, organização e monitorização de atividades; |
| Demonstrar flexibilidade para adequar os modelos de planeamento, organização, gestão, monitorização e avaliação disponíveis ao contexto da organização; |
| Demonstrar proatividade e capacidade de antecipar dinâmicas de mercado; |