| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes das características dos sistemas de energia. |
| Conhecimentos abrangentes de legislação, organização e recursos militares. |
| Conhecimentos abrangentes de manutenção de ferramentas e equipamentos. |
| Conhecimentos abrangentes de Métodos de Apoio à Decisão. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de língua inglesa. |
| Conhecimentos especializados da Técnica e Tática de Pequenas Unidades. |
| Conhecimentos especializados de amplificadores com transístores e operacionais. |
| Conhecimentos especializados de eletricidade aplicada. |
| Conhecimentos especializados de eletricidade automóvel. |
| Conhecimentos especializados de eletricidade geral e de eletromagnetismo. |
| Conhecimentos especializados de projeto e montagem de um equipamento eletrónico. |
| Conhecimentos especializados do funcionamento dos sistemas digitais. |
| Conhecimentos especializados dos componentes de eletrónica de potência. |
| Conhecimentos especializados sobre o funcionamento das telecomunicações em edifícios. |
| Conhecimentos especializados sobre o funcionamento e os procedimentos do Sistema Integrado de Gestão (SIG). |
| Conhecimentos essenciais de Português e Comunicação. |
| Conhecimentos fundamentais de formação militar geral. |
| Conhecimentos fundamentais de história, liderança e ética militar. |
| Conhecimentos fundamentais de matemática. |
| Aptidões |
| Efetuar a manutenção preventiva dos sistemas da torre do CC Leopard 2 A6 e da Torre da VBR Pandur II. |
| Verificar sistemas de iluminação e de aviso. |
| Analisar o funcionamento de amplificadores operacionais. |
| Analisar os processos de gestão de manutenção no Exército. |
| Analisar tipos de modulação. |
| Aplicar as capacidades de comunicação, interpretação e produção textual na língua inglesa. |
| Aplicar as principais normas elaboração de esquemas elétricos. |
| Aplicar as regras de segurança na manutenção de um Posto de Transformação (PT). |
| Aplicar conhecimentos dos sistemas e técnicas de medida. |
| Aplicar e coordenar o cumprimento das leis, normas e regulamentos e demais legislações. |
| Aplicar o princípio de funcionamento dos circuitos lógicos. |
| Aplicar os componentes de eletrónica de potência. |
| Aplicar os métodos de apoio à decisão. |
| Aplicar os principais conceitos e tipos de ligação dos sistemas trifásicos e dos dispositivos de proteção. |
| Aplicar os principais conceitos e tipos de ligação dos sistemas trifásicos. |
| Aplicar os princípios e fundamentos da Organização Militar. |
| Aplicar os princípios matemáticos. |
| Aplicar os procedimentos de gestão dos abastecimentos num local de armazenagem. |
| Atuar em Operações de Resposta a Crises (ORC). |
| Avaliar o Processo de Mudança nas Organizações. |
| Comandar uma Secção de Atiradores (SecAt). |
| Efetuar a manutenção de equipamentos militares. |
| Efetuar a manutenção de módulos eletrónicos, de Fontes de Alimentação reguladas/comutadas e de radares. |
| Efetuar Combate em Áreas Urbanas (CAU). |
| Efetuar instalações elétricas nas infraestruturas de telecomunicações (ITED). |
| Elaborar estudos, relatórios, pareceres, documentação técnica e administrativa e comunicações ou apresentações escritas e orais. |
| Elaborar um projeto de um equipamento eletrónico. |
| Empregar ferramentas, equipamentos e materiais na área da eletrónica. |
| Empregar normas na elaboração de projetos de instalações elétricas. |
| Executar um Exercício de Campo. |
| Implementar circuitos com amplificadores operacionais e circuitos elétricos. |
| Implementar projetos de funcionamento de um sistema microcontrolador. |
| Interpretar os testes, análises e ensaios com setores de atividade. |
| Praticar a técnica, tática e procedimentos da SecAt. |
| Realizar ações de Patrulhas. |
| Reparar sistemas de carga e arranque. |
| Atitudes |
| Colaborar com a equipa de trabalho, assumindo um papel ativo e cooperante na coordenação das tarefas. |
| Demonstrar capacidade de adaptação em contexto de trabalho. |
| Demonstrar capacidade de organização do trabalho e de coordenação dos seus subordinados nas tarefas a realizar. |
| Demonstrar capacidade para estabelecer prioridades de ação e para gerir o tempo e os recursos necessários de forma eficaz face aos objetivos estabelecidos. |
| Demonstrar capacidade para gerir as emoções e o stress perante situações adversas. |
| Demonstrar capacidade para gerir conflitos e dificuldades e para interagir de forma adequada a diferentes contextos e pessoas. |
| Demonstrar capacidade para se expressar e comunicar com clareza, precisão e de forma estruturada e adaptada aos diferentes contextos. |
| Demonstrar confiança e firmeza na realização das suas tarefas mesmo perante situações de adversidade. |
| Demonstrar espírito crítico e capacidade de análise orientada para identificação e resolução expedita de problemas e para a procura de soluções mais eficientes e inovadoras. |
| Demonstrar iniciativa e disponibilidade para a consecução dos objetivos, agir de forma proativa e autónoma no seu dia-a-dia, propor soluções e desenvolver novas metodologias de atuação. |
| Demonstrar responsabilidade e diligência no exercício das suas funções e incutir o sentido de responsabilidade nos seus subordinados. |
| Desenvolver um sentido de missão no grupo promovendo um ambiente de confiança, respeito e inspirar e motivar o grupo na persecução dos objetivos. |
| Respeitar as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho. |