Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Geografia; História; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 46
Total de alunos inscritos em simultâneo 97
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Portalegre Pr. da República, 23-25 26 55
Estremoz Centro Cultural de Estremoz 20 42

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Animação Sociocultural Aplicada à Gerontologia (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Uma das seguintes áreas: Geografia; História; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 26
Total de alunos inscritos em simultâneo 52
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Portalegre Pr. da República, 23-25 26 52
Descrição geral Efetuar, de forma autónoma ou sob orientação, o planeamento, desenvolvimento e implementação de atividades e projetos de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa, promovendo a sua qualidade de vida, bem-estar e segurança. Atuar em contextos comunitários, institucionais ou domiciliários, assegurando práticas humanizadas, inclusivas e promotoras do envelhecimento ativo e digno.
Atividades principais
Implementar atividades de intervenção sociocomunitária tendo em vista a promoção do envelhecimento ativo
Planear, aplicar e avaliar, em equipas técnicas multidisciplinares, projetos e atividades de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa, em contexto institucional, comunitário ou domiciliário.
Promover a participação ativa da pessoa idosa e o envolvimento das famílias em atividades no âmbito de projetos de proteção, apoio e intervenção, valorizando o papel da família e da comunidade no envelhecimento digno e ativo.
Mobilizar e fomentar redes, parcerias, recursos e agentes do território para o desenvolvimento de projetos e atividades orientados para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas mais velhas
Acompanhar e gerir as alterações que se verifiquem na situação das pessoas idosas e que afetem o seu bem-estar ou qualidade de vida
Desenvolver, com autonomia, intervenção social e comunitária em organismos da administração pública central e/ou local e/ou em instituições públicas, particulares ou privadas de solidariedade social, designadamente nos domínios da educação, justiça, segurança social, emprego e formação, habitação e saúde
Conhecimentos
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre a evolução de diferentes modelos, métodos e técnicas de intervenção social, proteção e apoio à pessoa idosa, com ênfase em práticas humanizadas e inclusivas.
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre processos de comunicação em diferentes contextos
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre os processos biopsicossociais do desenvolvimento humano e da psicopatologia do envelhecimento
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre as caraterísticas e condições de vida da população idosa e do impacto de valores culturais no processo de envelhecimento
Conhecimentos especializados sobre a evolução das políticas sociais públicas e dos principais programas e medidas de envelhecimento ativo, em Portugal e na Europa
Conhecimentos especializados sobre as caraterísticas de populações idosas em risco, com necessidades especiais e/ou em situação de grande vulnerabilidade
Conhecimentos especializados sobre modelos de intervenção orientados para a inclusão de idosos em situação de vulnerabilidade social
Conhecimentos especializados sobre motricidade humana e sobre os benefícios do exercício físico na velhice
Conhecimentos especializados sobre técnicas, linguagens e expressões artísticas direcionadas para a animação de grupos de idosos
Conhecimentos especializados sobre cultura tradicional portuguesa
Conhecimentos especializados sobre modelos e práticas de educação e formação de adultos e idosos
Conhecimentos aprofundados sobre processos de conceção, monitorização e avaliação de projetos de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa, garantindo a eficácia e a qualidade das práticas no âmbito gerontológico.
Conhecimentos aprofundados sobre estratégias de ação e de mediação em distintos contextos socioculturais
Conhecimentos aprofundados sobre modelos, programas e projetos de desenvolvimento comunitário e de promoção das solidariedades intergeracionais
Aptidões
Identificar e aplicar recursos linguísticos de forma eficaz em contextos diversificados, envolvendo cidadãos mais velhos
Executar planos de atividades de proteção, apoio e intervenção que promovam o envelhecimento ativo, saudável e digno da pessoa idosa.
Controlar e mobilizar os recursos necessários à concretização de projetos e atividades de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa.
Reconhecer e analisar o impacto das condições biopsicossociais e culturais nos processos de envelhecimento
Adaptar projetos e atividades de intervenção em função do público-alvo, dos contextos institucionais e das dinâmicas do território
Conceber e implementar planos de intervenção orientados para a satisfação de necessidades específicas das populações idosas mais vulneráveis
Mobilizar e aplicar técnicas, linguagens e expressões artísticas em atividades de apoio e intervenção com grupos de pessoas idosas, promovendo a sua participação, bem-estar e inclusão social.
Conceber e implementar planos de animação física e desportiva para idosos
Mobilizar elementos da cultura tradicional portuguesa na promoção de atividades de apoio e intervenção com pessoas idosas, valorizando a identidade cultural e o envelhecimento ativo.
Conceber, planificar e executar planos de formação para cidadãos mais velhos
Conceber, aplicar e avaliar planos de intervenção capazes de reforçar o desenvolvimento local e comunitário e de potenciar as solidariedades entre gerações
Atitudes
Demonstrar capacidade de adaptar a linguagem e a comunicação às caraterísticas de diferentes interlocutores
Demonstrar capacidade de reflexão crítica sobre modelos e abordagens no estabelecimento de processos e práticas de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa, em contextos gerontológicos diversos.
Demonstrar autonomia e responsabilidade no posicionamento ético e deontológico face aos problemas e desafios do exercício profissional
Demonstrar capacidade para trabalhar em rede e em equipa e para desenvolver estratégias de mediação participativa
Demonstrar capacidade de decisão e autonomia em diferentes contextos e realidades institucionais
Demonstrar flexibilidade e autonomia na adaptação de programas e medidas de promoção do envelhecimento ativo
Demonstrar responsabilidade e autonomia na inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos mais velhos
Demonstrar capacidade de liderança na mobilização de pessoas e recursos
Demonstrar capacidade de avaliação crítica e de autoavaliação em todas as fases de produção e de implementação de projetos e atividades de animação com idosos

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Proteção e Apoio à Pessoa Idosa (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Trabalho Social e Orientação (762) 762 69 0 0 57.5%
Sociologia e Outros Estudos (312) 312 5 0 0 4.17%
Psicologia (311) 311 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (223) 223 5 0 0 4.17%
Desporto (813) 813 12 0 0 10%
Artes (210) 210 18 0 0 15%
Ciências da Educação (142) 142 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 574h 574h 60
Semestral 1ºS Aspetos Biopsicossociais do Envelhecimento Geral e científica 311 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 1ºS Aspetos Socioculturais do Envelhecimento Geral e científica 312 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 1ºS Cidadania e Direitos das Pessoas Idosas Geral e científica 762 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 1ºS Inclusão e Animação Gerontológica Técnica 762 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 1ºS Língua Portuguesa Geral e científica 223 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 1ºS Políticas e Programas de Envelhecimento Ativo Geral e científica 762 125h 49h 49h
 ( TP 49h  )
5
Semestral 2ºS Gerontomotricidade Técnica 813 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 2ºS Laboratório de Música e Drama Técnica 210 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 2ºS Literacia e Aprendizagem ao Longo da Vida Técnica 142 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 2ºS Oficina das Expressões - Expressão Plástica e Visual Técnica 210 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 2ºS Oficina Etnográfica: Tradição, Património e Cultura Técnica 210 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
2º Ano 1500h 280h 280h 60
Semestral 1ºS Animação Física e Desportiva de Idosos Técnica 813 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 1ºS Animação Social e Comunitária aplicada à Gerontologia Técnica 762 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 1ºS Desenvolvimento Comunitário e Solidariedades Intergeracionais Técnica 762 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 1ºS Gestão, Produção e Avaliação de Processos de Intervenção Gerontológica Técnica 762 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 1ºS Projeto de intervenção em Gerontologia Técnica 762 150h 56h 56h
 ( TP 56h  )
6
Semestral 2ºS Estágio Em contexto de trabalho 762 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)