| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente de princípios de comando, liderança e gestão |
| Conhecimento abrangente dos graus de comando, controlo e coordenação |
| Conhecimento abrangente da deontologia do serviço policial e código de honra do militar da GNR |
| Conhecimento abrangente do conceito de ética, ética militar e moral |
| Conhecimento abrangente dos princípios gerais de comando |
| Conhecimento abrangente do regime disciplinar na GNR |
| Conhecimento fundamental do direito administrativo |
| Conhecimento abrangente de noções gerais de direito |
| Conhecimento especializado do serviço diário de subunidade elementar operacional |
| Conhecimento especializado de cerimonial militar |
| Conhecimento abrangente da natureza, atribuições, organização e cultura institucional da GNR |
| Conhecimento abrangente de continências e honras militares |
| Conhecimentos especializados de software – qualidade, segurança, requisitos e evolução |
| Conhecimento abrangente da condição militar |
| Conhecimento fundamental de Política de Defesa Nacional |
| Conhecimento fundamental dos objetivos permanentes da Defesa Nacional |
| Conhecimento fundamental do planeamento, recrutamento, organização e gestão de recursos humanos |
| Conhecimento fundamental de métodos e tipos de treino físico e condição física |
| Conhecimento especializado em técnica de utilização de armas de letalidade reduzida e de armas de fogo em ação policial |
| Conhecimento abrangente em técnicas e táticas das forças de segurança |
| Conhecimento abrangente do armamento, munições e equipamento de tiro, bem como das normas em uso na GNR |
| Conhecimento especializado das medidas de polícia e medidas especiais de polícia |
| Conhecimento abrangente do uso da força em intervenção policial |
| Conhecimento abrangente de incidentes tático-policial e tático-policial de intervenção imediata |
| Conhecimento abrangente em operações das forças de segurança |
| Conhecimento especializado dos níveis de emprego operacional |
| Conhecimento abrangente e especializado da gestão do conflito interpessoal, interior e organizacional |
| Conhecimento abrangente do modelo penta-dimensional da gestão do conflito Interpessoal |
| Conhecimento abrangente do conflito funcional e disfuncional |
| Conhecimento abrangente da segurança de instalações, pessoal e material |
| Conhecimento abrangente e especializado dos procedimentos do atendimento ao cidadão, atendendo à idade, género e cultura |
| Conhecimento abrangente de direitos fundamentais, igualdade de género e violência doméstica |
| Conhecimento abrangente dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos |
| Conhecimento fundamental de metodologias de formação |
| Conhecimento abrangente do serviço do Comandante de Posto e Adjunto do Comandante de Posto |
| Conhecimento abrangente do vocabulário específico da atuação policial e gestão em língua inglesa |
| Conhecimentos especializados em criação, construção e escrita musical, e leituras rítmicas e melódicas |
| Conhecimentos especializados em leituras rítmicas e melódicas, classificação e interpretação de intervalos e desenvolvimento da memória e ouvido musical. |
| Conhecimentos abrangentes dos processos de análise de obras musicais do repertório instrumental. |
| Conhecimentos especializados de execução instrumental. |
| Conhecimentos especializados de interpretação de obras de música orquestral. |
| Conhecimentos especializados de edição de partituras |
| Conhecimentos especializados das características estéticas e dos dilemas da música e das artes contemporâneas |
| Conhecimentos especializados de técnicas de análise musical para aplicação da teoria na prática instrumental, tendo em consideração as várias correntes e estéticas musicais. |
| Conhecimentos especializados de acústica geral e organológica |
| Conhecimentos especializados dos princípios estéticos de cada período da história da música e estilos musicais do séc. XX |
| Conhecimentos abrangentes da música para sopros do séc. XX, principais obras, autores e intérpretes |
| Conhecimentos abrangente de instrumentações e repertórios de orquestra/banda militar |
| Conhecimentos abrangentes evolução histórica do ramo da informática musical |
| Conhecimentos especializados de linguagens de composição musical assistidas por computador |
| Conhecimentos especializados das técnicas de socialização técnica e artística ao nível de execução instrumental |
| Conhecimento abrangente e especializado de comunicação assertiva |
| Conhecimentos especializados de execução musical com domínio técnico do Bugle/Clarim |
| Conhecimentos especializados das famílias de instrumentos de Fanfarra de Infantaria / Charanga de Cavalaria |
| Aptidões |
| Elaborar processos de natureza não sancionatória |
| Elaborar expediente de natureza processual penal |
| Participar crimes estritamente militares |
| Participar em cerimónias militares |
| Planear e ministrar instrução ao efetivo de subunidade elementar operacional |
| Ministrar formação num Estabelecimento de Ensino Militar |
| Organizar e supervisionar o serviço interno de uma subunidade elementar operacional |
| Gerir conflitos interpessoais |
| Utilizar armas de fogo, respeitando as regras de segurança em situações operacionais, de treino e de manutenção, respeitando à vida e integridade física de todas as pessoas |
| Implementar correções no desempenho do serviço |
| Controlar a disciplina do efetivo de uma subunidade elementar |
| Supervisionar o atendimento ao cidadão, garantindo que o mesmo decorre atendendo à idade, género e cultura |
| Estimar soluções de tecnologias e programação de sistemas de informação para uma correta adaptação às funções da empresa e aos diferentes tipos de estrutura organizacional |
| Interpretar e aplicar as especificações técnicas de criação, construção e escrita musical |
| Efetuar leituras rítmicas e melódicas |
| Desenvolver sensorialmente a memória auditiva e o ouvido musical. |
| Interpretar as especificações técnicas relativas à leitura de partituras. |
| Dominar a linguagem musical. |
| Ler e aplicar diferentes estilos e géneros musicais. |
| Efetuar leituras rítmicas e/ou melódicas |
| Contextualizar a prática instrumental no cerimonial militar. |
| Ler diferentes partituras do respetivo instrumento no vasto repertório musical. |
| Executar um instrumento musical com elevada técnica e expressividade na interpretação do vasto repertório musical. |
| Executar músicas em contexto orquestral |
| Caracterizar a música como uma arte |
| Participar em cerimónias militares com instrumento musical |
| Interpretar e aplicar as especificações técnicas de análise musical relativas à leitura de partituras. |
| Analisar as técnicas de composição musical |
| Aplicar os princípios básicos de acústica |
| Aplicar as regras de classificação organológica dos instrumentos musicais |
| Explicar os princípios estéticos na história da música |
| Analisar vários estilos de música tendo em conta o contexto histórico |
| Distinguir, relacionar e interpretar as várias correntes e estéticas musicais |
| Utilizar plataformas informáticas musicais para criar linguagens de composição musical |
| Interpretar características e tipos de notações musicais |
| Aplicar técnicas de edição e arranjos de partituras |
| Executar Sinais e Toques da Caderneta no contexto de Cerimónias Militares e Cerimónias Solenes |
| Executar Marchas para Bugle/ Clarim |
| Executar reportório musical para Terno |
| Atitudes |
| Demonstrar autonomia para estabelecer procedimentos, prioridades, indicadores, condições e os recursos necessários à execução das tarefas e missões de forma clara e realista |
| Demonstrar capacidade para avaliar a validade, a pertinência, aplicabilidade e a relevância da informação/conhecimento e das fontes de informação/conhecimento |
| Demonstrar capacidade para planear a sua atividade e a dos seus subordinados, antecipando as tarefas a realizar, a sua sequência, bem como os recursos necessários à sua execução |
| Demonstrar capacidade para analisar as situações-problema e selecionar a alternativa mais viável e segura |
| Demonstrar capacidade para se expressar oralmente com clareza, objetividade e de forma adequada ao perfil dos ouvintes |
| Demonstrar capacidade para controlar a ansiedade, evidenciando presença de espírito, transmitindo calma e serenidade |
| Demonstrar interesse, prontidão e dedicação pelo serviço, renunciando aos seus interesses pessoais, quando necessário |
| Cumprir e fazer cumprir, de forma natural e espontânea, as leis, normas e regulamentos em vigor |
| Inteirar-se das dificuldades das missões ou tarefas do grupo procurando soluções |
| Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias |
| Demonstrar confiança e firmeza na realização das suas tarefas mesmo perante situações de adversidade |
| Demonstrar espírito crítico e capacidade de análise orientada para identificação e resolução expedita de problemas e para a procura de soluções mais eficientes e inovadoras. |
| Desenvolver um sentido de missão no grupo promovendo um ambiente de confiança, respeito e inspirar e motivar o grupo na persecução dos objetivos |