| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes da Legislação, Organização e Recursos Militares. |
| Conhecimentos abrangentes de aplicações e ferramentas informáticas ao nível do utilizador. |
| Conhecimentos abrangentes de matemática. |
| Conhecimentos abrangentes de Qualidade e Ambiente. |
| Conhecimentos especializados de Aerodinâmica, Estruturas e Sistemas de Aviões com Motor de Pistão, Motor de Turbina e de Helicópteros. |
| Conhecimentos especializados de eletrónica. |
| Conhecimentos especializados de fatores humanos. |
| Conhecimentos especializados de Física. |
| Conhecimentos especializados de Legislação Militar. |
| Conhecimentos especializados de língua inglesa. |
| Conhecimentos especializados de Matemática. |
| Conhecimentos especializados de Práticas de Manutenção. |
| Conhecimentos especializados de princípios de Eletrotecnia. |
| Conhecimentos especializados de Relações Internacionais. |
| Conhecimentos especializados de supervisão, certificação e inspeção de ações de Manutenção. |
| Conhecimentos especializados em Comando e Liderança inerentes à sua condição militar. |
| Conhecimentos especializados em direito militar. |
| Conhecimentos especializados em Informática na ótica do utilizador. |
| Conhecimentos especializados em Organização de Manutenção. |
| Conhecimentos especializados sobre Aerodinâmica. |
| Conhecimentos especializados sobre Hélices. |
| Conhecimentos especializados sobre legislação aeronáutica. |
| Conhecimentos especializados sobre Materiais e Equipamentos Físicos. |
| Conhecimentos especializados sobre Motores de Pistão. |
| Conhecimentos especializados sobre Motores de Turbina a Gás. |
| Conhecimentos especializados sobre normas e procedimentos de Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. |
| Conhecimentos especializados sobre Técnicas digitais/ Sistemas instrumentação eletrónicos. |
| Conhecimentos fundamentais de língua inglesa. |
| Conhecimentos fundamentais de Português e Comunicação. |
| Conhecimentos fundamentais de Técnicas de Expressão Oral e Escrita, em português. |
| Conhecimentos fundamentais em Ética e Deontologia Militar. |
| Conhecimentos fundamentais em Organização Militar. |
| Conhecimentos fundamentais sobre comportamento humano nas organizações. |
| Aptidões |
| Aplicar a legislação aeronáutica no cumprimento dos procedimentos de manutenção. |
| Aplicar as capacidades de comunicação, interpretação e produção textual na língua inglesa. |
| Aplicar as condições de segurança das pessoas e das aeronaves, instalando ou providenciando a instalação de sinalização própria de aviso e fixação, bloqueamento e amarração das aeronaves. |
| Aplicar as técnicas corretas de interpretação de documentação técnica referente às aeronaves. |
| Aplicar as técnicas de montagem e desmontagem dos equipamentos de apoio para acesso às aeronaves, colocando plataformas, removendo portas e blindagens e abrindo capotagens ou providenciando a sua execução. |
| Aplicar e coordenar o cumprimento das leis, normas e regulamentos e demais legislação. |
| Aplicar os conceitos e princípios de legislação militar. Aplicar os fundamentos da legislação militar. |
| Aplicar os princípios e fundamentos da Organização Militar. |
| Aplicar os procedimentos adequados referente à segurança de voo, quanto controlo e limpeza dos utensílios de trabalho, das ferramentas especiais e comuns, instrumentos e equipamentos de apoio. |
| Aplicar os vários tipos de ensaios não destrutivos em componentes de aeronaves e motores, localmente ou em laboratório para o efeito. |
| Avaliar a documentação técnica relativa às aeronaves e seus componentes, nomeadamente, cadernetas de aeronave e toda a informação documental associada, protocolos de inspeção, bem como normas do fabricante com vista à determinação do tipo de intervenção a |
| Avaliar os motores em marcha, nas aeronaves, verificando parâmetros de funcionamento e a realização de testes funcionais e operacionais. |
| Clarificar os métodos e as técnicas de inspeção nos diferentes componentes dos equipamentos de voo, tendo em atenção os protocolos de inspeção e outras normas de execução. |
| Classificar as avarias nos grupos de potência, na fuselagem e nos vários sistemas mecânicos, elétricos e aviónicos das aeronaves. |
| Classificar equipamentos, componentes ou peças desmontados ou removidos de forma a garantir a posterior rastreabilidade dos mesmos. |
| Comparar diferentes tarefas no âmbito da manutenção aeronáutica de 3º Escalão (Depot Level) em oficinas especializadas, detentoras de grande capacidade tecnológica e competência. |
| Desenvolver a aplicação de produtos químicos, tendo em consideração a sua finalidade, características químicas, prazo de validade, compatibilidade, bem como o cumprimento das medidas necessárias em termos de higiene e segurança no trabalho; |
| Desenvolver inspeções antes de voo, entre voos, diárias e outras e verificar documentação técnica relativa à aeronave e seus componentes. |
| Desenvolver um plano de abastecimento de combustível nas aeronaves utilizando corretamente os procedimentos específicos da mesma e os gerais desta atividade. |
| Desenvolver, em banco de ensaio, testes funcionais, de performance e de pesquisa de avarias dos motores de aeronaves. |
| Diagnosticar as ferramentas especiais, equipamentos de apoio e instrumentos de medida para que estejam dentro da validade de inspeção e calibração. |
| Diagnosticar os métodos e as técnicas de identificação das anomalias das aeronaves, bem como de reparação, ajuste, calibragem e ensaio, dos equipamentos, componentes ou peças das aeronaves. |
| Distinguir as técnicas de desmontar, reparar e montar equipamentos, componentes ou peças a reparar, atendendo às especificações e às medidas adequadas de segurança e higiene a adotar. |
| Distinguir, operar e monitorar os diversos sistemas mecânicos e/ou motores das aeronaves, em funções de voo. |
| Elaborar estudos, relatórios e pareceres. |
| Estimar e preparar os manuais técnicos, as ferramentas especiais, os equipamentos e os instrumentos de medida e controlo, adequados e necessários para a manutenção e reparação das aeronaves e seus componentes. |
| Extrapolar, de acordo com as especificações técnicas de componentes ou peças, a reparação, o ajuste, o calibre e o ensaio de equipamentos. |
| Extrapolar, em todas as atividades desenvolvidas, os preceitos de segurança em terra e em voo, assim como as normas e técnicas de utilização de equipamentos de proteção individual e/ou coletiva para a segurança de pessoas e bens. |
| Gerir a reposição dos níveis, nomeadamente de lubrificantes e oxigénio, de acordo com os procedimentos e as especificações previstas para a aeronave; |
| Gerir equipamentos ou sistemas auxiliares à manutenção aeronáutica, tais como os de arranque, hidráulicos, ar condicionado e geradores. |
| Gerir todas as reparações de 1º escalão (linha da frente) que se enquadrem na descrição geral das suas atividades. |
| Supervisionar a aeronave para ações de manutenção preventiva e corretiva, aplicando os métodos e técnicas específicas, movimentando-a, elevando-a, escorando-a, instalando lastro e isolando sistemas elétricos e mecânicos. |
| Supervisionar a limpeza e arrumação nas zonas de intervenção e manutenção das aeronaves. |
| Supervisionar, certificar e inspecionar os trabalhos de manutenção preventiva e corretiva desenvolvidos por outros profissionais da mesma área de intervenção, tendo em conta a regulamentação. |
| Utilizar a lingua Inglesa como instrumento de trabalho. |
| Utilizar os procedimentos necessários relativos ao registo dos trabalhos efetuados e de elaboração de relatórios das anomalias detetadas na inspeção ou reparação das aeronaves. |
| Atitudes |
| Compreender e analisar um problema ou situação de forma sistemática estabelecendo prioridades numa base racional. |
| Demonstrar capacidade para detetar e organizar os recursos necessários para a realização das tarefas. |
| Demonstrar capacidade para estabelecer padrões elevados para a qualidade do seu trabalho. |
| Demonstrar capacidade para executar o trabalho de forma sistemática, metódica e ordenada. |
| Demonstrar capacidade para manter o controlo emocional em situações difíceis. |
| Demonstrar iniciativa, criatividade e autonomia intelectual. |
| Demonstrar rigor no cumprimento de instruções e procedimentos. |
| Demonstrar saber aplicar conhecimentos especializados e utilizar tecnologia. |
| Demonstrar ser capaz de controlar o desempenho tendo em vista o cumprimento de metas e prazos estabelecidos. |
| Demonstrar ser capaz de manter-se produtivo em ambiente de grande pressão. |
| Demonstrar ser capaz de tomar decisões rapidamente e de forma clara. |
| Demonstrar ser capaz de tomar iniciativa, agir com confiança e trabalhar com autonomia. |
| Demonstrar uma eficaz liderança e gestão de equipas de trabalho, assegurando a sua motivação. |
| Expressar-se de diferentes formas com clareza e precisão e de forma estruturada adaptada aos diferentes contextos. |
| Organizar o seu trabalho e coordenar com os seus subordinados as tarefas a realizar e estabelecer prioridades de ação fazendo uma gestão de tempo e de recursos necessários para o alcance dos objetivos de forma eficaz. |
| Respeitar o cumprimento das obrigações legais e as regras de segurança exigidas pela função. |
| Respeitar o desenvolvimento de conhecimentos e competências técnicas através da aprendizagem contínua. |
| Respeitar o planeamento do trabalho. |
| Respeitar o processo de gestão do tempo. |