| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes da Legislação, Organização e Recursos Militares. |
| Conhecimentos abrangentes de aplicações e ferramentas informáticas ao nível do utilizador. |
| Conhecimentos abrangentes de matemática. |
| Conhecimentos abrangentes de Qualidade e Ambiente. |
| Conhecimentos especializados de aerodinâmica. |
| Conhecimentos especializados de desenho técnico. |
| Conhecimentos especializados de fatores humanos. |
| Conhecimentos especializados de física – matéria, mecânica, termodinâmica, ótica e fenómenos ondulatórios. |
| Conhecimentos especializados de Legislação Militar. |
| Conhecimentos especializados de língua inglesa. |
| Conhecimentos especializados de manutenção eletromecânica de aeronaves. |
| Conhecimentos especializados de Práticas de Manutenção. |
| Conhecimentos especializados de propulsão. |
| Conhecimentos especializados de Relações Internacionais. |
| Conhecimentos especializados de segurança, higiene e saúde no trabalho. |
| Conhecimentos especializados de sistemas elétricos e de aviónicos de aeronaves. |
| Conhecimentos especializados de sistemas elétricos e instrumentos de aeronaves. |
| Conhecimentos especializados de supervisão, certificação e inspeção de ações de Manutenção. |
| Conhecimentos especializados de técnicas de comunicação e de relacionamento interpessoal. |
| Conhecimentos especializados em Organização de Manutenção. |
| Conhecimentos especializados sobre estruturas das aeronaves. |
| Conhecimentos especializados sobre fundamentos de telecomunicações. |
| Conhecimentos especializados sobre legislação aeronáutica. |
| Conhecimentos especializados sobre organização e gestão do tempo. |
| Conhecimentos especializados sobre planeamento, controlo e organização da manutenção. |
| Conhecimentos especializados sobre tecnologia dos materiais utilizados na manutenção de aeronaves. |
| Conhecimentos fundamentais de Comando e Liderança. |
| Conhecimentos fundamentais de Português e Comunicação. |
| Conhecimentos fundamentais de técnicas de diagnóstico e reparação eletrónica. |
| Conhecimentos fundamentais sobre comportamento humano nas organizações. |
| Aptidões |
| Aplicar a legislação aeronáutica no cumprimento dos procedimentos de manutenção. |
| Aplicar as capacidades de comunicação, interpretação e produção textual na língua inglesa. |
| Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e proteção ambiental. |
| Aplicar as técnicas de montagem e desmontagem dos componentes de acesso às aeronaves de acordo com o indicado em manuais e publicações técnicas oficiais. |
| Aplicar os conceitos e princípios de legislação militar. |
| Aplicar os métodos e as técnicas de preparação das aeronaves para as operações de manutenção preventiva e corretiva dos sistemas elétricos e de aviónicos. |
| Aplicar os métodos e as técnicas de reparação, ajuste, calibração e ensaio dos equipamentos, componentes ou sistemas elétricos e de aviónicos das aeronaves. |
| Aplicar os princípios e fundamentos da Organização Militar. |
| Aplicar os princípios teóricos e utilizar as técnicas necessárias para a verificação, inspeção e certificação dos trabalhos de manutenção preventiva e corretiva. |
| Aplicar os procedimentos de identificação dos componentes ou peças removidos, de acordo com a documentação oficial. |
| Aplicar os procedimentos de limpeza dos instrumentos de trabalho, do local onde vão decorrer as intervenções e das zonas das aeronaves a reparar. |
| Aplicar técnicas de interpretação de documentação técnica referente às aeronaves e seus sistemas elétricos e de aviónicos. |
| Avaliar, programar e coordenar a execução de tarefas de inspeção e reparação, assegurando a verificação da qualidade de execução dos processos de manutenção e da organização do trabalho. |
| Clarificar e manusear os métodos e as técnicas de identificação e registo das anomalias das aeronaves. |
| Demonstrar os métodos e as técnicas de inspeção dos diferentes componentes dos equipamentos de voo. |
| Desenvolver os procedimentos de abastecimento e logística aos componentes de aeronaves através do registo em suporte físico e eletrónico. |
| Desenvolver os procedimentos de registo dos trabalhos executados e de elaboração de relatórios das anomalias detetadas na inspeção ou reparação das aeronaves. |
| Distinguir e preparar as ferramentas, os equipamentos e os instrumentos de medida e precisão adequados ao trabalho a realizar. |
| Elaborar estudos, relatórios e pareceres. |
| Interpretar as técnicas de colocação de equipamentos de proteção e de segurança de pessoas e bens e os de proteção individual. |
| Interpretar e aplicar os procedimentos indicados nas publicações técnicas relativos aos sistemas de aeronaves na substituição de unidades e componentes. |
| Supervisionar as técnicas de desmontagem e montagem dos diferentes equipamentos, componentes ou peças das aeronaves a reparar. |
| Utilizar a língua inglesa como instrumento de trabalho. |
| Atitudes |
| Demonstrar ser capaz de utilizar tecnologia. |
| Compreender e analisar um problema ou situação de forma sistemática estabelecendo prioridades numa base racional. |
| Demonstrar capacidade para detetar e organizar os recursos necessários para a realização das tarefas. |
| Demonstrar capacidade para estabelecer padrões elevados para a qualidade do seu trabalho. |
| Demonstrar capacidade para executar o trabalho de forma sistemática, metódica e ordenada. |
| Demonstrar capacidade para manter o controlo emocional em situações difíceis. |
| Demonstrar capacidade para tomar decisões rapidamente, mesmo que tal implique riscos ou opções difíceis. |
| Demonstrar iniciativa, criatividade e autonomia intelectual. |
| Demonstrar rigor no cumprimento de instruções e procedimentos. |
| Demonstrar ser capaz de compreender diferentes problemas e conceber soluções para os mesmos. |
| Demonstrar ser capaz de controlar o desempenho tendo em vista o cumprimento de metas e prazos estabelecidos. |
| Demonstrar ser capaz de manter-se produtivo em ambiente de grande pressão. |
| Demonstrar ser capaz de planear antecipadamente tendo em conta alterações às circunstâncias. |
| Demonstrar ser capaz de tomar decisões rapidamente e de forma clara. |
| Demonstrar ser capaz de tomar iniciativa, agir com confiança e trabalhar com autonomia. |
| Demonstrar ter capacidade para apreender rapidamente novas informações e tarefas utilizando-as no processo de decisão. |
| Demonstrar ter capacidade para assumir responsabilidade por ações. |
| Demonstrar ter organização e reunir os recursos necessários à realização de tarefas. |
| Demonstrar uma eficaz liderança e gestão de equipas de trabalho, assegurando a sua motivação. |
| Expressar-se de diferentes formas com clareza e precisão e de forma estruturada adaptada aos diferentes contextos. |
| Organizar o seu trabalho e coordenar com os seus subordinados as tarefas a realizar e estabelecer prioridades de ação fazendo uma gestão de tempo e de recursos necessários para o alcance dos objetivos de forma eficaz. |
| Respeitar diferentes tipos de informação e tomar decisões com base nessa análise. |
| Respeitar o cumprimento das obrigações legais e as regras de segurança exigidas pela função. |
| Respeitar o cumprimentos das instruções e procedimentos. |
| Respeitar o desenvolvimento de conhecimentos e competências técnicas através da aprendizagem contínua. |
| Respeitar o processo de gestão do tempo. |