| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes da história da música no geral e das bandas militares em particular. |
| Conhecimentos abrangentes das sinergias próprias da prática de orquestra/banda militar e do seu funcionamento específico e geral. |
| Conhecimentos abrangentes de legislação, organização e recursos militares. |
| Conhecimentos abrangentes de Métodos de Apoio à Decisão. |
| Conhecimentos abrangentes de organologia. |
| Conhecimentos abrangentes do repertório de várias formações de ensemble. |
| Conhecimentos abrangentes dos processos de análise de obras musicais do repertório instrumental. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados de língua inglesa. |
| Conhecimentos especializados da Técnica e Tática de Pequenas Unidades. |
| Conhecimentos especializados de execução instrumental. |
| Conhecimentos especializados de execução técnica e expressiva de discursos musicais inerentes a formações de ensemble. |
| Conhecimentos especializados de execução técnica e expressiva de discursos musicais inerentes a uma formação orquestral/banda militar. |
| Conhecimentos especializados de técnicas de análise musical para aplicação da teoria na prática instrumental, tendo em consideração as várias correntes e estéticas musicais. |
| Conhecimentos especializados do repertório de orquestra/banda militar. |
| Conhecimentos especializados em leituras rítmicas e melódicas, classificação e interpretação de intervalos e desenvolvimento da memória e ouvido musical. |
| Conhecimentos especializados nas áreas da acústica do som e sua propagação. |
| Conhecimentos essenciais de Português e Comunicação. |
| Conhecimentos fundamentais da Formação Militar Geral. |
| Conhecimentos fundamentais de história, liderança e ética militar. |
| Aptidões |
| Aplicar as capacidades de comunicação, interpretação e produção textual na língua inglesa. |
| Analisar os géneros de reportório militar nas cerimónias e paradas militares. |
| Aplicar conhecimentos acústicos e organológicos na análise e interpretação de situações concretas. |
| Aplicar e coordenar o cumprimento das leis, normas e regulamentos e demais legislações. |
| Aplicar os métodos de apoio à decisão. |
| Aplicar os princípios e fundamentos da Organização Militar. |
| Atuar em Operações de Resposta a Crises (ORC). |
| Avaliar o Processo de Mudança nas Organizações. |
| Comandar uma Secção de Atiradores (SecAt). |
| Contextualizar a prática instrumental no cerimonial militar. |
| Contribuir para a dinamização sociocultural do Exército Português. |
| Coordenar e dinamizar equipas de trabalho. |
| Desenvolver a técnica performativa de contexto de musica de câmara. |
| Desenvolver performances musicais em grupo de câmara e/ou orquestral. |
| Desenvolver sensorialmente a memória auditiva e o ouvido musical. |
| Distinguir, relacionar e interpretar as várias correntes e estéticas musicais. |
| Dominar a linguagem musical. |
| Efetuar Combate em Áreas Urbanas (CAU). |
| Efetuar leituras rítmicas e/ou melódicas. |
| Elaborar estudos, relatórios, pareceres, documentação técnica e administrativa e comunicações ou apresentações escritas e orais. |
| Executar um Exercício de Campo. |
| Executar um instrumento musical com elevada técnica e expressividade na interpretação do vasto repertório musical. |
| Identificar e caracterizar os diferentes contextos e períodos da história da música. |
| Interpretar as especificações técnicas relativas à leitura de partituras. |
| Interpretar e aplicar as especificações técnicas de análise musical relativas à leitura de partituras. |
| Ler diferentes partituras do respetivo instrumento no vasto repertório musical. |
| Ler e aplicar diferentes estilos e géneros musicais. |
| Praticar a técnica, tática e procedimentos da SecAt. |
| Realizar ações de Patrulhas. |
| Atitudes |
| Colaborar com a equipa de trabalho, assumindo um papel ativo e cooperante na coordenação das tarefas. |
| Demonstrar capacidade de adaptação em contexto de trabalho. |
| Demonstrar capacidade de organização do trabalho e de coordenação dos seus subordinados nas tarefas a realizar. |
| Demonstrar capacidade para estabelecer prioridades de ação e para gerir o tempo e os recursos necessários de forma eficaz face aos objetivos estabelecidos. |
| Demonstrar capacidade para gerir as emoções e o stress perante situações adversas. |
| Demonstrar capacidade para gerir conflitos e dificuldades e para interagir de forma adequada a diferentes contextos e pessoas. |
| Demonstrar capacidade para se expressar e comunicar com clareza, precisão e de forma estruturada e adaptada aos diferentes contextos. |
| Demonstrar confiança e firmeza na realização das suas tarefas mesmo perante situações de adversidade. |
| Demonstrar espírito crítico e capacidade de análise orientada para identificação e resolução expedita de problemas e para a procura de soluções mais eficientes e inovadoras. |
| Demonstrar iniciativa e disponibilidade para a consecução dos objetivos, agir de forma proativa e autónoma no seu dia-a-dia, propor soluções e desenvolver novas metodologias de atuação. |
| Demonstrar responsabilidade e diligência no exercício das suas funções e incutir o sentido de responsabilidade nos seus subordinados. |
| Desenvolver um sentido de missão no grupo promovendo um ambiente de confiança, respeito e inspirar e motivar o grupo na persecução dos objetivos. |