Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Geografia; História; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 46
Total de alunos inscritos em simultâneo 97
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Portalegre Pr. da República, 23-25 26 55
Estremoz Centro Cultural de Estremoz 20 42

--
Animação Sociocultural Aplicada à Gerontologia (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Geografia; História; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 26
Total de alunos inscritos em simultâneo 52
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Portalegre Pr. da República, 23-25 26 52
Descrição geral Efetuar, de forma autónoma ou sob orientação, o planeamento, desenvolvimento e implementação de atividades e projetos de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa, promovendo a sua qualidade de vida, bem-estar e segurança. Atuar em contextos comunitários, institucionais ou domiciliários, assegurando práticas humanizadas, inclusivas e promotoras do envelhecimento ativo e digno.
Atividades principais
Implementar atividades de intervenção sociocomunitária tendo em vista a promoção do envelhecimento ativo
Planear, aplicar e avaliar, em equipas técnicas multidisciplinares, projetos e atividades de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa, em contexto institucional, comunitário ou domiciliário.
Promover a participação ativa da pessoa idosa e o envolvimento das famílias em atividades no âmbito de projetos de proteção, apoio e intervenção, valorizando o papel da família e da comunidade no envelhecimento digno e ativo.
Mobilizar e fomentar redes, parcerias, recursos e agentes do território para o desenvolvimento de projetos e atividades orientados para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas mais velhas
Acompanhar e gerir as alterações que se verifiquem na situação das pessoas idosas e que afetem o seu bem-estar ou qualidade de vida
Desenvolver, com autonomia, intervenção social e comunitária em organismos da administração pública central e/ou local e/ou em instituições públicas, particulares ou privadas de solidariedade social, designadamente nos domínios da educação, justiça, segurança social, emprego e formação, habitação e saúde
Conhecimentos
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre a evolução de diferentes modelos, métodos e técnicas de intervenção social, proteção e apoio à pessoa idosa, com ênfase em práticas humanizadas e inclusivas.
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre processos de comunicação em diferentes contextos
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre os processos biopsicossociais do desenvolvimento humano e da psicopatologia do envelhecimento
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre as caraterísticas e condições de vida da população idosa e do impacto de valores culturais no processo de envelhecimento
Conhecimentos especializados sobre a evolução das políticas sociais públicas e dos principais programas e medidas de envelhecimento ativo, em Portugal e na Europa
Conhecimentos especializados sobre as caraterísticas de populações idosas em risco, com necessidades especiais e/ou em situação de grande vulnerabilidade
Conhecimentos especializados sobre modelos de intervenção orientados para a inclusão de idosos em situação de vulnerabilidade social
Conhecimentos especializados sobre motricidade humana e sobre os benefícios do exercício físico na velhice
Conhecimentos especializados sobre técnicas, linguagens e expressões artísticas direcionadas para a animação de grupos de idosos
Conhecimentos especializados sobre cultura tradicional portuguesa
Conhecimentos especializados sobre modelos e práticas de educação e formação de adultos e idosos
Conhecimentos aprofundados sobre processos de conceção, monitorização e avaliação de projetos de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa, garantindo a eficácia e a qualidade das práticas no âmbito gerontológico.
Conhecimentos aprofundados sobre estratégias de ação e de mediação em distintos contextos socioculturais
Conhecimentos aprofundados sobre modelos, programas e projetos de desenvolvimento comunitário e de promoção das solidariedades intergeracionais
Aptidões
Identificar e aplicar recursos linguísticos de forma eficaz em contextos diversificados, envolvendo cidadãos mais velhos
Executar planos de atividades de proteção, apoio e intervenção que promovam o envelhecimento ativo, saudável e digno da pessoa idosa.
Controlar e mobilizar os recursos necessários à concretização de projetos e atividades de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa.
Reconhecer e analisar o impacto das condições biopsicossociais e culturais nos processos de envelhecimento
Adaptar projetos e atividades de intervenção em função do público-alvo, dos contextos institucionais e das dinâmicas do território
Conceber e implementar planos de intervenção orientados para a satisfação de necessidades específicas das populações idosas mais vulneráveis
Mobilizar e aplicar técnicas, linguagens e expressões artísticas em atividades de apoio e intervenção com grupos de pessoas idosas, promovendo a sua participação, bem-estar e inclusão social.
Conceber e implementar planos de animação física e desportiva para idosos
Mobilizar elementos da cultura tradicional portuguesa na promoção de atividades de apoio e intervenção com pessoas idosas, valorizando a identidade cultural e o envelhecimento ativo.
Conceber, planificar e executar planos de formação para cidadãos mais velhos
Conceber, aplicar e avaliar planos de intervenção capazes de reforçar o desenvolvimento local e comunitário e de potenciar as solidariedades entre gerações
Atitudes
Demonstrar capacidade de adaptar a linguagem e a comunicação às caraterísticas de diferentes interlocutores
Demonstrar capacidade de reflexão crítica sobre modelos e abordagens no estabelecimento de processos e práticas de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa, em contextos gerontológicos diversos.
Demonstrar autonomia e responsabilidade no posicionamento ético e deontológico face aos problemas e desafios do exercício profissional
Demonstrar capacidade para trabalhar em rede e em equipa e para desenvolver estratégias de mediação participativa
Demonstrar capacidade de decisão e autonomia em diferentes contextos e realidades institucionais
Demonstrar flexibilidade e autonomia na adaptação de programas e medidas de promoção do envelhecimento ativo
Demonstrar responsabilidade e autonomia na inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos mais velhos
Demonstrar capacidade de liderança na mobilização de pessoas e recursos
Demonstrar capacidade de avaliação crítica e de autoavaliação em todas as fases de produção e de implementação de projetos e atividades de animação com idosos

--
Proteção e Apoio à Pessoa Idosa (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Trabalho Social e Orientação (762) 762 69 0 0 57.5%
Sociologia e Outros Estudos (312) 312 5 0 0 4.17%
Psicologia (311) 311 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (223) 223 5 0 0 4.17%
Desporto (813) 813 12 0 0 10%
Artes (210) 210 18 0 0 15%
Ciências da Educação (142) 142 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 574h 574h 60
Semestral 1ºS Inclusão e Animação Gerontológica Técnica 762 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 1ºS Políticas e Programas de Envelhecimento Ativo Geral e científica 762 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 1ºS Língua Portuguesa Geral e científica 223 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 1ºS Aspetos Biopsicossociais do Envelhecimento Geral e científica 311 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 1ºS Aspetos Socioculturais do Envelhecimento Geral e científica 312 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 1ºS Cidadania e Direitos das Pessoas Idosas Geral e científica 762 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 2ºS Literacia e Aprendizagem ao Longo da Vida Técnica 142 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 2ºS Oficina das Expressões - Expressão Plástica e Visual Técnica 210 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 2ºS Laboratório de Música e Drama Técnica 210 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 2ºS Oficina Etnográfica: Tradição, Património e Cultura Técnica 210 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 2ºS Gerontomotricidade Técnica 813 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
2º Ano 1500h 280h 280h 60
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 762 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral 1ºS Projeto de intervenção em Gerontologia Técnica 762 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 1ºS Animação Social e Comunitária aplicada à Gerontologia Técnica 762 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 1ºS Desenvolvimento Comunitário e Solidariedades Intergeracionais Técnica 762 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 1ºS Gestão, Produção e Avaliação de Processos de Intervenção Gerontológica Técnica 762 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 1ºS Animação Física e Desportiva de Idosos Técnica 813 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)