Conhecimentos |
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre a evolução de diferentes modelos, métodos e técnicas de intervenção social, proteção e apoio à pessoa idosa, com ênfase em práticas humanizadas e inclusivas. |
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre processos de comunicação em diferentes contextos |
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre os processos biopsicossociais do desenvolvimento humano e da psicopatologia do envelhecimento |
Conhecimentos especializados e abrangentes sobre as caraterísticas e condições de vida da população idosa e do impacto de valores culturais no processo de envelhecimento |
Conhecimentos especializados sobre a evolução das políticas sociais públicas e dos principais programas e medidas de envelhecimento ativo, em Portugal e na Europa |
Conhecimentos especializados sobre as caraterísticas de populações idosas em risco, com necessidades especiais e/ou em situação de grande vulnerabilidade |
Conhecimentos especializados sobre modelos de intervenção orientados para a inclusão de idosos em situação de vulnerabilidade social |
Conhecimentos especializados sobre motricidade humana e sobre os benefícios do exercício físico na velhice |
Conhecimentos especializados sobre técnicas, linguagens e expressões artísticas direcionadas para a animação de grupos de idosos |
Conhecimentos especializados sobre cultura tradicional portuguesa |
Conhecimentos especializados sobre modelos e práticas de educação e formação de adultos e idosos |
Conhecimentos aprofundados sobre processos de conceção, monitorização e avaliação de projetos de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa, garantindo a eficácia e a qualidade das práticas no âmbito gerontológico. |
Conhecimentos aprofundados sobre estratégias de ação e de mediação em distintos contextos socioculturais |
Conhecimentos aprofundados sobre modelos, programas e projetos de desenvolvimento comunitário e de promoção das solidariedades intergeracionais |
Aptidões |
Identificar e aplicar recursos linguísticos de forma eficaz em contextos diversificados, envolvendo cidadãos mais velhos |
Executar planos de atividades de proteção, apoio e intervenção que promovam o envelhecimento ativo, saudável e digno da pessoa idosa. |
Controlar e mobilizar os recursos necessários à concretização de projetos e atividades de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa. |
Reconhecer e analisar o impacto das condições biopsicossociais e culturais nos processos de envelhecimento |
Adaptar projetos e atividades de intervenção em função do público-alvo, dos contextos institucionais e das dinâmicas do território |
Conceber e implementar planos de intervenção orientados para a satisfação de necessidades específicas das populações idosas mais vulneráveis |
Mobilizar e aplicar técnicas, linguagens e expressões artísticas em atividades de apoio e intervenção com grupos de pessoas idosas, promovendo a sua participação, bem-estar e inclusão social. |
Conceber e implementar planos de animação física e desportiva para idosos |
Mobilizar elementos da cultura tradicional portuguesa na promoção de atividades de apoio e intervenção com pessoas idosas, valorizando a identidade cultural e o envelhecimento ativo. |
Conceber, planificar e executar planos de formação para cidadãos mais velhos |
Conceber, aplicar e avaliar planos de intervenção capazes de reforçar o desenvolvimento local e comunitário e de potenciar as solidariedades entre gerações |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de adaptar a linguagem e a comunicação às caraterísticas de diferentes interlocutores |
Demonstrar capacidade de reflexão crítica sobre modelos e abordagens no estabelecimento de processos e práticas de proteção, apoio e intervenção junto da pessoa idosa, em contextos gerontológicos diversos. |
Demonstrar autonomia e responsabilidade no posicionamento ético e deontológico face aos problemas e desafios do exercício profissional |
Demonstrar capacidade para trabalhar em rede e em equipa e para desenvolver estratégias de mediação participativa |
Demonstrar capacidade de decisão e autonomia em diferentes contextos e realidades institucionais |
Demonstrar flexibilidade e autonomia na adaptação de programas e medidas de promoção do envelhecimento ativo |
Demonstrar responsabilidade e autonomia na inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos mais velhos |
Demonstrar capacidade de liderança na mobilização de pessoas e recursos |
Demonstrar capacidade de avaliação crítica e de autoavaliação em todas as fases de produção e de implementação de projetos e atividades de animação com idosos |