| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes da história da música no geral e das bandas militares em particular. |
| Conhecimentos abrangentes de organologia. |
| Conhecimentos especializados em leituras rítmicas e melódicas, classificação e interpretação de intervalos e desenvolvimento da memória e ouvido musical. |
| Conhecimentos abrangentes da Legislação, Organização e Recursos Militares. |
| Conhecimentos abrangentes de aplicações e ferramentas informáticas ao nível do utilizador. |
| Conhecimentos especializados das sinergias próprias da prática de orquestra/banda militar e do seu funcionamento específico e geral. |
| Conhecimentos especializados de execução instrumental. |
| Conhecimentos especializados de execução técnica e expressiva de discursos musicais inerentes a formações de ensemble. |
| Conhecimentos especializados de execução técnica e expressiva de discursos musicais inerentes a uma formação orquestral/banda militar. |
| Conhecimentos especializados de Legislação Militar. |
| Conhecimentos especializados de língua inglesa. |
| Conhecimentos especializados de Relações Internacionais. |
| Conhecimentos especializados de técnicas de análise musical para aplicação da teoria na prática instrumental, tendo em consideração as várias correntes e estéticas musicais. |
| Conhecimentos especializados do repertório de orquestra/banda militar. |
| Conhecimentos especializados do repertório de várias formações de ensemble. |
| Conhecimentos especializados dos processos de análise de obras musicais do repertório instrumental. |
| Conhecimentos especializados nas áreas da acústica do som e sua propagação. |
| Conhecimentos fundamentais de Português e Comunicação. |
| Conhecimentos fundamentais sobre comportamento humano nas organizações. |
| Aptidões |
| Desenvolver a técnica performativa de contexto de musica de câmara. |
| Desenvolver performances musicais em grupo de câmara e/ou orquestral. |
| Interpretar e aplicar as especificações técnicas de análise musical relativas à leitura de partituras. |
| Ler e aplicar diferentes estilos e géneros musicais. |
| Aplicar as capacidades de comunicação, interpretação e produção textual na língua inglesa. |
| Aplicar conhecimentos acústicos e organológicos na análise e interpretação de situações concretas. |
| Aplicar os conceitos e princípios de legislação militar. |
| Aplicar os princípios e fundamentos da Organização Militar. |
| Coordenar e dinamizar equipas de trabalho. |
| Desenvolver sensorialmente a memória auditiva e o ouvido musical. |
| Distinguir, relacionar e interpretar as várias correntes e estéticas musicais. |
| Dominar a linguagem musical. |
| Efetuar leituras rítmicas e/ou melódicas. |
| Elaborar estudos, relatórios e pareceres. |
| Executar um instrumento musical com elevada técnica e expressividade na interpretação do vasto repertório musical. |
| Identificar e caracterizar os diferentes contextos e períodos da história da música. |
| Interpretar as especificações técnicas relativas à leitura de partituras. |
| Ler diferentes partituras do respetivo instrumento no vasto repertório musical. |
| Utilizar a língua inglesa como instrumento de trabalho. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de trabalho em grupo respeitando regras estabelecidas. |
| Demonstrar capacidade para resolver novos problemas, apresentar soluções e tomar decisões. |
| Demonstrar conduta ética, aprumo e atavio. |
| Adaptar-se aos novos e diferentes géneros de obras musicais. |
| Compreender e analisar um problema ou situação de forma sistemática estabelecendo prioridades numa base racional. |
| Demonstrar espírito de missão no grupo, promover um ambiente de confiança, respeito, inspiração e motivação na persecução e realização dos objetivos. |
| Demonstrar iniciativa, criatividade e autonomia intelectual. |
| Demonstrar proatividade na resolução de questões interpretativas do discurso musical com base no conhecimento de análise musical adquirido. |
| Demonstrar responsabilidade e prontidão para a execução instrumental. |
| Demonstrar responsabilidade, dentro dos limites das suas atribuições, de forma a responder a todas as solicitações. |
| Demonstrar rigor na sua preparação e apresentação individual na autonomia e na cooperação com vista a um melhor trabalho de conjunto. |
| Demonstrar ser capaz de controlar o desempenho tendo em vista o cumprimento de metas e prazos estabelecidos. |
| Demonstrar ter boa capacidade de auto-controlo para um bom desempenho artístico. |
| Demonstrar uma eficaz liderança e gestão de equipas de trabalho, assegurando a sua motivação. |
| Expressar-se de diferentes formas com clareza e precisão e de forma estruturada adaptada aos diferentes contextos. |
| Facilitar o relacionamento interpessoal com os interlocutores internos e externos, com vista ao desenvolvimento de um bom nível de colaboração. |
| Organizar o seu trabalho e coordenar com os seus subordinados as tarefas a realizar e estabelecer prioridades de ação fazendo uma gestão de tempo e de recursos necessários para o alcance dos objetivos de forma eficaz. |
| Respeitar o processo de gestão do tempo. |
| Ser detentor de uma boa capacidade física e psíquica.” por forma a manter-se como atitude. |
| Trabalhar com orientação para os objetivos e sob pressão.” para “Demonstrar capacidade de trabalho orientado para objetivos e capacidade para lidar com situações de pressão. |