| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). |
| Conhecimentos abrangentes de arquivologia. |
| Conhecimentos abrangentes de biblioteconomia e museologia. |
| Conhecimentos abrangentes de legislação, organização e recursos militares. |
| Conhecimentos abrangentes de Métodos de Apoio à Decisão. |
| Conhecimentos abrangentes dos procedimentos de controlo de riscos associados às condições de higiene e segurança no trabalho. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados da língua inglesa. |
| Conhecimentos abrangentes e especializados em secretariado. |
| Conhecimentos abrangentes em gestão das organizações. |
| Conhecimentos abrangentes em recrutamento e comunicação. |
| Conhecimentos especializados da Técnica e Tática de Pequenas Unidades. |
| Conhecimentos especializados de gestão de recursos humanos. |
| Conhecimentos especializados de justiça e disciplina. |
| Conhecimentos especializados de legislação. |
| Conhecimentos essenciais de Português e Comunicação. |
| Conhecimentos fundamentais de formação militar geral. |
| Conhecimentos fundamentais de história, liderança e ética militar. |
| Aptidões |
| Aplicar as regras de funcionamento do arquivo. |
| Analisar a resolução de processos disciplinares e de averiguações. |
| Analisar processos administrativos em curso no âmbito da secção de pessoal. |
| Aplicar as capacidades de comunicação, interpretação e produção textual na língua inglesa. |
| Aplicar e coordenar o cumprimento das leis, normas e regulamentos e demais legislações. |
| Aplicar os conceitos e princípios do direito do trabalho. |
| Aplicar os conhecimentos técnicos da área de administração de pessoal. |
| Aplicar os fundamentos da legislação fiscal. |
| Aplicar os métodos de apoio à decisão. |
| Aplicar os princípios e fundamentos da Organização Militar. |
| Aplicar os procedimentos relativos à segurança social. |
| Aplicar procedimentos de âmbito do pessoal e secretariado. |
| Aplicar técnicas de comunicação em situação de atendimento de público. |
| Aplicar técnicas de planeamento num sistema de gestão da prevenção de riscos profissionais. |
| Atuar em Operações de Resposta a Crises (ORC). |
| Avaliar o Processo de Mudança nas Organizações. |
| Comandar uma Secção de Atiradores (SecAt). |
| Desenvolver as fases do recrutamento militar. |
| Desenvolver processos de gestão e organização de eventos no Exército. |
| Efetuar a inventariação, conservação e controlo de bens museológicos no Exército. |
| Efetuar Combate em Áreas Urbanas (CAU). |
| Elaborar estudos, relatórios, pareceres, documentação técnica e administrativa e comunicações ou apresentações escritas e orais. |
| Executar um Exercício de Campo. |
| Interpretar os critérios de redação das propostas de concessão de condecorações e louvores. |
| Operar a aplicação informática de gestão e controlo de uma biblioteca. |
| Operar o sistema de gestão documental do Exército. |
| Operar o sistema informático Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). |
| Operar um sistema de informação arquivística. |
| Praticar a técnica, tática e procedimentos da SecAt. |
| Praticar as funções atribuídas a um Sargento na área da prática de comando. |
| Realizar ações de Patrulhas. |
| Atitudes |
| Colaborar com a equipa de trabalho, assumindo um papel ativo e cooperante na coordenação das tarefas. |
| Demonstrar capacidade de adaptação em contexto de trabalho. |
| Demonstrar capacidade de organização do trabalho e de coordenação dos seus subordinados nas tarefas a realizar. |
| Demonstrar capacidade para estabelecer prioridades de ação e para gerir o tempo e os recursos necessários de forma eficaz face aos objetivos estabelecidos. |
| Demonstrar capacidade para gerir as emoções e o stress perante situações adversas. |
| Demonstrar capacidade para gerir conflitos e dificuldades e para interagir de forma adequada a diferentes contextos e pessoas. |
| Demonstrar capacidade para se expressar e comunicar com clareza, precisão e de forma estruturada e adaptada aos diferentes contextos. |
| Demonstrar confiança e firmeza na realização das suas tarefas mesmo perante situações de adversidade. |
| Demonstrar espírito crítico e capacidade de análise orientada para identificação e resolução expedita de problemas e para a procura de soluções mais eficientes e inovadoras. |
| Demonstrar iniciativa e disponibilidade para a consecução dos objetivos, agir de forma proativa e autónoma no seu dia-a-dia, propor soluções e desenvolver novas metodologias de atuação. |
| Demonstrar responsabilidade e diligência no exercício das suas funções e incutir o sentido de responsabilidade nos seus subordinados. |
| Desenvolver um sentido de missão no grupo promovendo um ambiente de confiança, respeito e inspirar e motivar o grupo na persecução dos objetivos. |
| Respeitar as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho. |